Programa Educativo da Gulbenkian para escolas em 2020/2021

Programa Educativo Gulbenkian: atividades presenciais, na escola e digitais

Os desafios continuam e a Gulbenkian respondeu à altura! Espreitem a programação a partir de outubro.

O ano letivo já começou e o Descobrir regressa com várias sugestões para ajudá-lo a proporcionar um ano em cheio! Ao ritmo do desconfinamento, a oferta de atividades presenciais aumentou, a fim de que os alunos possam vivenciar fisicamente a riqueza do património material e imaterial da Gulbenkian.

Por outro lado, continua a aposta nas atividades além-portas e digitais, permitindo que os professores e alunos continuem a explorar estes recursos nas suas aulas.

Chamamos ainda a atenção para os cursos para professores Aula no Jardim e Plasticus Maritimus, que já contam com várias edições e que têm sido um sucesso junto dos professores. E destacamos também o workshop online Arte na sala de aula, onde serão fornecidas ferramentas para ajudar os professores a otimizar a utilização dos recursos digitais que têm sido disponibilizados ao longo do último ano.

Tendo em conta a complexidade dos tempos, a brochura Gulbenkian Descobrir — que em condições normais abrangeria todo o ano letivo, de outubro a junho — continuará a ter uma frequência trimestral, disponibilizando agora a programação de outubro a dezembro de 2021.

A Gulbenkian espera a vossa visita, virtual ou presencial… ou, então, convidem a equipa de mediadores a ir às vossas escolas ou salas de aula.

Atividades presenciais

jardim-gulbenkian-jogo-para-exploradores-capa

O Descobrir mantém a programação no Jardim, no Museu e na Música, a fim de que os alunos possam vivenciar fisicamente o património material e imaterial da Fundação Calouste Gulbenkian.

Conscientes das limitações que a atual situação pandémica nos impõe, a Fundação não quer deixar de estar presentes na vida dos alunos e dos professores, mantendo viva esta relação com a escola.

Conheça em detalhe todas as condições de acesso e todas as atividades presenciais disponíveis.

Atividades além-portas na escola

Estas atividades possibilitam que uma equipa de mediadores se desloque às escolas e ponha em prática, nas salas de aula, pátios ou recreios, alguns processos criativos e artísticos, baseados nas atividades presenciais que se costumam realizar nos espaços da Fundação.

Nestas atividades propõem-se ideias, materiais e ferramentas para explorar ações criativas, que os participantes têm a oportunidade de desenvolver individual ou coletivamente, utilizando diferentes expressões artísticas.

Recursos online para escolas

O Descobrir disponibiliza também vídeos self-service, tutoriais e visitas online que funcionam como recursos complementares a determinadas disciplinas ou matérias abordadas no currículo escolar.

Nestas visitas online, um mediador irá moderar uma conversa com os alunos, dinamizando uma aula à distância com recurso às metodologias participativas e questionadoras que caracterizam as nossas visitas presenciais.

Outras propostas digitais na escola ou em casa

Porque não aproveitar para ensinar a fazer um livro pop-up, treinar a escrita e criar personagens literárias ou melhorar as técnicas de desenho?

Os professores podem encontrar no website algumas ideias criativas e artísticas (videotutorias, vídeos, tutoriais, desafios passo-a-passo, histórias e websites) para o seu trabalho, dentro e fora da sala de aula.

Algumas destas propostas nasceram de projetos especiais de anos letivos anteriores, como também, dos tempos de confinamento devido à covid-19, e nelas encontram pistas para renovar o repertório de técnicas e materiais, sugestões para explorar outras abordagens no que se refere a temas nucleares, como a escrita, a leitura, a ilustração, o desenho e muito mais.

Mais informações no site da Gulbenkian.

Estas são as novidades do Gulbenkian Descobrir! Os tempos são novos e os desafios também! A Fundação espera ansiosamente voltar a receber grupos de professores e alunos! Bom ano letivo!

Também lhe pode interessar:

3 comentários em “Programa Educativo Gulbenkian: atividades presenciais, na escola e digitais

  1. Maria Teresa Paiva Monteiro Outubro 9, 2019

    Gostaria de marcar para o dia 30 de Janeiro, na parte da manhã, um «Encontro Informal com a Orquestra Gulbenkian», para 162 alunos da Escola José Maria dos Santos de Pinhal Novo e 10 professores.
    Agradeço uma resposta breve, uma vez que não consigo que me atendam o telefone e já temos uma atividade para a tarde desse dia, para o completarmos.
    Desejamos saber quanto é o valor total da Visita e se será realmente possível essa data, a única que nos interessaria.
    Com os melhores cumprimentos,
    Atenciosamente,

    A Professora de Educação Musical

    Maria Teresa Paiva Monteiro

    1. Equipa Pumpkin Outubro 10, 2019

      Cara Teresa, já mandamos o seu pedido para os responsáveis de Gulbenkian. Vão entrar em contato brevemente!
      Saudações abobrinhas e musicais da Equipa Pumpkin

  2. Maria Teresa Paiva Monteiro Outubro 11, 2019

    Grata pela atenção.

Este artigo foi útil para si?

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

<