Programa Educativo da Gulbenkian para escolas em 2020/2021

Programa Educativo Gulbenkian Out-Dez 2020

Brochura Gulbenkian 2020/2021

Os tempos e os desafios são novos, e a Gulbenkian respondeu à altura! Espreitem a programação do Gulbenkian Descobrir para o ano letivo de 2020/2021

Para fazer face à complexidade dos tempos, a brochura Gulbenkian Descobrir — que em condições normais abrangeria todo o ano letivo, de outubro a junho — terá uma frequência trimestral, disponibilizando agora a programação de outubro a dezembro.

Mas não se preocupam: em janeiro, já esperam ter mais novidades! Sabemos que os professores, formadores e outros agentes educativos assumiram um papel fundamental e estiveram, muitas vezes, na linha da frente da reinvenção de metodologias e da adaptação de conteúdos e aulas a condições a todos os títulos inéditas. E, por isso, o Descobrir quer ajudar-vos nesta reinvenção!

Sendo assim, desenhámos uma programação em três frentes de intervenção, com atividades presenciais, além-portas e digitais.

Atividades presenciais:

Desde logo, as atividades presenciais mantêm-se com programação no Jardim, no Museu e na Música, a fim de que os alunos possam vivenciar fisicamente o património material e imaterial da Fundação Calouste Gulbenkian. Mesmo conscientes das limitações que a atual situação pandémica impõe, a Gulbenkian não deixa de estar presente na vida dos alunos e dos professores, pois querem manter viva esta relação entre a escola e a Fundação.

As grandes novidades do Descobrir deste ano consistem nas atividades além-portas e nas atividades digitais. As equipas educativas e os mediadores decidiram «arregaçar as mangas» e aceitar este grande desafio de se reinventarem.

A Pumpkin destaca:

Pré-escolar:

Visita Oficina: “Um jardim para descobrir”

Levem os pequenos exploradores para observar o Jardim Gulbenkian de diversas maneiras, seja contemplando todo o conjunto ou espreitando as coisas mais pequeninas. E como cada explorador é um artista, no final os alunos levam para a escola o resultado das suas descobertas. Conceção e orientação: Ana Manta, Susana Varatojo. Nota: A realização da atividade ficará sujeita às condições atmosféricas.

Saibam mais aqui.

1º Ciclo:

Visita-Jogo Livre (sem mediador): “50 tesouros para procurar no Jardim”

Jardim Gulbenkian, tal como todos os jardins, é um mundo imenso de plantas, animais, fungos e outros seres vivos, que se combatem e entreajudam ao longo do ano.

Foi a pensar em toda esta vida escondida que a Gulbenkian lançou um novo jogo em formato desdobrável, que nos desafia a descobrir 50 espécies e elementos naturais neste jardim!

Saibam mais aqui.

2º Ciclo:

Visita-oficina: “Walden: nós e a natureza”

«Fui para o bosque porque pretendia viver deliberadamente […]. Queria viver em profundidade e sugar todo o tutano da vida.» Henry David Thoreau.

Vamos observar o Jardim Gulbenkian pelo olhar de Henry David Thoreau, escritor do clássico livro Walden, registar as nossas descobertas num caderno de campo e encontrar o lugar ideal para construir a nossa cabana. Conceção e orientação: Rita Gouveia, Vanda Vilela.

Saibam mais aqui.

3º Ciclo:

Visita Musical Eu, compositor?!?

Vamos ser compositores e explorar diferentes técnicas para a invenção musical. A nossa inspiração vai ser a música tocada pela Orquestra Gulbenkian, e as novas composições serão estreadas e gravadas no próprio dia. Trabalhando em equipa, iremos explorar as características dos sons (timbre, altura, intensidade e duração) e combiná-las para darem origem a novas ideias. Conceção e orientação: Nuno Cintrão.

Saibam mais aqui.

Atividades além-portas:

As atividades além-portas possibilitam que uma equipa de mediadores se desloque às escolas e ponha em prática, nas salas de aula, pátios ou recreios, alguns processos criativos e artísticos, baseados nas atividades presenciais que se costumam realizar nos espaços da Fundação.

A Pumpkin destaca:

1º Ciclo

Descobrir a matemática na arte

Reforçando alguns dos conteúdos abordados nos currículos escolares de cada nível de ensino, e introduzindo conceitos que habitualmente se encontram mais ausentes da esfera curricular, esta sessão, dinamizada na sala de aula por um mediador da equipa educativa do Museu Gulbenkian a partir de obras e artistas da Coleção, imagens e objetos, é uma oportunidade excecional para o cruzamento interdisciplinar e para uma outra forma de ver a matemática. Conceção e orientação: Cecília Costa, Raquel Feliciano, Rita Cortez Pinto.

Saibam mais aqui.

2º Ciclo

Olhos nos olhos, cidadania em ação | 4 sessões

Nesta proposta em quatro sessões (cerca de uma hora cada), o Museu Gulbenkian propõe encontrar-se com a escola de forma a criar um espaço de pensamento crítico e criativo, um lugar de cruzamento de olhares e perspetivas sobre temas como os movimentos migratórios e a diversidade cultural das sociedades onde vivemos, a dignidade humana e o respeito pelo outro.

Usando as obras da Coleção como ponto de partida, este conjunto de sessões propõe o desenvolvimento de estratégias, atividades e exercícios de pensamento crítico, criativo e empático sobre temas contemporâneos, para que possamos construir comunidades inclusivas e igualitárias. Conceção e orientação: Joana Simões Piedade, Raquel Feliciano, Ricardo Mendes.

Saibam mais aqui.

3º Ciclo

De que nos falam as obras de arte?

A partir de uma seleção de obras da coleção do Museu Gulbenkian, esta sessão incide sobre a arte, os processos criativos, o olhar e a perceção, convidando os alunos a observar, a analisar, a discutir e a ler as obras de arte, de forma dinâmica, participativa e estimulante.

Dinamizada por um mediador da equipa educativa do Museu Gulbenkian, e inspirada nas visitas presenciais «Isto é arte?! Desafios e questões da arte contemporânea» e «Olhar, ver, interpretar», esta atividade realiza-se com recurso a projeção de imagens e observação de objetos e a uma metodologia questionadora e interativa, adaptando-se a diferentes turmas e idades. Conceção e orientação: Ana Marreneca, Carla Rebelo, Cristina Campos, Hugo Barata, Mariana Abreu, Ricardo Mendes, Rita Cortez Pinto, Sara Inácio.

Saibam mais aqui.

Atividades digitais:

Quanto às atividades digitais o plano é criar e disponibilizar brevemente, e ao longo do primeiro período do ano letivo (fiquem atentos ao website!), vídeos e tutoriais que funcionam como recursos complementares a determinadas disciplinas ou matérias abordadas no currículo escolar.

No separador das «Atividades digitais», no Programa Educativo, encontram a referência às diferentes tipologias junto de cada atividade. Além destes recursos digitais, também há visitas online pensadas, por intermédio de plataformas de videoconferência.

A Pumpkin destaca:

Pré-escolar

A vida nas árvores

Nesta atividade, propomos que professores e alunos partam numa viagem imaginada à vida de uma árvore do Jardim Gulbenkian. Receberão na escola uma encomenda muito especial—um pouco deste jardim vai chegar pelo correio. Aí terão materiais que permitem desenvolver ao longo do ano várias propostas de descoberta do mundo que uma árvore alberga. Dentro dela, e à sua volta, acontece um sem-número de histórias e fenómenos.

Partindo da riqueza e biodiversidade do Jardim Gulbenkian, vamos conhecer melhor as árvores que nos rodeiam, na escola ou junto à nossa casa, despertar a curiosidade para a observação do mundo natural do qual fazemos parte, e estimular o lado artístico que vive dentro de nós. E quando voltarem a este Jardim, já com olhos de investigador, será que vão descobrir a vossa árvore? Conceção: Ana Manta, Susana Varatojo.

Mais informações na brochura e em Gulbenkian.pt a partir de 15 de novembro.

1º Ciclo

Uma coleção de pessoas, histórias e memórias

Damos a conhecer a coleção do Museu Gulbenkian através de uma seleção de obras e de um conjunto de sugestões de atividades de exploração assentes nas biografias, histórias e memórias de colecionadores, artistas, artesãos e personagens.

Inspirado nas muitas histórias por trás dos objetos, e numa leitura biográfica como porta de entrada para a diversidade da Coleção Gulbenkian, este recurso promove a interpretação de algumas das peças do Museu, apresentando sugestões de atividades passíveis de serem realizadas em sala de aula com alunos de diversas idades. Conceção: Carla Rebelo, Mariana Abreu, Rita Cortez Pinto.

Mais informações na brochura e em Gulbenkian.pt brevemente.

2º Ciclo

Museu Gulbenkian: entre tempos, entre lugares, entre culturas

Neste breve vídeo, convidamos professores e alunos a conhecer a coleção de Calouste Gulbenkian— um homem entre o Oriente e o Ocidente —, salientando a sua riqueza no cruzamento de culturas e de tempos. Desafiamos a explorar esta diversidade e as possibilidades que ela nos oferece de pensarmos a sociedade em que vivemos. Conceção: Joana Simões Piedade, Ricardo Mendes.

Mais informações na brochura e em Gulbenkian.pt brevemente.

3º Ciclo

Isto é arte?! Desafios e questões da arte nos dias de hoje

Tomando como ponto de partida uma seleção de obras da Coleção Moderna, este recurso debruça-se sobre algumas das grandes questões e desafios da arte moderna e contemporânea, do início do século xx aos nossos dias.

Inspirado nas visitas «Isto é arte?! Desafios e questões da arte nos dias de hoje», «Séculos XX e XXI: arte moderna e contemporânea» e «Olhar, ver, interpretar», este recurso escolhe alguns artistas e obras e apresenta sugestões de atividades passíveis de serem realizadas em sala de aula, para promover a observação e a leitura crítica de uma obra de arte, o pensamento e a reflexão. Conceção: Ana Marreneca, Cristina Campos, Hugo Barata.

Mais informações na brochura e em Gulbenkian.pt brevemente.


Estas são as novidades do Gulbenkian Descobrir! Os tempos são novos e os desafios também.

Façam a vossa visita, virtual ou presencial… ou, então, convidem a Gulbenkian até à vossa escola ou sala de aula.

Para que não percam nada do que a Gulbenkian vos tem para oferecer, consultem o Programa Educativo Completo!

Também lhe pode interessar:

3 comentários em “Programa Educativo Gulbenkian Out-Dez 2020

  1. Maria Teresa Paiva Monteiro Outubro 9, 2019

    Gostaria de marcar para o dia 30 de Janeiro, na parte da manhã, um «Encontro Informal com a Orquestra Gulbenkian», para 162 alunos da Escola José Maria dos Santos de Pinhal Novo e 10 professores.
    Agradeço uma resposta breve, uma vez que não consigo que me atendam o telefone e já temos uma atividade para a tarde desse dia, para o completarmos.
    Desejamos saber quanto é o valor total da Visita e se será realmente possível essa data, a única que nos interessaria.
    Com os melhores cumprimentos,
    Atenciosamente,

    A Professora de Educação Musical

    Maria Teresa Paiva Monteiro

    1. Equipa Pumpkin Outubro 10, 2019

      Cara Teresa, já mandamos o seu pedido para os responsáveis de Gulbenkian. Vão entrar em contato brevemente!
      Saudações abobrinhas e musicais da Equipa Pumpkin

  2. Maria Teresa Paiva Monteiro Outubro 11, 2019

    Grata pela atenção.

Este artigo foi útil para si?

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (No Ratings Yet)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *