Programa Educativo da Gulbenkian para escolas em 2020/2021

Programa Educativo Gulbenkian: atividades presenciais, na escola e digitais

Evento expirado
brochura Gulbenkian abril junho 2021

Os desafios continuam e a Gulbenkian respondeu à altura! Espreitem a programação de visitas da Gulbenkian a partir de abril.

Para fazer face à complexidade dos tempos, a programação educativa para escolas e grupos escolares terá uma frequência trimestral, disponibilizando a programação de abril a junho.

No início do segundo período do ano letivo de 2020/2021, professores e alunos foram, mais uma vez, postos à prova. Devido à pandemia, todas as escolas do país voltaram a fechar, e o ensino voltou a fazer-se à distância. Desta vez, isto já não foi novidade para a comunidade escolar, mas os desafios mantiveram-se e foi preciso continuar a reinventar metodologias e a adaptar conteúdos ao universo digital. 

Apesar das incertezas, o Gulbenkian Descobrir quer continuar presente na vida da comunidade escolar no terceiro período, disponibilizando agora a programação de abril a junho de 2021. A programação mantém-se assim em três frentes de intervenção, com atividades presenciais, além-portas e digitais. A Gulbenkian espera poder ver-vos em breve! Mas, se não for possível, não deixem de os visitar virtualmente.

Bom terceiro período! E não se esqueçam: podem consultar as atividades por idade, diretamente na brochura para escolas ou por tipo de atividade, como separamos aqui.

Atividades presenciais

atividades presenciais

Com programação no Jardim, no Museu e na Música, a fim de que os alunos possam vivenciar fisicamente o património material e imaterial da Fundação Calouste Gulbenkian.

Estamos conscientes das limitações que a atual situação pandémica nos impõe, mas não deixaremos de estar presentes na vida dos alunos e dos professores, pois queremos manter viva esta relação entre a escola e a Fundação. Conheça em detalhe todas as condições de acesso e todos as atividades presenciais disponíveis.

Atividades na escola

atividades na escola

Estas atividades possibilitam que uma equipa de mediadores se desloque às escolas e ponha em prática, nas salas de aula, pátios ou recreios, alguns processos criativos e artísticos, baseados nas atividades presenciais que se costumam realizar nos espaços da Fundação.

Nestas atividades propõem-se ideias, materiais e ferramentas para explorar ações criativas, que os participantes têm a oportunidade de desenvolver individual ou coletivamente, utilizando diferentes expressões artísticas.

Recursos online para escolas

A Gulbenkian disponibiliza também vídeos, tutoriais e visitas online que funcionam como recursos complementares a determinadas disciplinas ou matérias abordadas no currículo escolar.

Os professores podem encontrar mais ideias criativas e artísticas (videotutoriais, tutoriais, desafios passo-a-passo e histórias) para o seu trabalho, dentro e fora da sala de aula.

Algumas destas videotutoriais nasceram de projetos especiais de anos letivos anteriores e nelas encontram pistas para renovar o repertório de técnicas e materiais, sugestões para explorar outras abordagens no que refere a temas nucleares, como a escrita, a leitura, a ilustração, o desenho e muito mais. Para ver, explorar e criar.

Visitas de estudo online – as nossas favoritas:

O Museu à distância de um clique: de que nos falam as obras de arte?

1º, 2º, 3º ciclos, Secundário e profissional, Academias e universidades seniores – Requer marcação prévia

Os tempos que vivemos são complexos, e nem sempre uma visita de estudo ou uma ida ao museu são possíveis. A pensar nesta situação, o Museu Gulbenkian possibilita a realização de uma sessão à distância através de plataforma online de videoconferência.

Nestas sessões, um mediador poderá moderar uma conversa com os alunos a partir de uma seleção de obras de arte da Coleção, dinamizando uma aula à distância centrada numa exploração das obras de arte e no muito que elas nos podem dizer, usando as metodologias participativas e questionadoras que caracterizam as nossas visitas.

Uma vez que estas sessões assentam num modelo de discussão participativa em direto, e não numa visita pré-gravada, é essencial assegurar que o sistema informático a utilizar na sala de aula permite que todos os alunos participem ativamente na sessão.

  • Palavras-chave
    • Arte, coleção, cultura visual, interpretação
  • Conceção e orientação
    • Ana Marreneca, Cristina Campos, Filipa Santos, Mariana Abreu, Ricardo Mendes, Rita Luiz, Sara Inácio

Mais informações no site da Gulbenkian.

O Museu à distância de um clique: visita à medida digital

2º, 3º ciclo, Secundário e profissional, Academias e universidades seniores – Requer marcação prévia

Os professores que desejem trabalhar um tema específico, ou que tenham grupos com características e objetivos que não se enquadrem na restante programação em oferta presencial e/ou digital, poderão solicitar uma sessão à medida em versão digital.

Sempre que possível, desde que os temas a tratar se integrem no âmbito das coleções do Museu e/ou dos seus pressupostos pedagógicos de base, a equipa educativa procurará desenhar sessões específicas para dar resposta a estas solicitações.

Uma vez que estas sessões digitais assentam num modelo de discussão participativa em direto e não numa visita pré-gravada é essencial assegurar que o sistema informático a utilizar na sala de aula permite que todos os alunos participem ativamente na sessão.

  • Palavras-chave
    • Cruzamento, parceria, projetos específicos
  • Conceção e orientação
    • Equipa educativa do Museu, em função das características do projeto

Mais informações no site da Gulbenkian.

Para quem são os museus? Uma visita pedagógica digital

Secundário e profissional, Superior – Requer marcação prévia

Quais as questões e processos que levaram à criação de uma determinada visita guiada? Como escolher o enfoque e a abordagem mais adequados? Como desenhar estratégias para uma criança, um jovem e um adulto? Como criar materiais mediadores que reforcem verdadeiramente o trabalho de exploração de uma obra e potenciem a aprendizagem?

Estas visitas pedagógicas, agora também em versão digital, pretendem ser uma possibilidade de responder a estas e outras questões a partir da demonstração e da desconstrução dos nossos projetos educativos, dando a conhecer as suas premissas, opções e estratégias.

Existe a possibilidade de realizar visitas exclusivamente destinadas a abordar as estratégias para trabalhar com necessidades educativas especiais.

  • Palavras-chave
    • Metaaprendizagem, metavisita, estratégias pedagógicas, públicos, metodologias
  • Conceção e orientação
    • Andreia Dias, Diana Pereira, Margarida Rodrigues, Margarida Vieira, Susana Gomes da Silva

Mais informações no site da Gulbenkian.

Estas são as novidades do Gulbenkian Descobrir! Os tempos são novos e os desafios também, e o Descobrir espera ver-vos em breve! Mas, se não for possível, não deixem de os visitar virtualmente. Bom terceiro período!

Também lhe pode interessar:

3 comentários em “Programa Educativo Gulbenkian: atividades presenciais, na escola e digitais

  1. Maria Teresa Paiva Monteiro Outubro 9, 2019

    Gostaria de marcar para o dia 30 de Janeiro, na parte da manhã, um «Encontro Informal com a Orquestra Gulbenkian», para 162 alunos da Escola José Maria dos Santos de Pinhal Novo e 10 professores.
    Agradeço uma resposta breve, uma vez que não consigo que me atendam o telefone e já temos uma atividade para a tarde desse dia, para o completarmos.
    Desejamos saber quanto é o valor total da Visita e se será realmente possível essa data, a única que nos interessaria.
    Com os melhores cumprimentos,
    Atenciosamente,

    A Professora de Educação Musical

    Maria Teresa Paiva Monteiro

    1. Equipa Pumpkin Outubro 10, 2019

      Cara Teresa, já mandamos o seu pedido para os responsáveis de Gulbenkian. Vão entrar em contato brevemente!
      Saudações abobrinhas e musicais da Equipa Pumpkin

  2. Maria Teresa Paiva Monteiro Outubro 11, 2019

    Grata pela atenção.

Este artigo foi útil para si?

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

<