Escolas > Agenda Escolas > Museus e Monumentos

Programa Educativo Gulbenkian 2019/2020

ESCOLAS_BANNERS-800x500

O Descobrir abre o ano letivo 2019/2020 com uma programação educativa variada, com visitas de estudo e formação de professores.

Com o Regresso às Aulas, a Fundação Calouste Gulbenkian disponibiliza à comunidade escolar várias atividades que vão agradar a alunos e professores. Pode organizar visitas de estudo ou aprofundar os seus conhecimentos com as formações para professores.

Visitas de estudo

ESCOLAS-GULBENKIAN+GONÇALO BARRIGA

Fotografia: Gonçalo Barriga

A Gulbenkian oferece mais de 50 opções de visitas de estudo para todas as idades. Destacamos uma por ciclo escolar. Para planear o seu ano letivo, deixamos a brochura do Programa Educativo Gulbenkian 2019/2020, com todos os programas e eventos para os seus alunos. 

Estas visitas de estudo exploram a arte, o movimento e a natureza; a história e a identidade; o corpo, o movimento, a música e o som; incentivam ao pensamento crítico e criativo e viajam pela coleção original do fundador da Fundação através de visitas-jogos adequados à idade dos participantes.

Espreite as nossas favoritas!

Pré-escolar

As abobrinhas mais pequeninas também têm direito a sair da escola e a explorar novos mundos! A Gulbenkian oferece 11 opções de visita de estudo para crianças entre os 2 e os 6 anos.

A Pumpkin destaca: Com pés, cabeça e espanto

Será possível ver com o corpo todo? Espreitar com o umbigo? Descobrir o Museu de diferentes perspetivas? Nesta visita cheia de peripécias, as abobrinhas vão perceber as diferentes formas de ver uma obra de arte e, para isso, usar o corpo todo para explorar o Museu.

1º Ciclo

As primeiras aprendizagens podem, e devem, ser consolidadas nestas mais de 21 opções de visitas de estudo. ‘Bora aprender a brincar?

A Pumpkin destaca: Nos bolsos dos e das… artistas

Quantos objetos perdidos nos bolsos destes e destas artistas? Quantas coisas para contar! Cada objeto uma memória, cada artista um mundo de histórias! Nesta visita-jogo, exploramos as memórias esquecidas nos bolsos de um antigo colete, como forma de melhor conhecermos alguns dos e das artistas das nossas coleções e exposições: as suas biografias, ideias, técnicas, inspirações e contexto artístico (com especial atenção às artistas mulheres da Coleção Moderna).

O HOMEM MIL MORADAS+MÁRCIA LESSA

Fotografia: Márcia Lessa

A Pumpkin destaca: O Homem das Mil Moradas – Acontecimento Teatral

Com “O Homem das Mil Moradas” as crianças podem mergulhar de cabeça na diversidade de culturas entre o Oriente e o Ocidente, pensar sobre a diferença e o impacto da guerra na vida de tantas pessoas, conhecer diferentes tradições e perceber que somos, todos, misto de influências que vêm daqui e de muito longe.

Saibam mais sobre O Homem das Mil Moradas, acontecimento teatral sobre a vida de Calouste Gulbenkian.

2º Ciclo

A mudança de ciclo implica abrir os olhos para novos horizontes, temas e problemas! A Gulbenkian vai desvendá-los com estas 23 visitas de estudo tão divertidas quanto didáticas.

A Pumpkin destaca: Olhar, ver e interpretar

Como vemos e o que vemos realmente? Olhar e ver significarão exatamente a mesma coisa? Haverá olhares que não envolvam o pensamento? Como lemos uma obra de arte? A partir de uma seleção de obras da Coleção Moderna ou da Coleção do Fundador, a visita incide sobre o olhar e a perceção, convidando os alunos a discutir, a observar, a tomar decisões, a escolher perspetivas e pontos de vista na leitura das obras de arte, com base no seu universo de referentes.

A Pumpkin destaca: O Homem das Mil Moradas – Acontecimento Teatral

Com “O Homem das Mil Moradas” as crianças podem mergulhar de cabeça na diversidade de culturas entre o Oriente e o Ocidente, pensar sobre a diferença e o impacto da guerra na vida de tantas pessoas, conhecer diferentes tradições e perceber que somos, todos, misto de influências que vêm daqui e de muito longe.

Saibam mais sobre O Homem das Mil Moradas, acontecimento teatral sobre a vida de Calouste Gulbenkian.

3º Ciclo

Com os conhecimentos já mais solidificados, a complexidade das atividades também aumenta. No entanto, a diversão nunca acaba!

A Pumpkin destaca: Star Wars — uma viagem musical galáctica

Há muito tempo, numa galáxia muito distante, aconteceu um enredo que deu origem a uma das bandas sonoras mais aclamadas da História! Esta viagem musical no tempo e no espaço inclui uma visita detalhada aos temas musicais de John Williams, que contribuíram para exponenciar a grandiosidade das aventuras da Guerra das Estrelas. Serão também explorados de perto alguns dos motivos e instrumentos que são voz ativa nestas paisagens sonoras.

Formação para Professores

Encontro com professores Gulbenkian

Fotografia: Gonçalo Barriga

A Gulbenkian disponibiliza diferentes formações para professores – cursos livres, cursos teórico-práticos e materiais didáticos – e organiza fóruns de partilha, visitas pedagógicas e à medida para professores. Consulte a oferta completa para docentes no programa educativo da Gulbenkian.

O programa está estruturado por níveis de ensino e apoia-se em diferentes tipologias de atividades educativas, que abrangem diversas áreas temáticas e espaços distintos da Fundação.

Encontro com Professores

O evento encontra-se esgotado, estando aberta lista de espera em caso de desistências.

A não esquecer o Encontro com Professores, no dia 14 de Setembro. Este encontro informal entre as equipas educativas, os mediadores da Fundação Calouste Gulbenkian e os professores pretende ser uma mais-valia para o desenho de programas complementares da relação escola-museu. É também um momento de convívio e de partilha.

Sob a forma de visitas-demonstração in loco, o encontro pretende ser um espaço de reflexão e partilha conjunta sobre o trabalho educativo e a prática dos processos inerentes à conceção de atividades e construção dos materiais de apoio.

Inscrições abertas até 06 de setembro de 2019 através do site da Gulbenkian.

A Gulbenkian espera que continuem a aceitar o desafio de complementar com as propostas, os conteúdos programáticos das disciplinas que lecionam e nos venham visitar com os vossos alunos.

Mais informações

Para mais informações entre em contacto com a Fundação Gulbenkian a partir de 9 de setembro, em dias úteis das 10h às 13h, através do telefone 217 823 800 ou através do e-mail [email protected].

Gulbenkian Descobrir

Se encontrar alguma incorreção contacte-nos por favor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *