Verão em Comunicação - atividades para grupos organizados - Pumpkin.pt

Verão em Comunicação – atividades para grupos organizados

Museu das Comunicações - Verão em Comunicação

O Serviço Educativo da FPC | Museu das Comunicações propõe um programa de verão, com atividades diversificadas para crianças dos 3 aos 12 anos.

Este ano o Museu das Comunicões preparou oficinas com construção de robôs, peddy paper, enigmas, visitas guiadas ao museu ou atividades de expressão artística. Estas atividades só estão disponíveis para entidades de ocupação de tempos livres e podem ser realizadas com ou sem guia. Existem em formato presencial e virtual. Na brochura verão em comunicação encontra a descrição de cada tipo de atividade, as competências que desenvolve e respetiva faixa etária.

A Pumpkin já visitou o Museu das Comunicações – veja como foi a experiência.

Visite o Museu e tenha um verão em comunicAÇÃO.

PRESENCIAIS – DE JUNHO A SETEMBRO

Visita Guiada: Correios ou Telecomunicações
Nesta visita-viagem abordamos a história das comunicações, com enfoque nos correios e telecomunicações. A temática da visita pode ser adaptada de acordo com as áreas de interesse do grupo de crianças, dando enfoque à história de Portugal, da ciência e tecnologia, dos costumes, das profissões, dos meios de comunicação, do património, da língua e da memória.

Para quem: crianças a partir dos 3 anos

Duração: 1h

Nota: Atividade dinamizada pelos guias do museu.

Competência-chave: Compreensão e expressão oral, observação, interpretação e pensamento crítico.


Peddy Paper pelo Bairro de S. Paulo – Contos de Rua
Neste sketch urbano-postal o ponto de partida para a atividade é o Museu das Comunicações – os participantes recebem as pistas para descobrir os muitos “tesouros” nos diversos espaços e ruas do Bairro de S. Paulo, na Freguesia da Misericórdia. A famosa raposa de Bordalo II, a “cara” de Vhils, a conhecida “Rua cor-de-rosa”, são alguns dos locais por onde vão passar. A ideia é explorar estas ruas e desenhar num postal os seus pontos de interesse, como se de um “sketch urbano” se tratasse.

De volta ao museu, os postais podem ser coloridos e decorados com diversos materiais (pintura, desenho ou colagens) e de seguida colocam-se as moradas e selos, e depositam-se os postais no marco do correio.

Para quem: crianças a partir dos 6 anos

Duração: 1h

Nota: Atividade realizada no exterior e sem intervenção dos guias do museu.

Competência-chave: Criatividade, cooperação, comunicação, orientação, resiliência e observação.


enigmaticaMENTE
No papel de um agente secreto e com a ajuda de um walkie-talkie desvendam-se os enigmas do mundo da comunicação à distância.

Um dos elementos fica na torre de controlo e os restantes vão para o terreno. Comunicam através de walkie-talkies. A torre de controlo vai colocando perguntas e dando pistas, enquanto a equipa que está no terreno tem de seguir as pistas e encontrar as respostas. No final do trabalho de campo, cada equipa recebe uma mensagem em código Morse para decifrar. Ganha a equipa que terminar todas as tarefas em primeiro lugar.

Para quem: crianças a partir dos 10 anos

Duração: 1h

Nota: Atividade dinamizada pelos guias do museu.

Competência-chave: Visita-jogo, cooperação, comunicação, orientação e resiliência.


Robô desenhador
Uma equipa de cientistas é largada na exposição “Vencer a Distância” com a missão de desvendar os grandes mistérios científicos ligados às comunicações, como o som, a luz e a energia.

Orientados por um mapa, os “cientistas” vão resolvendo os desafios e anotando os resultados. No final, estarão aptos para realizar a última tarefa – em equipa construir um robô que desenha sozinho.

Para quem: crianças a partir dos 6 anos

Duração: 1h

Nota: Atividade dinamizada pelos guias do museu.

Competência-chave: Visita-jogo, cooperação, orientação, literacia digital e resolução de problemas.


Labirintos
Os labirintos permitem descobrir o museu de forma autónoma e divertida. As crianças, com mapa na mão e ao seu ritmo, entram livremente na exposição “Vencer a Distância”, fazendo uma viagem pela história das comunicações. Os desafios colocados vão ser uma orientação à sua descoberta. Estão disponíveis quatro temáticas:

Labirinto do Desenho

Neste labirinto vamos olhar para os objetos do museu e desenhá-los usando técnicas diferentes. Conseguimos desenhar um comboio usando apenas círculos? E um telefone usando apenas traços verticais? Uma viagem por 500 anos de história das comunicações feita através de desenhos.

Labirinto da Ciência

Os participantes terão de responder a enigmas científicos como “Quem foi o inventor da pilha?”, “Onde se encontram exemplos de pilhas ou baterias na exposição?”, e tantas outras perguntas relacionadas com tecnologia, eletricidade, som e ondas magnéticas.

Labirinto dos Mitos e Mentiras

Os participantes podem descobrir os mitos e as histórias menos verdadeiras que rodeiam o universo das comunicações. Quem terá sido o verdadeiro inventor do telefone?

Labirinto dos Oceanos

Os participantes vão poder explorar a forte ligação que os oceanos têm com as comunicações e vão ficar a saber um pouco mais sobre este gigante desconhecido que guarda os cabos submarinos, os grandes responsáveis por levar a internet a nossas casas.

Para quem: crianças a partir dos 6 anos

Duração: 1h

Nota: Atividade realizada no interior e sem intervenção dos guias do museu.

Competência-chave: Compreensão e expressão escrita, observação, interpretação e orientação.

ONLINE – JUNHO, JULHO E SETEMBRO

Visita-Jogo Online: Correios ou Telecomunicações
As nossas visitas jogo-online, efetuadas no Zoom centram-se nas áreas expositivas do Museu das Comunicações (correios ou telecomunicações). O jogo desenrola-se através da partilha de imagens interativas, vídeos, sopa de letras, questionários, jogos de verdadeiro ou falso e jogos de expressão criativa.

Para quem: crianças a partir dos 5 anos

Duração: 1h

Competência-chave: Compreensão e expressão oral, observação, interpretação e pensamento crítico.


Visitas-Oficina Online

Nas visitas-oficina online, os alunos fazem uma breve visita virtual às áreas expositivas do museu (correios ou telecomunicações), através do Zoom, sendo a dinâmica completada com uma oficina. Dependendo da atividade, poderá ser necessário enviar para a escola um kit com materiais. Sugerimos, por isso, que o agendamento seja efetuado, no mínimo, com duas semanas de antecedência.

O Meu Selo Artístico

O Museu das Comunicações tem quase três milhões de selos. Nesta atividade, os participantes vão conhecer parte deste vasto património. De seguida, e partindo das obras de artistas bastante conhecidos, vão criar um selo com o seu perfil utilizando várias técnicas (desenho, colagem e/ ou pintura).

Para quem: crianças a partir dos 5 anos

Duração: 1h

Competência-chave: Domínio de instrumentos e técnicas artísticas, expressão plástica, e criatividade.

Telefone Invisível

Oficina onde fazemos uma chamada telefónica, usando um telefone invisível. Através da comunicação verbal, os diálogos vão sendo estabelecidos de forma alternada entre os alunos.

Para quem: crianças a partir dos 5 anos

Duração: 1h

Competência-chave: Observação e interpretação, discurso oral, concentração, paciência, criatividade e improviso.

Manual de Histórias Incríveis

Esta é uma oficina de escrita feita a partir de objetos do museu.

Para quem: crianças a partir dos 8 anos

Duração: 1h

Competência-chave: Expressão escrita, compreensão e expressão oral, criatividade, observação e interpretação.

Também lhe pode interessar:

Este artigo foi útil para si?

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

<