Algumas ideias para estimular as capacidades e desenvolvimento do seu filho e para se divertirem juntos!
Hoje relembro cada pai, cada mãe, cada avó, cada tio e cada primo, cada educador da sua responsabilidade. Relembro que é importante uma boa educação escolar, a ajuda de técnicos para princípios pedagógicos mais ajustados e para crianças e jovens mais saudáveis.
Mas desde a barriga, sim desde que são pequeninos que nem se veem, que a responsabilidade é de todos e de cada um que o rodeia e que olha para ele. Sim, é seu filho e será sempre.
Pode fazer a diferença e cumprir a sua parte. Todos os dias.
Lembrei-me dos primeiros anos de vida e da sua importância e de como aquilo que é só divertido para o seu filho de 18 meses, de 24 ou de 36 pode ser também muito, muito estimulante e determinante para o seu desenvolvimento sensorial, cognitivo, emocional e social.
E este desenvolvimento não é só feito na escola, pode e deve ser feito em casa. Não tem de ser na escola, não tem de ser educador, psicólogo ou psicomotricista, basta estar atento, basta relacionar-se com o seu filho, basta ser criativo. E começar… Hoje!
Deixo-lhe algumas ideias para estimular as capacidades do seu filho. Aposto que se irão divertir!
A audição:
– Aplaudir;
– Dar estalos com a língua;
– Assobiar;
– Imitar sons de animais;
– Falar alto, falar baixo;
– Fechar os olhos enquanto ouvem sons vindos de várias direcções.
O Olfacto:
– Cheirar diferentes tipos de objectos, comidas, flores…
– De olhos vendados descobrir o que é apenas pelo cheiro.
A Visão:
– Sombras chinesas para identificar que objectos se trata;
– Sombras para identificar objectos;
– Desvendar objectos apenas mostrando parte deles;
– Colocar objectos a uma grande distância e perguntar de que se trata, ir aproximando lentamente até conseguir decifrar do que se trata.
O Tacto:
– Uso de materiais e objectos diversos e familiares para descobrirem o que são pelo tacto.
Psicomotricidade
– Caminhar como se fossem muito pequeninos (agachados);
– Caminhar como se fossem muito estreitinhos (em bicos dos pés, com as mãos bem junto ao corpo);
– Caminhar como se fossem gigantes (passos muito largos);
– Saltar como coelhinhos.
Motricidade fina
– Dobragens e colagens;
– Plasticinas;
– Rabiscos.
Conceitos Matemáticos
– Formar pares, trios, objectos iguais;
– Contar escadas, contar carros, pratos e guardanapos.
Linguagem e memória
– Rimas;
– Canções;
– Repetição de palavras.
Estou certa de que já está cheio(a) de ideias para além das sugestões aqui deixadas. Serão momentos divertidos e fundamentalmente muito ricos para o desenvolvimento do seu filho. Lembre-se: É também uma responsabilidade sua. Por onde vai começar?
Rita Castanheira Alves
Psicóloga Coordenadora da área MindKiddo, área infanto-juvenil e familiar da Oficina de Psicologia
Este artigo foi útil para si?