Dar colo ao bebé é mais importante do que parece.
Também ouve muitas vezes a mítica frase “ao dar tanto colo vais habituá-lo mal”? Agora vai poder responder com dados concretos: há estudos que comprovam que ser “pai/mãe canguru” traz vários benefícios para o bebé.
A proximidade física com os pais traz, a estes pequenos seres humanos, várias implicações positivas: baixa-lhes o nível de stress e promove um desenvolvimento cerebral saudável. Um estudo da University of British Columbia and BC Children’s Hospital Research Institute revela que o contacto físico entre os bebés e os cuidadores afeta as crianças até a nível molecular – um impacto detetável aos quatro anos.
Ao estudarem os seus padrões de ADN, os cientistas perceberam que as crianças que receberam menos carinho físico apresentavam um perfil molecular subdesenvolvido para a sua idade, o que sugere que estas crianças, biologicamente, estavam atrasadas.
Quais as implicações deste atraso na sua saúde e no seu desenvolvimento posterior está ainda por determinar, visto este ser o primeiro estudo a demonstrar a importância do toque na infância ao nível do ADN.
Ainda assim, especialistas como Michael Kobor, professor no Departamento de Medicina Genética na University of British Columbia suspeita que este atraso pode indicar alguma futura “inabilidade para prosperar”.
O estudo envolveu 94 crianças saudáveis: os pais destas crianças, com 5 semanas de vida, foram desafiados a documentar o comportamento das suas crianças. Hábitos de sono, de choro, de alimentação.
Foi-lhes pedido também que registassem a duração dos períodos de contacto físico. Mais tarde, quando as crianças cumpriram quatro anos, os cientistas recolheram o seu ADN através da saliva.
O toque, dar colo, embalar com amor, pode, por isso, deixar marcas genéticas e é, como demonstrado neste primeiro estudo, um actor importantíssimo no desenvolvimento humano.
Ou seja: dar muito colo, muitos beijos, cria uma ligação física e emocional forte com o seu bebé.
Não só estará a transmitir-lhe confiança e conforto no imediato. Está, também, a dar-lhe armas para o futuro.
Também vos pode interessar:
- Músicas para bebés: canções populares para cantarem aos vossos bebés
- Dentes de leite: sintomas do nascimento e soluções
- Natação para bebés: como escolher uma piscina sem meter água?
- Desfralde: tudo o que precisam de saber
- Quais os melhores brinquedos para bebé? Nós contamos!
- Babywearing: quais as vantagens e como adotar esta prática
Este artigo foi útil para si?