Afinal, quando esperar o primeiro sorriso? As primeiras brincadeiras, as primeiras tentativas de agarrar um brinquedo?
E os primeiros dentes, os primeiros passos? Ah, as primeiras palavras…! Depois, as primeiras refeições, as primeiras idas ao bacio… São tantas as estreias que antecipamos, tantas as descobertas por trilhar. Com o apoio Clube Continente do Bebé, ajudamos-vos a viver cada uma delas com tranquilidade.
Cada bebé é um mundo, já o sabemos. Mas se, dentro das infinitas possibilidades que a vida nos oferece, nada nos preenche tanto quanto ver a nossa mini-abobrinha crescer bem, no seu tempo, com respeito e acolhimento pela sua individualidade, é também de uma tranquilidade inquestionável repousar na segurança das métricas que ditam o padrão do seu desenvolvimento.
As conquistas emocionais, cognitivas e motoras dos nossos bebés esperam-se que aconteçam – dentro dos ritmos e contextos de cada um – entre alguns intervalos de tempo pré-definidos, e é importante conhecê-los. Sendo apenas indicadores, não devem causar ansiedade aos pais, e sim servir como referência.
Foi a pensar nas dificuldades e alegrias deste percurso que o Continente criou o Clube Continente do Bebé: porque fazer parte de um clube onde as nossas dúvidas são esclarecidas por especialistas liberta-nos e permite-nos desfrutar ao máximo do bebé, enquanto o vemos crescer feliz e em segurança.
E essa paz também garante aos nossos filhos um colo cheio de amor, capaz de ser berço mas também impulso para tantos voos.
Era uma vez… um bebé a crescer feliz
Com um mês são tão indefesos, com um ano já nos têm a correr atrás. Qual é, então, o ritmo expectável de um desenvolvimento saudável, mês após mês?
- Primeiros sorrisos: O bebé começa a oferecer os primeiros sorrisos sociais e intencionais, diferentes dos esgares felizes dos primeiros dias de vida (que eram instintivos), por volta dos 2 meses.
- Primeiras vocalizações: A partir dos 3 meses de vida, as crianças começam a desenvolver a habilidade de vocalizar. Começam geralmente por emitir as vogais “a” e “e”. O vosso bebé vai palrar muito! Nesta etapa de ganho de competências linguísticas, é importante que conversem com o vosso bebé pausadamente, com carinho, de forma a captar a sua total atenção – mesmo que não, ainda, compreensão. Os bebés sentem, mais do que entendem, amor.
- Primeiros dentinhos: Os primeiros dentinhos podem começar a despontar a partir dos 5 meses! Nesta fase, o bebé também já agarra objetos e interage com eles através da boca, por isso, esteja cada vez mais atento aos objetos pequenos de forma a prevenir acidentes.
- Primeiras tentativas de gatinhar: É provável que o bebé comece a esboçar as primeiras tentativas para gatinhar entre os 7 e os 10 meses. Agora é que vão ser elas!
- Primeiros “sólidos” na alimentação: A Organização Mundial de Saúde recomenda que o aleitamento materno seja exclusivo até aos 6 meses e que, a partir dessa fase, se inicie gradualmente a introdução alimentar. É nesta fase, que mesmo com poucos ou sem dentes, o bebé começa a treinar o reflexo de mastigação de forma gradual. A introdução alimentar pode estar por vezes associada a alguns episódios de reflexo de GAG, que é um reflexo protetor da via aérea, e diferente do engasgamento.
- Primeiras palavras: Um bebé de 9 meses já entende o significado das expressões faciais e de palavras simples como “sim” e “não”. Pode também começar a (tentar) dizer as primeiras palavras a sério – ou, pelo menos, sílabas. Pá, pé, pi, pó, pu. Má, mé, mi, mo, mu. Dá! Sim, “dá!” é muito provavelmente a primeira manifestação de personalidade da criança…
- Primeiros passos: Preparem o coração… e as pernas! Quando o bebé começar a dar os primeiros passos, por volta dos 12 meses, é provável que nada nem ninguém o consiga parar.
E depois do primeiro ano, o que é que acontece? Já levantámos um pouco o véu, mas não vamos contar-vos tudo. A informação de que precisam encontram-na, detalhada e para cada fase destas aventuras, nas newsletters personalizadas do Clube Continente do Bebé.
Era uma vez… o Clube Continente do Bebé
“Era uma vez…” um clube onde todas as famílias podiam entrar, um clube com conteúdos únicos e descontos exclusivos, e que muita alegria e tranquilidade trazia aos pais que nele se registavam.
Já assim se contam as velhas histórias, não é? No fundo, o Clube Continente do Bebé nasceu para também ele tornar a vossa vida um conto de fadas.
Este é um espaço onde os pais podem conhecer outras histórias, encontrar dicas preciosas e descobrir tudo sobre as diferentes fases de desenvolvimento dos seus bebés, desde o momento em que nascem até serem crianças fortes e saudáveis.
Além, claro, de possibilitar usufruir de descontos muito úteis para que ao bebé possam oferecer apenas o melhor, a preços mais em conta.
Como é que funciona o Clube Continente do Bebé?
Os conteúdos, desenvolvidos por especialistas, chegam ao vosso ninho pensados com muito amor e são adequados às vossas necessidades, angústias e alegrias atuais.
O sistema de envio e partilha dos artigos funciona através da data de nascimento, garantindo assim que só recebem as dicas de especialistas de acordo com as necessidades específicas da fase que vivem, dos 0 aos 36 meses.
Quais são as vantagens de me registar no Clube Continente do Bebé?
Registem-se gratuitamente no Clube Continente do Bebé e tenham acesso a conteúdos desenvolvidos em parceria com especialistas, bem como a ofertas especiais na marca Continente do Bebé, pensados e adaptados para cada fase da vida do bebé, dos 0 aos 36 meses.
Vai ser uma viagem única em família. Vamos a isso?
- 25% de desconto de boas-vindas em Cartão Continente na marca Continente do Bebé;
- 10% de desconto* em Cartão Continente na compra de produtos Continente do Bebé até ao fim de 2023;
- Descontos exclusivos em Cartão Continente nos produtos da marca Continente do Bebé, essenciais para a fase em que o bebé se encontra;
- Conteúdos únicos e personalizados, para que não tenham dúvidas ou preocupações e possam desfrutar ao máximo do bebé, enquanto o vêem crescer feliz e em segurança.
*Válido em compras superiores a 10€ na marca Continente do Bebé, um rebate único por semana, não acumulável com outros descontos em Cartão Continente.
Como é que me inscrevo no Clube Continente do Bebé?
Para se inscreverem no Clube Continente do Bebé devem ser pais ou cuidadores de um bebé entre os 0 e os 36 meses de idade.
O registo é muito simples: basta aceder ao site clubedobebe.continente.pt e preencher o formulário de inscrição. Após terminar a inscrição irão receber um email de boas-vindas ao Clube.
Para a inscrição no Clube é obrigatório facultar o número do Cartão de Cidadão ou número da Certidão de Nascimento do bebé, pelo que apenas se poderão inscrever após o nascimento do bebé.
É importante reforçar que este Clube é exclusivo para clientes com Cartão Continente.
Também vos pode interessar:
- Músicas para bebés: canções populares para cantarem aos vossos bebés
- Dentes de leite: sintomas do nascimento e soluções
- Natação para bebés: como escolher uma piscina sem meter água?
- Desfralde: tudo o que precisam de saber
- Quais os melhores brinquedos para bebé? Nós contamos!
- Babywearing: quais as vantagens e como adotar esta prática
Este artigo foi útil para si?