Como acalmar o bebé e ajudá-lo a dormir melhor? Com ruído branco!

ruído branco

O vosso bebé tem dificuldades em adormecer? Talvez o segredo seja... barulho!

O que é o ruído branco e como é que ele acalma o bebé? Explicamos tudo… e temos sugestões de músicas para ajudarem o vosso filho a dormir melhor.

O que é o ruído branco?

O ruído branco é, basicamente, um sinal sonoro que contém todas as frequências na mesma potência.

Na presença deste tipo de ruído, os estímulos auditivos mais intensos – buzinas, carros, música nas casas vizinhas, até vozes – têm menos capacidade de ativar o córtex cerebral durante o sono. É que como a audição é o único sentido que funciona mesmo quando dormimos, o ruído branco serve para bloquear outros sons.

É por isto, mas também por outros motivos, que o pediatra Dr. Harvey Karp considera o ruído branco a chave para o enigma do sono, mesmo nos bebés.

A juntar ao seu poder bloqueador, este som é muito parecido com aquele que os bebés ouvem no útero, por isso as músicas de ruído branco fazem com que as nossas abobrinhas se sintam ainda aconchegadas na barriga. Esta sensação oferece-lhes um sentido de segurança e proteção que lhes permite relaxar e dormir de forma tranquila.

É fácil de entender, na verdade: quando os bebés acordam durante a noite e não ouvem nada, choram em pânico, porque não sabem onde estão os pais, uma presença que recordam de quando adormeceram. No entanto, se acordarem e ouvirem um ruído que lhes pareça familiar, tranquilizam-se e voltam a adormecer sozinhos.

Por isso, estes sons são mais efetivos como músicas de embalar que tons, canções ou cantos dos pais.

A que soa o ruído branco?

Há objetos do nosso quotidiano que simulam bem o som do ruído branco: podem experimentar adormecer a criança com o barulho do secador de cabelo, do aspirador ou o de uma televisão fora do ar.

Por incrível que pareça, esses sons funcionam como um verdadeiro remédio santo para o bebé adormecer em paz, e rapidamente. O famoso “shhhh shhhh” também costuma funcionar, porque é constante e bastente parecido ao barulho produzido pelo útero.

Atualmente existem também várias aplicações para telemóvel disponíveis no mercado, com a promessa de melhorar a qualidade do sono de crianças e adultos. Para Android, recomendamos a app Baby Sleep, que ajuda o bebé a adormecer usando sons monótonos de baixa frequência, como a máquina de lavar, o chuveiro, o secador de cabelo e similares.

instant baby sleep

Já para Iphone, testámos e garantimos o sucesso da app Instant Baby Sleep, com sons de útero, de aspirador, de secador de cabelo… testem qual aquele que acalma mais depressa a vossa abobrinha e… boa noite!

Recomendamos não colocar o telefone muito próximo ao bebé, ativar o modo avião e colocar os alertas em off durante a utilização das apps. Depois basta escolher um dos sons disponíveis, definir o tempo e iniciar a reprodução.

São também muitas as playlists no Youtube ou no Spotify com ruído branco que podem testar com os vossos bebés, se preferirem. Algumas têm largas horas de duração, pelo que podem deixar a reproduzir durante toda a noite. Basta pesquisarem por “white noise” e escolher.

O ruído branco oferece contraindicações?

Nitun Verma, porta-voz da Academia Americana de Medicina do Sono (AASM), afirmou não existirem problemas na sua utilização a médio/longo prazo, “a menos que o volume do ruído branco seja tão alto que possa afetar a audição”.

Já o neurocientista Seth Horowitz alerta que os estudos sobre a audição e o sono são relativamente novos e que não existem pesquisas científicas suficientes que comprovem o benefício deste tipo de ruído no sono.

O neurocientista mencionou também o ruído rosa e o ruído castanho como alternativas, não mais nem menos eficazes, mas que podem fazer sentido testar.

O ruído rosa, que combina frequências altas e baixas, como o som da chuva, é um som mais natural, semelhante ao da nossa percepção do mundo. Já o ruído castanho é semelhante ao barulho de uma cascata à distância, enquanto que o ruído branco é como ouvir a cascata dentro do próprio quarto.

No entanto, os ruídos rosa e castanho não têm força suficiente para bloquear outros barulhos externos, não oferecendo por isso um descanso absoluto ao cérebro.

O recomendado é adotar uma rotina ou padrão de sono estável desde os primeiros dias de vida do bebé, para que possam todos dormir melhor.

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