10 meses: os dedos de duas mãos e muitas descobertas!
Têm um bebé de 10 meses! Nem deram pelo tempo andar, não é? E entre um desenvolvimento saudável e as noites menos tranquilas, as marcas de crescimento e a alimentação, é fácil ficarmos perdidos. Afinal, o que é expectável que aconteça em cada mês de vida do bebé?
Lembrando que cada abobrinha é diferente, explicamos quais são os progressos e momentos comuns em cada idade.
O crescimento e desenvolvimento de um bebé de 10 meses
O bebé de 10 meses começa a parecer-se mais com uma criança pequenina do que propriamente com um bebé! Já consegue pensar em relações de causa-efeito, percebe a lógica por detrás de pequenos problemas, tenta apanhar o boneco que caiu para debaixo do sofá porque o acompanhou com a visão e percebe que é ali que se escondeu.
Já manifesta também reconhecimento e alegria quando regressa ao colo dos pais, depois de um dia de creche, ou quando algum familiar próximo o visita em casa. Consegue, por exemplo, levar um chapéu à cabeça (ou tirá-lo, e quem diz o chapéu diz os sapatos), gatinha perfeitamente e começa a ter as primeiras tentativas de andar, ainda que agarrado a móveis ou com ambas as mãos seguras por um adulto.
Com esta idade o bebé mede em média até 74cm e pesa até 9,5g.
Como se expressa um bebé de 10 meses
Um bebé de 10 meses gosta muito de… gritar de alegria! E é bom sinal: é prova de que está tudo bem com a sua audição e que completa de forma saudável as etapas para o desenvolvimento da linguagem e da comunicação verbal.
Nesta fase o bebé junta já algumas sílabas, conhece palavras simples como “sim”, “não”, “água”, “mamã”, “papá” e “cão”.
O bebé com 10 meses tem também alguns ciúmes e chora se a mãe pegar outra criança ao colo. Além disso, é capaz de manifestar claramente a sua indignação se não encontrar os brinquedos de que gosta ou tiver sono.
Falem com o vosso bebé como se falassem com um adulto. Se ele apontar para algum objeto, digam claramente o nome dele, bem como o das pessoas à vossa volta. Pronunciem as sílabas de forma lenta e repetidamente, para que a abobrinha possa ir assimilando.
A alimentação de um bebé de 10 meses
Viva a chafurdeira! Os 10 meses são uma ótima fase para explorarem o baby-led weaning, sabiam? Em português significa uma “alimentação guiada pelo bebé”. Esta é uma abordagem utilizada na fase da introdução alimentar do bebé, que vai dos 6 meses aos 2 anos de idade.
Chegou também a vez de introduzir o grupo das leguminosas nas refeições do seu filhote.
Estas devem ser introduzidas inicialmente sem casca e em pequenas quantidades uma vez que são muito fermentativas podendo contribuir para crises de flatulência.
Não existe uma ordem obrigatória no que toca à introdução das leguminosas, depende muito dos hábitos culturais no entanto pode começar pelo feijão branco, seguindo-se depois as lentilhas e em último lugar os grãos e as ervilhas.
Descubram com detalhe como deve ser a alimentação de um bebé de 10 meses.
O sono de um bebé de 10 meses
Nesta fase, é recomendado que o bebé faça entre 3 a 4h de sestas e durma 11 horas por noite, mas podem ver a vossa tarefa complicada porque o bebé acorda com fome ou com dores de dentes.
Continuem a implementar uma rotina com horários certos para que o descanso de todos seja o mais tranquilo possível, sendo esperado que nesta idade o bebé já tenha desenvolvido um padrão de sono mais ou menos constante.
Por isso, banhinho, pijaminha, maminha e cama é mesmo o encadeamento ideal para o bebé perceber que está na hora de descansar.
O bem-estar de um bebé de 10 meses
O bebé de 10 meses quer explorar e sente-se cada vez mais confortável fora do colo dos pais! Gosta de conhecer, descobrir e tentar – incentivem-no, fazendo-o acreditar desde muito pequeno nas suas capacidades e liberdade.
Os dentes continuam a romper e nesta fase é possível que o bebé procure conforto na sucção – seja da chucha, do dedo ou de objetos que apanhar à mão.
Cuidado também com as tomadas; começam a ser chamativas!
Consultas, vacinas e exames para um bebé de 10 meses
A parte boa de estar um crescido é que o bebé só será novamente vacinado quando fizer um ano. Ufa, uns meses de descanso! Ainda assim, as consultas de rotina e check-up continuam a ser fundamentais numa etapa onde existem tantas mudanças significativas na vida do bebé.
Dentes, alimentação e desenvolvimento psicomotor são alguns dos temas mais importantes a ser discutidos nesta fase.
Estimular e brincar com um bebé de 10 meses
Diferentes estímulos vão desenvolver melhor as capacidades cognitivas do bebé, ou seja, a faculdade humana de interpretar informação, de raciocinar, de memorizar, de estar atento e de tomar decisões.
Sabiam que os bebés nascem com todos os neurónios que terão ao longo da sua vida mas que nos primeiros meses apenas uma parte deles estão conectados? Por isso, quanto mais interação e estímulo, melhor. E nesta fase é muito importante sentarem-se a brincar com eles todos os dias.
Quais os melhores brinquedos para bebé? Nós contamos! Carregar em botões e perceber o que acontece, encaixar peças nos locais certos e “resolver problemas” começa agora a ser muito interessante e divertido para a abobrinha, que também adora brinquedos de borracha que possa morder.
Os talheres e as garrafas de plástico também costumam ser adorados pelas crianças, por isso talvez faça sentido poupar dinheiro para as exigências difíceis de daqui a alguns anos…
Arrisquem também os primeiros livros para bebé, próprios para estas mãozinhas delicadas.
Veja também: Como é a vida de um bebé de 9 meses? Como é a vida de um bebé de 11 meses?
Também lhe pode interessar:
- Desenvolvimento de um bebé mês a mês
- Dentes de leite: sintomas do nascimento e soluções
- Natação para bebés: como escolher uma piscina sem meter água?
- Desfralde: tudo o que precisam de saber
Este artigo foi útil para si?