Família > Passear > Passeios

Parque Natural da Arrábida: o paraíso existe!

serra da arrábida

O paraíso existe, fica em Portugal e chama-se Serra da Arrábida! Venham daí conhecê-la melhor connosco.

A Serra da Arrábida está integrada no Parque Natural da Arrábida e apesar de dos seus terrenos acidentados e do difícil acesso a alguma das suas pérolas, merece uma visita quando estiverem a sul do Tejo – aliás, sabem o que visitar em Setúbal com crianças? – porque as suas paisagens são de postal e as praias no mínimo paradisíacas. Também não podem perder a oportunidade de conhecer Sesimbra, uma das cidades que pertencem ao Parque Natural da Arrábida.

Encostada à margem norte do estuário do Rio Sado, com vista para Troia, tem características muito peculiares de clima e de flora, sendo o seu ponto mais alto a 501 metros de altitude.

Podem conhecer a Serra da Arrábida percorrendo trilhos pré-estabelecidos, como a Rota dos Vinhos do Parque, a Rota Gastronómica do Parque, a Rota Histórica do Parque, a Rota pedestre da Serra do Louro e a Rota pedestre da Serra de Louro e São Luís, ou podem espreitar as nossas sugestões e escolherem quais os locais que querem mesmo, mesmo, mesmo conhecer. Temos praias, locais de interesse cultural, muitas grutas, um verde imenso a perder de vista e a promessa de uma imersão total na natureza.

Não se esqueçam de levar um chapéu de sol, pois nas horas de maior calor as abobrinhas devem estar protegidas, e de terem sempre à mão os melhores snacks para comer durante o dia. Ah, e o mais importante de tudo: ÁGUA (muita, de preferência!) e boa disposição.

Mapa do Parque Natural da Arrábida

mapa-serra-da-arrabida

O que visitar no Parque Natural da Arrábida?

Pegadas de Dinossauros dos Lagosteiros

Jazida de pegadas de dinossauros dos lagosteiros, Cabo Espichel

Que tal irem à descoberta de dinossauros no Cabo Espichel? É improvável que encontrem os bichinhos, mas as suas pegadas vão ver de certeza – são enormes!

Os trilhos podem ser percorridos sem guia, graças às indicações muito claras no local. Podem ir com as crianças, porque o trilho, que se faz em menos de três horas, é de fácil acesso, mas convém levar roupa confortável, chapéu e ténis. Por abranger zonas de falésia, tenham não dois mas quatro olhos, e optem por visitar o local em dias de pouco vento.

Ao longo do caminho vão também ver a Igreja de Nossa Senhora do Cabo Espichel, a Ermida da Memória, a Mãe de Água, o Aqueduto e o Farol do Cabo Espichel, por isso este é um passeio completo e muito divertido!

Praia do Portinho da Arrábida

Praia Portinho da Arrabida

É localizada dentro do Parque Natural da Serra da Arrábida, a Praia do Portinho da Arrábida é considerada uma das mais bonitas de todo o país. As suas areias finas e brancas e os vários tons de azul destas claras águas contrastam com os verdes profundos das colinas para criar um belo cenário perfeito para relaxar com as abobrinhas.

Praia da Figueirinha

Praia da Figueirinha

Tendo como cenário a bela da Serra da Arrábida, a Praia da Figueirinha é uma das mais conhecidas e procuradas da região, pela facilidade de acesso e tranquilidade das suas águas.

Esta praia possui um areal extenso, que na maré baixa se prolonga mar adentro, onde se costuma praticar windsurf.

Praia de Galapos

Praia de Galapos

A Praia dos Galapos é rodeada de paisagens deslumbrantes da serra da Arrábida, certamente uma das mais bonitas da região, está protegida do vento pelas falésias, que garantem ainda mais as águas calmas destas paragens. Ideal para as abobrinhas darem mergulhos tranquilos.

Praia da Ribeira do Cavalo

Praia da Ribeira do Cavalo

É um tesouro do nosso país e fica em Sesimbra! Para lá chegarem, é necessário que, percorram com as abobrinhas, um trilho a pé pela serra de cerca de 15 minutos.

Mas, atenção, vale bem a pena o esforço! A praia é calma, o mar é tranquilo e a água límpida e cristalina, de cores intensas e exóticas.

Castelo de Palmela

Castelo de Plamela

O Castelo de Palmela fica a leste da serra da Arrábida e o seu elevado ponto de vista do castelo proporciona uma vista deslumbrante sobre os estuários do Tejo e Sado e tornou-o de importância estratégica para as primeiras dinastias portuguesas!

Convento da Arrábida

Convento da Arrabida

O Convento da Arrábida, foi construído no século XVI e abrange 25 hectares. O Convento Novo fica situado na parte mais elevada da serra, já o Jardim e o Santuário do Bom Jesus ficam a meia encosta. No alto da serra, as quatro capelas, o conjunto de guaritas de veneração dos mistérios da Paixão e algumas celas escavadas nas rochas formam aquilo a que se chamar o Convento Velho.

Museu Oceanográfico

museu oceanográfico

No Museu Oceanográfico podem conhecer a fauna do Parque Marinho da Arrábida! Trata-se de uma janela para vislumbrar a vida subaquática e, ao mesmo tempo, é possível conhecer os problemas de conservação que afectam a área, sensibilizando-se assim crianças e adultos para um maior cuidado ambiental!

A Fortaleza de Santa Maria, onde está instalado o Museu, foi mandada construir em 1676 por D. Pedro a pedido dos frades do Convento da Arrábida para defesa da costa contra os ataques dos corsários. Passou a integrar uma guarda avançada na linha de fortificações que defendiam e observavam a costa.

Hoje, a fortaleza ainda é dedicada à protecção da costa, albergando não só o Museu Oceanográfico mas também um laboratório de campo de biologia do Parque Marinho do Parque Natural da Arrábida onde se realizam estudos com vista à protecção do ambiente costeiro marinho.

Castelo de Sesimbra

castelo de sesimbra

O Castelo de Sesimbra, que também é conhecido como Castelo dos Mouros, é a mais antiga fortaleza do concelho de Sesimbra. Está localizado no topo de um morro, a norte da Vila, na freguesia do Castelo – domina, assim, toda a baía.

Cabo Espichel

Cabo Espichel

O Cabo Espichel fica no extremo sudoeste da Península de Setúbal. Esta é uma região com imensas paisagens com vento e falésias imponentes, que são banhadas pelo Oceano Atlântico.

Forte de Santa Maria da Arrábida

Forte de Santa Maria da Arrábida

O Forte de Santa Maria da Arrábida fica a sudoeste do Portinho da Arrábida e na barra norte do rio Sado.

Complementa o conjunto de fortificações que se estendem pelo litoral, desde Setúbal até ao Forte de São Domingos da Baralha, próximo do Cabo Espichel.

Quinta da Bacalhôa

Quinta da Bacalhoa

O Palácio e Quinta da Bacalhôa é o local onde nascem alguns dos mais conceituados vinhos Bacalhôa, mas é também um espaço enorme e de beleza únicas que pode ser visitado pelo público – e os papás podem, até, fazer uma prova de vinhos para relaxar, sempre com moderação.

Quinta das Torres

quinta das torres azeitão

A Quinta das Torres e o seu Palácio, em Azeitão e construída em 1560, é um dos mais importantes e belos conjuntos arquitectónicos renascentistas do país. No seu interior, quase todas as salas possuem tectos de madeira, portas à romana e painéis de azulejos na parede. A fachada coberta de vegetação é tão bonita quanto impressionante!

Grutas Artificiais da Quinta do Anjo

grutas quinta do anjo

Para quem gosta de conhecer a nossa História, as Grutas Artificiais da Quinta do Anjo são um ponto de visita obrigatório!

Estes quatro “buracos” que foram escavados no calcário brando da Arrábida durante o Neolítico Final, continuando a ser utilizados como espaço de morte até ao final do Horizonte Campaniforme (há 3 900 anos).

Durante cerca de 1 500 anos estas estruturas serviram de local de enterro e de rituais funerários a uma população de pastores e agricultores que habitava os povoados circundantes.

Lapa de Santa Margarida

gruta da lapa de santa margarida

Para chegarem à Lapa de Santa Margarida terão de percorrer um caminho de mais de 200 degraus bastante estreitos e difíceis, que descem uma altitude total de cerca de 50 metros, e, depois, no regresso, subi-los novamente, pelo que não será uma boa ideia fazer este passeio com crianças pequenas – ainda assim, não podemos deixar de sugerir que conheçam este local de culto escondido numa gruta próxima do Portinho da Arrábida. A gruta e a capela estão situadas pouco acima do nível do mar, a cerca de 600 metros a sul da praia.

Além do altar erguido em homenagem à Santa Margarida encontram ainda passagens para o mar e alguns fósseis.

Moinhos de vento

Os moinhos de vento são elementos importantes do património construído tradicional que podemos encontrar com frequência nas paisagens da região da Arrábida, localizados nos cumes das pequenas serras e montes, próximos dos principais aglomerados populacionais, nomeadamente Setúbal, Palmela, Azeitão e Sesimbra.

Os animais do Parque da Serra da Arrábida

morcegos serra da arrábida

A Serra da Arrábida é o único ponto da costa portuguesa onde nidifica a rara Águia de Bonelli, mas são muitos os outros animais com que se podem cruzar: a raposa, o javali e a doninha, o coelho-bravo, o texugo e, com sorte, até espécies de gato-bravo! Nas grutas são muitas as espécies de morcegos que por lá fazem ninho.

De entre as milhares de espécies de invertebrados inclui-se uma das poucas espécies animais Portuguesas classificadas como em Perigo Crítico de Extinção pela União Internacional para a Conservação da Natureza – a aranha cavernícola do Frade

Também no Parque Marinho Prof. Luiz Saldanha, a área de reserva marinha do Parque Natural da Arrábida, a elevada diversidade animal pode ser facilmente observada junto às rochas, onde são frequentes as anémonas, as estrelas-do-mar, os ouriços-do-mar e vários crustáceos.

Alojamento no Parque Natural da Arrábida

Existem muitas opções de turismos rurais incríveis para quem quer, de facto, ter a experiência de dormir na Serra da Arrábida. No entanto, se procuram conforto e um hotel pensado para famílias perto da área, podendo deslocar-se para a Arrábida, Setúbal ou arredores facilmente – e ainda ganham uma viagem de barco que animará mais o passeio – espreitem o Aqualuz Troia Mar & Rio!

Aqualuz Troia piscina exterior

Modernidade, conforto e todos os serviços necessários para garantir a felicidade de pais e filhos fazem do Aqualuz Troia Mar & Rio o local ideal para umas férias em família: a família Pumpkin já lá esteve e gostou muito!

À decoração familiar dos apartamentos aliam-se opções de bem-estar para descansarem do rebuliço da cidade: piscinas interior e exterior, sauna, jacuzzi, banho turco e sala de fitness, além de serviços de massagem para os papás.

A oferta família vai ainda mais longe dando-lhe a oportunidade de pré-reservar os equipamentos de bebé, gratuitamente: espreitem a lista de Baby Concierge para umas férias em família sem preocupações.

Já os mais pequenos podem divertir-se com a equipa de animação ou nos espaços a si dedicados – Baby Corner, Kids Club e Fun Club – mas também são muitas as opções para toda a família passar momentos únicos juntos: das praias às piscinas, passando pelo golfe, campos de ténis, percursos pedestres, visita às Ruínas Romanas ou observação de golfinhos.

Também lhe pode interessar:

 Parques Naturais em Portugal: quais são e o que neles visitar?

– Descubram o que visitar em Setúbal com crianças!

O que fazer em Lisboa com crianças? Tudo!

– Quais os melhores sítios a visitar com crianças e em família? Nós dizemos!

– Férias em Portugal: roteiros de norte a sul do país.

Da cidade eu vou fugir, vou pró sol da Caparica!

Quer viva em Lisboa quer esteja apenas de passagem, de certeza que vai adorar visitar Lisboa através dos nossos olhos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *