A cidade de Bocage e os seus arredores são um templo da natureza – mas há em Setúbal muito mais para conhecer.
Não sabe o que visitar em Setúbal com crianças? Este é o concelho perfeito para uma imersão na natureza!
As áreas protegidas que representam uma vasta área do concelho – a Reserva Natural do Estuário do Sado e o Parque Natural da Serra da Arrábida – fazem de Setúbal um território privilegiado para a prática de atividades de ar livre.
No entanto, Setúbal oferece mais do que apenas um desfrutar da paisagem e das praias: aqui podem relaxar, conviver com amigos e família, fazer desporto e mergulhar na cultura setubalense de que Bocage é ícone principal.
Onde ficar
Aqualuz Troia Mar & Rio
A verdade é que o Aqualuz Troia é um hotel perfeito para famílias em qualquer altura do ano, com apartamentos confortáveis e atividades organizadas a pensar nos mais pequenos.
Por isso, boas notícias! Se querem aproveitar para descansar em família no sossego de Troia, temos uma surpresa para vocês: Com o código PUMPKIN podem usufruir de até 20% de desconto para estadias em 2023 no hotel Aqualuz Troia.
Saibam tudo sobre o desconto Pumpkin Aqualuz Troia.
Aproveitem e descubram o que visitar em Troia com crianças!
Tudo a postos para um merecido descanso?
Património e Museus
Baixa de Setúbal
Este é o centro histórico da cidade e, ainda que pequeno em dimensão, é muito rico em história e tradição: cruzar estas ruas é olhar para o passado de perto.
Comecem o vosso passeio atravessando o bonito portal de pedra no topo da antiga Rua de São Sebastião, construído em 1325, e a partir do qual a cidade se expandiu. Sugerimos que depois se percam pela Rua Arronches Junqueiro, onde o antigamente convive com a modernidade de forma harmoniosa e a verdade essência setubalense se faz sentir e se renova.
Forte de São Filipe
O Forte de São Filipe, também conhecido como Castelo de São Filipe, data do século XVI: foi nos reinados de D. Afonso IV e de D. Pedro I que se construiu a primeira cerca muralhada, na intenção de proteger a vila e os pescadores dos ataques piratas que chegavam do norte de África.
Hoje, o espaço, além da vista incrível, tem uma esplanada onde podem aproveitar para relaxar em família: lá do alto podem observar, enquanto petiscam, Setúbal, o estuário do Sado, a peninsula de Tróia e a serra da Arrábida. Podem, e devem, visitar também a Catedral.
Onde: Estr. Castelo de São Filipe, 2900-300 Setúbal.
Ruínas Romanas de Troia
A poucos minutos da zona central de Troia, viaje no tempo até às Ruínas Romanas de Troia: são as ruínas do maior centro industrial de salgas de peixe do Império Romano, ocupado até ao séc. VI! Perca-se pelas habitações, túmulos e pelos banhos quentes e frios.
O percurso de visita convida-vos a recuar até ao séc. I d.C. e a conhecer um monumento nacional que sobreviveu mais de 2000 anos, com casas, fábricas, termas, mausoléu e necrópole, que identificam a cidadania romana.
São seis séculos de história, entre o séc. I e o séc. VI d.C., num espaço abençoado pela natureza. Troia, a “Pompeia de Setúbal”, conforme foi referida por Hans Christian Andersen, foi pensada à escala do Império.
Onde: 7570-789 Carvalhal GDL, Portugal.
Museu de Arqueologia e Etnografia de Setúbal
O Museu de Arqueologia e Etnografia de Setúbal permite-vos conhecer a história da região e divide-se em dois géneros de coleções diferentes:
As coleções pré-históricas, com artefatos do tempo paleolítico, romano e pós-romano, e as coleções de etnografia, com peças relativas às atividades tradicionais setubalenses da pesca, recolecção, salicultura, criação de gado, agricultura, construção naval, fiação e tecelagem, arte popular e artesanato rural e urbano.
Onde: Avenida Luísa Todi, 162, 1900-451, Setúbal.
Museu do Trabalho Michel Giacometti
O Museu do Trabalho Michel Giacometti está instalado no edifício da ex-fábrica Perienes, integrado num antigo bairro de pescadores, salineiros e operárias conserveiras, e é uma homenagem aos antigos ofícios urbanos ligados ao comércio, serviços e às fábricas de conserva da região de Setúbal.
Apresenta as exposições permanentes “A Indústria Conserveira (da lota à lata)”, “Mundo Rural – coleção etnográfica Michel Giacometti e Génese do Museu” e “Mercearia Liberdade – um património a salvaguardar” e as suas estatuetas em tamanho real são representações fiéis e imperdíveis do passado recente desta região que tanto contribui para a economia portuguesa. Uma aprendizagem para filhos e pais!
Onde: Largo Defensores da República, 2910-470 Setúbal.
Casa Bocage
Esta casa-museu tem uma exposição permanente dedicada à vida e obra do genial poeta Manuel Maria Barbosa du Bocage, natural de Setúbal e que nesta casa nasceu, em 1765.
Apresenta a exposição de longa duração “Bocage – Polémico. Discutido. Genial”, que percorre a cronologia de vida bocagiana, começando na família do poeta e terminando na forma como foi visto e interpretado após a morte, em 1805, aos 40 anos de idade. Aqui está também recriado um quarto semelhante àquele em que viveu em Lisboa, no fim da sua vida.
No piso superior da Casa Bocage está instalado um centro de documentação e biblioteca onde podem ler a obra do poeta setubalense de maior renome.
Encontramos também aqui um arquivo fotográfico de Américo Ribeiro, com um vasto espólio de imagens que retratam a vida do concelho de Setúbal des 1927 a 1992.
Onde: Rua Edmond Bartissol, 12, Setúbal.
Casa da Cultura
A Casa da Cultura é um polo dinamizador da atividade artística desenvolvida no Concelho, e, para as crianças, oferece um sem fim de atividades: de babyoga a leitura para famílias, de espetáculos sensoriais a ateliers de artes plásticas, basta consultar a agenda do serviço educativo para passar um momento divertido com a sua família em terras setubalenses!
Onde: Rua Detrás da Guarda, 26 a 34, 2900 Setúbal.
Convento de Jesus
O Convento e a Igreja de Jesus constituem verdadeiros marcos na história arquitetónica portuguesa, assinalando o início do estilo manuelino – e são lindos, destacando-se no centro de Setúbal pela sua imponência.
O Museu de Setúbal funciona no Convento de Jesus desde 1961 e nele estão guardados os principais tesouros artísticos da cidade, entre os quais os 14 painéis do Retábulo da Igreja de Jesus, conhecidos por “Primitivos de Setúbal”, e considerados por especialistas como um dos conjuntos mais representativos do período renascentista português.
A Igreja de Jesus, assim como o claustro e a Casa do Capítulo do Convento, estão classificados como monumentos nacionais desde 1910 e 1933.
Onde: R. Acácio Barradas 2, 2900-197 Setúbal.
Praça do Bocage
Além da estátua de Bocage, a praça, central e cheia de cor e vida, é o retrato mais fiel de Setúbal e um local onde podem encontrar os melhores restaurantes, lojas e espaços de lazer da cidade.
A Praça do Bocage é o ponto de partida para conhecer Setúbal e os seus ícones! Esta praça é paralela à Avenida Luisa Todi, a mais icónica, e nela podem ver a Câmara Municipal e a Igreja S.Julião; além de que a proximidade à Sé e com as principais ruas da baixa mesmo ao lado o passeio é de interesse garantido.
Museu da Música Mecânica
Mais de 600 instrumentos de música mecânica para ver, ouvir e sentir!
No Museu da Música Mecânica, que fica nos arredores da cidade de Setúbal, podem literalmente tocar em caixas de música, relógios musicais, autómatos, pianos mecânicos, fonógrafos, gramofones, grafonolas e muitas outras peças de âmbito musical. Podem também conhecer as primeiras máquinas que reproduziram o som e gravaram pela primeira vez a voz humana. E que espanto teriam causado na época? Seriam músicos invisíveis?
Todas as peças expostas estão em pleno funcionamento, restauradas, aptas a tocar e a encantar. Um museu que é uma verdadeira caixinha de surpresas… musicais!
Onde: Rua dos Alegrias, Quinta do Rei – Arraiados, 1955-281 Pinhal Novo.
Natureza e Jardins
Moinho de Maré da Mourisca
Visitar o Moinho de Maré da Mourisca é um dos programas mais interessantes que podem em família fazer no Estuário do Sado.
O Moinho de Maré da Mourisca é um dos poucos existentes em Portugal e data de 1601. O moinho funcionou, durante mais de 250 anos, para moagem de cereal e produção de farinha, até chegar a um total estado de abandono.
Foi recuperado pela Reserva Natural do Estuário do Sado em 1995 e hoje é um centro de informação e educação ambiental onde podem aprender enquanto observam pernilongos, flamingos e garças-reais. Também no bar podem deliciar-se com muitos sabores da região, desde doces aos melhores vinhos.
A Herdade da Mourisca é também um dos locais privilegiados no concelho para a prática de observação de aves, atividade também conhecida como birdwatching.
O Gabinete de Turismo do Município disponibiliza aos visitantes binóculos que auxiliam a visualização das espécies, havendo duas propostas identificadas, ambas com grau de dificuldade baixo, e por isso indicadas para as abobrinhas.
Tentem fazer a visita com maré cheia – caso contrário, as crianças podem queixar-se, e com razão, do mau cheiro.
O Moinho de Maré da Mourisca pode ser visitado durante todo o ano, funcionando em horário de verão – de maio e setembro – de quarta-feira a domingo, das 09h30 às 20h30, e de inverno – de outubro a abril – das 10h às 17h.
Onde: Herdade da Mourisca, Setúbal.
Troia e Comporta
A Península de Troia é um destino imperdível para quem está em Setúbal: para lá chegarem, basta apanharem o ferry que faz a ligação entre as duas costas e, com sorte, ainda verão os golfinhos durante a travessia.
Troia é uma espécie de “ilha arenosa” com mais de 25km de comprimento de praias paradisíacas de areia branca onde podem encontrar também outras atrações para toda a família: não deixem de almoçar na Marina de Troia e de visitar as Ruínas, o Porto Palafítico e o Casino! Existem também trilhos pedestres de diferentes dificuldades através dos quais podem explorar as belezas locais.
A Comporta está ali mesmo ao lado e o cenário repete-se: praias paradisíacas e muitas opções para estar em convívio com a natureza.
Descubram o que visitar em Troia com crianças e o que visitar na Comporta com crianças nos nossos artigos.
Parque Natural da Serra da Arrábida
O Parque Natural da Arrábida, ou, como é conhecido lá por fora, “o paraíso português”, é um santuário de beleza natural que pede, por si só, vários dias para explorar e descobrir.
Entre o azul do mar e o verde da serra, as atrações são quase incontáveis, mas não podemos deixar de mencionar, claro, as muitas praias – do Portinho à Figueirinha, dos Galapos aos Galapinhos e à Ribeira do Cavalo -, o Miradouro do Portinho da Arrábida, o Palácio da Comenda, o Convento de Nossa Senhora da Arrábida, os Castelos de Palmela e Sesimbra e o Forte de Santa Maria da Arrábida.
Situada no sopé da Serra da Arrábida, junto ao mar, acessível por barco ou por um caminho de terra construído por um ermitão, está a Gruta da Lapa de Santa Margarida – o acesso é mais complicado para as crianças, mas a visita vale muito a pena.
Portinho da Arrábida
O Portinho da Arrábida é uma pequena aldeia pertencente à freguesia de São Lourenço, no concelho e distrito de Setúbal, que é conhecida pela sua incrível praia, com o mesmo nome. Localiza-se na Serra da Arrábida e, apesar do acesso difícil ao seu areal, vale muito a pena passarem uma manhã ou uma tarde relaxante em família nesta praia de água gelada mas quase paradisíaca.
Apesar da sua pequena dimensão, o Portinho da Arrábida tem outros locais de interesse: o Museu Oceanográfico, a Pedra da Anicha, a Praia do Creiro e a Estação Arqueológica do Creiro.
Parque Urbano de Albarquel
No sopé da serra da Arrábida, e junto do rio, o Parque Urbano de Albarquel oferece uma vista muito bonita para Tróia e para o estuário do Sado, além de ser um espaço verde incrível para descansar, fazer desporto (conta com campos de futebol de praia e de basquetebol), passear e passar momentos felizes em família, por exemplo com caminhadas junto ao Sado.
Podem contar com café-bar com esplanada, restaurante, parque infantil e uma galeria de exposições, um miradouro e parque de estacionamento próprio, além de percursos para andarem de bicicleta juntos.
Onde: Albarquel, Setúbal.
Parque do Bonfim
O Parque do Bonfim é o espaço verde mais antigo do concelho (remonta ao século XVI) e está localizado no centro de Setúbal. Além de um parque infantil e um anfiteatro para espetáculos, neste parque podem encontrar diferentes versões dos Pasmadinhos de Setúbal (uma homenagem a figuras míticas setubalenses), um relógio de sol e o brasão da cidade em pedra.
Os “Pasmadinhos” de Maria Pó, peças de cerâmica de cores vibrantes concebidas por Elsa Rodrigues e Jacek Piatkiewicz, representam personagens típicas da cidade, como o Descarregador de Peixe, o Bocage e a Luísa Todi – é por isso um museu ao ar livre de beleza ímpar.
Permite também a observação de aves aquáticas no lago principal e a observação de mais de 40 espécies arbóreas, entre as quais exemplares classificados como árvores de interesse nacional e um espécime raro de Araucaria bidwillii.
Onde: Av. 22 de Dezembro 51, 2900-206 Setúbal.
Na hora da diversão
A Casa da Avenida
A Casa da Avenida é uma casa, uma galeria de arte, um café. Um espaço cultural que abraça miúdos e graúdos, que oferece ateliers temáticos que desafiam as crianças e as levam além – mas também os adultos podem crescer aqui, contemplar, descansar e descobrir novos mundos.
Onde: Avenida Luisa Todi, 286, 2900 Setúbal.
Jardim da Música
Música, maestro!
Neste bonito espaço verde, construído para homenagear a família de músicos Rosado Pinto e incentivar o gosto pela música, podem explorar em família os diversos instrumentos musicais gigantes espalhados ao longo do parque: um xilofone feito com pesadas pedras, uma caixa de música que se toca aos saltos e triângulos de grande sonoridade, que contribuem para uma divertida descoberta dos sons ao mesmo tempo que promovem o desenvolvimento físico das abobrinhas.
Onde: Rua Engenheiro Henri Perron, Setúbal.
Mercado do Livramento
Visitar um mercado local é sempre uma ótima forma de emergir na cultura local, descobrir sabores tradicionais, traços arquitetónicos e privar de perto com as gentes. O povo de Setúbal é muito acolhedor, as bancas são riquíssimas em peixe fresco, e este espaço, com mais de 140 anos, é considerado um dos melhores mercados – e mais bonitos – do mundo.
Vão adorar conhecê-lo em família, com as suas paredes incríveis de azulejos e as estátuas que representam as profissões típicas da cidade.
Onde: Avenida Luisa Todi, 157, Setúbal 2900-462, Portugal.
Centro Ciência Viva do Lousal
No Centro Ciência Viva do Lousal as abobrinhas viajam no tempo e recuam à época em que a mina do Lousal se encontrava ativa.
Vão poder descobrir os minérios formados há milhões de anos (será ouro? Será prata?) e que foram explorados por muitos mineiros que ali trabalharam, sonharam, e viveram. Um dos módulos de descoberta está instalado nos antigos chuveiros dos mineiros, o Banho da Ciência. Vão receber um banho de conhecimento!
Onde: Avenida Frédéric Velge, 7570-006 Lousal.
Também vos pode interessar:
- Férias em Família: as melhores dicas e sugestões
- Férias com crianças em Portugal: roteiros de Norte a Sul para ir com os miúdos
- Vai viajar com crianças? Saiba tudo para uma super viagem!
- Campos de Férias Portugal: descubram os melhores por todo Portugal
- Campos de Férias em Lisboa
- Campos de Férias Porto
- Os melhores colónias de férias em Portugal com estadia.
- Qual o melhor parque aquático em Portugal? Consulte a nossa seleção
- Parques Aquáticos Lisboa, como Splash Seixal
- Parques Aquáticos no Norte de Portugal como Parque Aquático de Amarante
- Parques Aquáticos no Algarve, como Slide and Splash, Aquashow e Aqualand
- Alojamentos para Famílias:
- Os melhores hotéis para crianças
- Acampar com crianças em Portugal
- Glamping em Portugal: Acampamento de Luxo!
- Espreitem estes sítios giros para fazer turismo rural no Alentejo
Espetacular ! Obrigada !
Não há mais nada?! Setúbal é aborrecida …