Família > Sãos e salvos > Ambiente e Natureza

Os golfinhos do Sado

Os golfinhos do Sado

Curiosidades sobre os golfinhos do Sado.

Já alguma vez viram os golfinhos do Rio Sado? Não? Com a Dolphin Bay podem participar num tour de observação de golfinhos inesquecível! Até lá, descubram algumas curiosidades sobre estes adoráveis mamíferos.

1863: Primeiro registo histórico

José Vicente Barbosa du Bocage descreve pela primeira vez a existência de Golfinhos no Estuário do Sado.

1980: Primeiros trabalhos científicos

Os primeiros estudos científicos sobre os golfinhos do Sado começaram em 1980 com os trabalhos de Teixeira & Duguy (1981), Hussenot (1982), dos Santos (1985) e dos Santos & Lacerda (1987).

2005: População atinge o menor número de indivíduos

Em 2005 a população de roazes do Sado conta apenas com 22 golfinhos. Contudo podemos considerar este ano como ano de mudança, pois a partir desta data a população aumenta e a taxa de mortalidade das crias diminui, desde 2005 nasceram 17 golfinhos e apenas 4 não se encontram na população, actualmente.

2015: Início do projeto de sensibilização

A partir de 2015 foi posto em prática o projecto ” Roazes do Sado” promovido pela Tróia-Natura em parceria com o ICNF, com o objectivo de sensibilizar os navegadores para os comportamentos e atitudes que devem adoptar na presença dos golfinhos. Durante os meses de verão é comum observar a equipa de sensibilizadores no mar.

2018: 31 golfinhos

A população residente de golfinhos do estuário do Sado conta actualmente com 31 golfinhos.

23 adultos, dos quais 9 fêmeas, 5 machos e 9 indivíduos de sexo indeterminado, e completam a população 4 juvenis e 4 crias.

Se encontrar alguma incorreção contacte-nos por favor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *