Família > Passear > Passeios

O que visitar em Troia com crianças

península de troia

Praias paradisíacas, natureza imensa e muito mais!

A Península de Troia é um destino imperdível para quem não sabe o que visitar em Setúbal com crianças: para lá chegarem, basta apanharem o ferry que faz a ligação entre as duas costas e, com sorte, ainda verão os golfinhos durante a travessia.

Troia é uma espécie de “ilha arenosa” com mais de 25km de comprimento de praias paradisíacas de areia branca onde podem encontrar também outras atrações para toda a família! E já que estão pelas redondezas, descubram também o que visitar na Comporta com crianças – são só 18 quilómetros de distância!

Onde ficar

Aqualuz Troia Mar & Rio

Aqualuz Troia piscina exterior

Modernidade, conforto e todos os serviços necessários para garantir a felicidade de pais e filhos fazem do Aqualuz Troia Mar & Rio o local ideal para umas férias em família: a família Pumpkin já lá esteve e gostou muito!

À decoração familiar dos apartamentos aliam-se opções de bem-estar para descansarem do rebuliço da cidade: piscinas interior e exterior, sauna, jacuzzi, banho turco e sala de fitness, além de serviços de massagem para os papás.

A oferta família vai ainda mais longe dando-lhe a oportunidade de pré-reservar os equipamentos de bebé, gratuitamente: espreitem a lista de Baby Concierge para umas férias em família sem preocupações.

Já os mais pequenos podem divertir-se com a equipa de animação ou nos espaços a si dedicados – Baby Corner, Kids Club e Fun Club – mas também são muitas as opções para toda a família passar momentos únicos juntos: das praias às piscinas, passando pelo golfe, campos de ténis, percursos pedestres, visita às Ruínas Romanas ou observação de golfinhos.

Aproveitem também para uma pausa no bar Atrium ou para uma refeição deliciosa: podem experimentar o Beach Bar, na praia, ou o Azimute e o Peninsula, no interior do Aqualuz Troia Lagoa. Depois, é explorar!

Património e Museus

Ruínas Romanas de Troia

Ruinas-Romanas-de-Troia

A poucos minutos da zona central de Troia, viaje no tempo até às ruínas do maior centro industrial de salgas de peixe do Império Romano, ocupado até ao séc. VI. Perca-se pelas habitações, túmulos e pelos banhos quentes e frios.

O percurso de visita convida-vos a recuar até ao séc. I  d.C. e a conhecer um monumento nacional que sobreviveu mais de 2000 anos, com casas, fábricas, termas, mausoléu e necrópole, que identificam a cidadania romana.

São seis séculos de história, entre o séc. I e o séc. VI d.C., num espaço abençoado pela natureza. Troia, a “Pompeia de Setúbal”, conforme foi referida por Hans Christian Andersen, foi pensada à escala do Império.

Onde: 7570-789 Carvalhal GDL, Portugal.

Cais Palafítico da Carrasqueira

cais palafitico da carrasqueira

O Cais Palafítico da Carrasqueira é um dos locais mais visitados do concelho de Alcácer do Sal, onde fica Troia, e é um lugar mágico e muito fotografável (principalmente no pôr do sol), que nasceu da necessidade dos pescadores de contornar o lodo por altura da maré baixa e assim conseguirem chegar às suas embarcações.

Esta obra-prima da arquitetura popular, que remonta às décadas de 50 e 60, é única na Europa e está construída em estacas de madeira irregulares e aparentemente frágeis que servem de embarcadouro aos barcos de pesca que ali acostam. Visualmente, é quase como um labirinto de passadiços que se perde na imensidão azul que é o mar – e com a Arrábida de fundo. É um local cuja paisagem se altera completamente consoante a maré.

Sendo um incontornável ponto de atração turística, o cais continua, ainda, a cumprir a missão para que foi construído.

Onde: Aldeia da Carrasqueira.

Carrasqueira

carrasqueira

Fotografia: http://www.escapadinhas.org

Se estão por Troia e vão visitar o Cais, aproveitem para passar algum tempo na região, já que toda a aldeia da Carrasqueira merece uma visita – além dos restaurantes típicos com a gastronomia local (quem quer choco frito levanta a mão!) podem aprender muito sobre a vida dura dos habitantes, que conciliam a vida no mar com a agricultura, uma forma de sustento cada vez mais em extinção.

Onde: Comporta.

Natureza e Jardins

Trilhos pedestres

percursos pedestres

Em Troia poderá percorrer dois trilhos distintos que lhe vão permitir conhecer a natureza da península de uma forma única: o Trilho da Caldeira e Pinhal e o Trilho da Praia e Duna.

Ambos os percursos estão devidamente assinalados, existindo mapas com todas as explicações sobre a fauna e a flora com que se vão cruzar ao longo do passeio. Existem percursos mais curtos, que poderão explorar com crianças.

Espreitem aqui os mapas de trilhos do Trilho da Caldeira e Pinhal e do Trilho da Praia e Duna.

Praias de Troia

praia de troia

As Praias de Troia são lindíssimas, tranquilas, com um areal muito limpo, uma vista incrível para Setúbal e a Serra da Arrábida, e com o bónus de as águas serem transparentes, calmas e tépidas.

Libertem os mais pequenos pelos 15 quilómetros de praias, sem que as brincadeiras e os salpicos vão parar à toalha do vizinho do lado.

As mais conhecidas são a Praia Atlântica de Soltroia e a Praia Bico das Lulas, onde existe a oportunidade de experimentar canoa, padle e outros desportos aquáticos.

Há excelentes condições de acessibilidade para pessoas com deficiência.

Na hora da diversão

Marina de Troia

marina de troia

A Península de Tróia é reconhecida pela sua beleza natural com as suas paisagens únicas sobre a Serra da Arrábida e a Reserva Natural do Estuário do Sado. É neste contexto que se ergue a Marina de Troia, incrível por isso para um passeio e, depois, para repor energias com uma excelente refeição num dos vários restaurantes ali “estacionados”. Podem também conhecer os muitos bares e lojas, todos cheios de pinta.

Ah! Não é um programa adequado para famílias, mas se conseguirem deixar as abobrinhas em segurança e com uma companhia que vos deixe tranquilos, podem ir apostar algumas fichas numa noite a dois no Casino.

A Marina de Troia tem capacidade para cerca de 180 embarcações e ótimas condições para os entusiastas da “vida marinha”.

Onde: R. da Aroeira, 7570-789, Troia.

Troia Golf

troia golf

Situado entre o Estuário do Sado e a Serra da Arrábida, o Troia Golf Championship Course é um campo de golf com 18 buracos, par 72 e 6.317 metros de comprimento, que se estende ao longo da praia, com magníficas vistas para o mar.

Para aqueles que não se safam tão bem com os tacos, o Clubhouse oferece a possibilidade de saborear uma deliciosa refeição tendo o lago como cenário.

Onde: Complexo Turistico de Troia, Carvalhal, Grândola7570-789, Portugal. 

A cidade de Bocage e os seus arredores são um templo da natureza - mas há em Setúbal muito mais para conhecer.

Da cidade eu vou fugir, vou pró sol da Caparica!

Quer viva em Lisboa quer esteja apenas de passagem, de certeza que vai adorar visitar Lisboa através dos nossos olhos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *