O que visitar na Comporta com crianças - Pumpkin.pt

O que visitar na Comporta com crianças

o que visitar na comporta -praia do pego

18 quilómetros separam a Península de Troia da Comporta, mas muitas são as pessoas que ainda confundem as duas localidades.

De facto, Troia e Comporta são zonas próximas; uma é a extensão da outra. A Península de Troia e a Comporta pertencem ao Estuário do Sado situado no distrito de Setúbal, e são contínuas uma à outra: quando as praias de Troia terminam, as da Comporta começam.

No entanto, Troia e Comporta são locais diferentes e cada um conta com atrativos próprios e muito especiais.

Ferry Setúbal-Troia: como chegar a Troia!

Os Pais Pumpkin são apaixonados por esta região, tendo escolhido uma praia incrível na Comporta como cenário do seu casamento e optando muitas vezes por Troia para umas férias relaxantes tanto no Verão como em épocas mais amenas.

Aconselhamos vivamente a que aproveitem uns dias de descanso para explorar esta região e conhecer melhor a Comporta e a Península de Troia, principalmente agora que o bom tempo começa a instalar-se e os fins-de-semana pedem por momentos em família na natureza, com sol e muita aventura.

Nós já vos dissemos o que visitar em Troia com crianças e agora trazemos um guia giríssimo com o que visitar na Comporta cheio de atividades para famílias!

O que visitar na Comporta com crianças

A Herdade da Comporta é o refúgio de férias de várias famílias reais europeias e foi considerada, pela revista Condé Nast Traveler, a “nova Croácia”, um local onde todos podem relaxar.

Saiba o que visitar na Comporta e por que é este o destino ideal para umas férias com as crianças. Já sabem: as casinhas azuis e brancas estão por todo o lado e são lindas!

Onde ficar

Apesar de existirem algumas opções de alojamento na Comporta, não é muita a oferta de hóteis pensados para receber famílias, principalmente com crianças pequenas. Recomendamos por isso que fiquem alojados no Aqualuz Troia Mar & Rio, localizado a apenas 20 minutos de carro do centro da Comporta.

Por estar tão próximo das duas aldeias, e por oferecer tanto conforto às famílias, é a opção ideal para quem quer conhecer a região!

Aqualuz Troia Mar & Rio

Aqualuz Troia piscina exterior

A verdade é que o Aqualuz Troia é um hotel perfeito para famílias em qualquer altura do ano, com apartamentos confortáveis e atividades organizadas a pensar nos mais pequenos.

E agora, em época de desconfinamento e onde temos a segurança como preocupação máxima, o Aqualuz Troia preparou, cuidadosamente, a vossa visita, de forma a preservar o bem-estar de toda a família.

Por isso, boas notícias! Se querem aproveitar para descansar sem se preocuparem com os riscos, temos uma surpresa para vocês:

Usando o código PUMPKIN20 podem usufruir 10% de desconto para reservas efetuadas entre os dias 24 de maio e 31 de agosto, para estadias de 1 de junho a 31 de agosto!

Património e Museus

Museu do Arroz

museu do arroz

Situado numa antiga fábrica de descasque de arroz, construída em 1952, o Museu do Arroz permite recuar no tempo e compreender melhor a importância do arroz para o desenvolvimento económico da Herdade da Comporta.

Há maquinaria em exposição, instrumentos das oficinas e textos, fotografias e vídeos que contam a história do arroz e da fábrica na região.

Depois da visita podem deliciar-se no restaurante do Museu do Arroz, onde o ingrediente de destaque é, obviamente, o arroz! Das bolinhas de arroz ao arroz de tamboril as opções são muitas… e tipicamente portuguesas. Uma delícia!

As visitas ao Museu do Arroz acontecem temporariamente sob marcação e apenas para grupos superiores a 10 pessoas. Existe a possiblidade de marcação de visitas conjuntas ao Museu do Arroz e às Ruínas Romanas de Tróia.Onde: N261 Km 0, 7580-612 Comporta.

Casa da Cultura Comporta

casa da cultura comporta

A Casa da Cultura Comporta é o resultado da reabilitação de um Antigo Celeiro de Arroz e do Antigo Cinema da Comporta.

Localizado no coração da Aldeia da Comporta, este espaço promove e divulga a arte, cultura e atividades locais. Ao mesmo tempo, assume-se como uma plataforma de comunicação para marcas, artistas, artesãos, patrocinadores, que se quer ligada à sustentabilidade, ao respeito pela natureza e à identidade local.

Os visitantes podem encantar-se com a produção local e, claro, levar para casa as suas obras favoritas, enquanto ouvem boa música. Um passeio muito divertido para toda a família!

Onde: Rua do Secador, 7580-648 Comporta.

Cais Palafítico da Carrasqueira

cais palafitico da carrasqueira

O Cais Palafítico da Carrasqueira fica a quatro quilómetros da Comporta e é um lugar mágico e muito fotografável (principalmente no pôr do sol), que nasceu da necessidade dos pescadores de contornar o lodo por altura da maré baixa e assim conseguirem chegar às suas embarcações.

Esta obra-prima da arquitetura popular, que remonta às décadas de 50 e 60, é única na Europa e está construída em estacas de madeira irregulares e aparentemente frágeis que servem de embarcadouro aos barcos de pesca que ali acostam.

Visualmente, é quase como um labirinto de passadiços que se perde na imensidão azul que é o mar – e com a Arrábida de fundo. É um local cuja paisagem se altera completamente consoante a maré.

Sendo um incontornável ponto de atração turística, o cais continua, ainda, a cumprir a missão para que foi construído.

Onde: Aldeia da Carrasqueira.

Carrasqueira

carrasqueira
Fotografia: http://www.escapadinhas.org

Depois de visitar o Cais, aproveitem para passar algum tempo na região, já que toda a aldeia da Carrasqueira merece uma visita – além dos restaurantes típicos com a gastronomia local (quem quer choco frito levanta a mão!) podem aprender muito sobre a vida dura dos habitantes, que conciliam a vida no mar com a agricultura, uma forma de sustento cada vez mais em extinção.

Onde: Comporta.

Natureza e Jardins

Praia do Pego

praia do pego

Existem três praias balneares na Comporta: a Praia da Comporta, a Praia do Carvalhal e a Praia do Pego. As três oferecem o mesmo cenário idílico: areia branca, palhotas, espreguiçadeiras e mar calmo. As três foram distinguidas com os selos de Qualidade, Bandeira Azul e Praia Acessível, permitindo que pessoas de mobilidade reduzida possam também desfrutar deste paraíso, e a Praia da Comporta e a Praia do Pego possuem ainda certificação ambiental.

São, por isso, praias excelentes para toda a família aproveitar os dias mais quentes. Escolhemos a Praia do Pego pelo seu atrativo extra: em 2015, o restaurante Sal, que serve quem descansa no seu areal, foi considerado o melhor bar/restaurante de praia do mundo pelos leitores da revista Condé Nast Traveler. O preço médio por pessoa é de 35/40€.

Vão perder a oportunidade de provar os seus pratos, tradicionais e com sabor a mar?

Vala Real

vala real

A Vala Real é o principal canal de alimentação de água à várzea de arroz. Nas margens da Vala, podem ser avistadas variadíssimas espécies animais que ali vão beber água e que tornam esta zona tão rica na sua biodiversidade.

Que tal conhecerem esta que é uma das grandes atrações da Comporta a bordo de um kayak? Preparados para uma experiência só apta para os mais aventureiros?

Os coletes e a certeza de uma dia bem passado estão incluidos no preço, que podem ser consultados no site da Cavalos na Areia.

Onde: Estrada Nacional 261, km 6, Torre, 7580-681, Comporta.

Na hora da diversão

Lavanda

lavanda

O edifício da antiga Padaria da Comporta mantém os traços típicos da região, mas, nas mãos de Cathrine Austad, uma norueguesa apaixonada pela localidade, ganhou uma nova vida: é, agora, uma loja de decoração e de roupa, mas também um espaço para snacks e sumos saudáveis.

O Colmo Bar, aberto durante os meses de junho, julho, agosto e setembro, é o local ideal para um pequeno-almoço incrível antes da ida para a praia. Antes, ou depois, têm tempo para compor o vosso armário de verão – a loja é focada em roupa feminina e masculina – com peças giríssimas.

A Lavanda está aberta todos os dias entre março e outubro. Entre novembro e fevereiro abre apenas aos fins-de-semana e feriados.

Onde: Largo São João, 7580-624 Comporta.

Passeios a cavalo

o que visitar na comporta - cavalos comporta

Que tal um passeio inesquecível pelas deslumbrantes paisagens que a Comporta tem para oferecer? E que tal fazer esse passeio montados a cavalo? Uau! A Cavalos na Areia tem dez cavalos, muito dóceis e pacientes, habituados a todo o tipo de cavaleiros – até mesmo crianças.

Esta é uma experiência incrível para toda a família e que promete ficar nas memórias de todos. Mesmo que nunca tenham montado, o instrutor José Ribeira irá garantir o conforto e confiança de todos.

Consultem a disponibilidade e o orçamento das três experiências na Cavalos na Areia.

Onde: Estrada Nacional 261, km 6, Torre, 7580-681, Comporta.

Tudo sobre férias em família:

Um comentário em “O que visitar na Comporta com crianças

  1. Sofia Macieira Junho 29, 2020

    Excelente artigo!

Este artigo foi útil para si?

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (2  votos, média:   5,00  em 5)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *