Do Parque Natural da Ria Formosa tudo o que escrevermos corre o risco de, rapidamente, estar desatualizado: é que o Parque é formado um sistema de lagoas único e em permanente mudança, dependente do movimento contínuo dos ventos, das correntes e das marés.
Foi recentemente eleito como uma das 7 Maravilhas Naturais de Portugal e essa distinção já nos poupa muitas palavras: as suas cinco ilhas e as duas penínsulas são de uma beleza ímpar e é obrigatório visitá-las se estiverem pelo Algarve.
O sistema de ilhas-barreira da Ria Formosa (ilhas que separam as lagunas do mar) apresenta algumas características únicas ou raras no conjunto dos sistemas semelhantes à volta do mundo.
Uma das curiosidades mais interessantes sobre estas Ilhas é a da própria disposição geral do sistema, que forma um triângulo escaleno (um vértice do qual é o chamado cabo de Santa Maria, localizado na ilha da Barreta).
As características do sistema de ilhas-barreira da Ria Formosa não permitem uma ocupação intensa e permanente, mas, ainda assim, convidam à visita. O Parque estende-se pelas cidades de Loulé, Faro, Olhão, Tavira e Vila Real de Sto. António e é por isso um motivo extra para irem ao sul do país… em qualquer altura do ano!
Mapa do Parque Natural da Ria Formosa

Roteiro Entre-Marés: a app para explorar a biodiversidade!

Porque os habitats marinhos despertam muita curiosidade e têm muito para nos ensinar, o IE-ULisboa e o Departamento de Informática da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa criaram uma app interativa que guia a aprendizagem sobre os oceanos e a riqueza biológica destas zonas!
Fiquem a saber tudo sobre a Roteiro Entre-Marés, que cobre as zonas da Área Marinha Protegida das Avencas e Parque Natural da Ria Formosa. A app foi desenhada a pensar nos alunos do 3º ciclo, mas pode ser usada tanto em contexto escolar como familiar. Está disponível para download gratuito!
O que visitar no Parque Natural da Ria Formosa
Centro de Educação Ambiental de Marim
Fotografia: lands.pt
O Centro de Educação Ambiental de Marim alberga também a sede do Parque Natural da Ria Formosa e é uma quinta à beira da ria Formosa. Convincente o suficiente, não?
Podem começar a explorar o Parque Natural aqui, porque é um espaço de cultura e lazer onde vos explicam as características mais curiosas da fauna, flora e geografia do local.
Depois, podem fazer observação de vários grupos selvagens de avifauna, conhecer o moinho-de-maré de Marim e os vários vestigios da ocupação romana, encantarem-se com as habitações tradicionais e explorar dunas, sapais, mata, charcos de água doce e lagoas.
Existe um percurso de interpretação da natureza, fácil e circular, que é ideal para toda a família.
Faro – Península de Ancão

Fotografia: Hotel Faro
Faro é uma cidade milenar que, muito além de ser capital da região, merece ser visitada pela sua beleza e vida!
As suas pequenas ilhas podem ser visitadas de barco – ao mar, capitães! – mas a Ilha de Faro é também acessível de carro. Se estão à procura de dias de aventura em família esta é a região ideal: podem fazer caminhadas pela natureza, andar de bicicleta e de barco, observar muitos pássaros, conhecer praias quase desertas e dar mergulhos refrescantes nas águas locais, de temperatura sempre tão amena, sem perder de vista ao mesmo tempo aquele toque citadino e moderno que a cidade de Faro oferece.
É mesmo o melhor de dois mundos!
A gastronomia local, muito assente no marisco da Ria Formosa, é também incontornável. Que delícia!
Tavira

A Família Pumpkin adora Tavira!
Aproveitem para explorar o centro histórico de Tavira a pé, uma cidade de cruzamento de diversos povos e culturas. O rio Gilão corre pela cidade, com várias pontes para atravessar. Durante o verão, o centro tem um ambiente muito especial, com as lojas abertas até mais tarde. Também não percam a oportunidade de fazer um roteiro gastronómico pelas excelentes pastelarias na zona das arcadas, ideais para descansar os pés e provar as especialidades deliciosas, como doces algarvios, folhados de Tavira e Dom Rodrigo.
Não deixem de visitar também a Praia de Barril: têm de estacionar o carro perto das Pedras del Rey, atravessar uma pequena ponte sobre a Ria Formosa e fazer um percurso de 1,5kms a pé, já que não são permitidas bicicletas nem veículos motorizados. Nos meses de verão podem apanhar um comboio até à praia. As abobrinhas adoraram essa forma gira de transporte!
Se pretendem ficar aqui por mais do que um dia, não deixem de espreitar as nossas sugestões sobre o que fazer em Tavira com crianças!
Ilha da Culatra

Fotografia: discoverportugal2day.com
A Ilha da Culatra é provavelmente uma das mais autênticas e genuínas regiões do Algarve e, nas suas aldeias habitadas por pescadores, a animação é uma constante – ao contrário daquilo que, se calhar, muitos imaginam!
Talvez seja cansativo para as abobrinhas, mas, se puderem, não deixem de percorrer a pé o Percurso da Ilha da Culatra (5,6km de ida e volta) para descobrir a aldeia da Culatra mas também a praia, a fauna e a flora tão especiais desta região.
Cerro da Cabeça

Fotografia: PerNatur
O Cerro da Cabeça fica em Olhão e, a 250 quilómetros de altitude, permite observar as planícies costeiras, o mar e as serras, sendo um local de observação único do Parque Natural da Ria Formosa porque permite que abracem com os olhos a imensa diversidade de paisagens do local.
Deem um salto (não literal, por favor!) à Gruta da Ladroeira Grande, que fica muito próxima do cimo do Cerro da Cabeça e que funcionou, há muito, muito tempo, como uma gruta-santuário.
A fauna no Parque Natural da Ria Formosa

Um paraíso para os amantes da observação de aves, o Parque Natural da Ria Formosa é umas das áreas mais importantes para as aves aquáticas em Portugal: durante o inverno, é casa de mais de 20.000 aves aquáticas!
Toda a zona é muito importante como zona de passagem para as migrações entre o Norte da Europa e África e abriga espécies raras em Portugal como a Galinha-sultana, ave eleita como símbolo do Parque Natural, e outras espécies amorosas como os coloridos flamingos. Conseguem ver ali ao fundo aquele pontinho cor-de-rosa?
Neste Parque Natural podem também encontrar outros animais em vias de extinção: o famoso Cão de Água Português – lembram-se de Bo, o cão do Obama? – uma raça algarvia em risco de desaparecer, e também o camaleão e o cavalo-marinho.
Alojamento no Parque Natural da Ria Formosa
Por estarem com crianças e por uma questão de acesso mais rápido e fácil a diversas infraestruturas de apoio, recomendamos que procurem alojamento em Faro, Tavira ou Olhão, centros citadinos que oferecem todo o conforto e diversão para famílias!
Também lhe pode interessar
- Parques Naturais em Portugal: quais são e o que neles visitar?
- Saiba o que visitar no Algarve com Crianças!
- Quais os melhores sítios a visitar com crianças e em família? Nós dizemos!
- Férias em Portugal: roteiros de norte a sul do país.
Este artigo foi útil para si?