Família > Passear > Sitios a visitar

Parque Natural de Montesinho

Parque Natural de Montesinho

Nenhuma outra área protegida expressa tão bem o contraste das estações do ano como Montesinho!

O Parque Natural de Montesinho é um dos maiores parques naturais dos 12 existentes no país. Está situado na Região de Trás – os – Montes abrangendo a parte norte dos concelhos de Bragança e Vinhais, que fazem parte da chamada Terra Fria Transmontana. Destaca-se no parque a Serra de Montesinho que dá o nome ao Parque!

Montesinho
Fotografia: avozdetrasosmontes.pt

Passeios

Parque Montesinho

No Parque Natural de Montesinho exitem 6 percursos pedestres por aldeias que podem ser feitos pelas abobrinhas e pela sua família. Venham descobrir quais! 😉

Vejam melhor o Mapa do Parque Natural de Montesinho aqui. 🙂

Dine

Passeio Dine

Passeio frondoso nos arredores da aldeia de Dine, bem no centro geográfico do parque natural. No passeio vai encontrar os antigos fornos de cal, a gruta do neolítico, o moinho e zona de banhos e, do alto da montanha, irá vislumbrar uma paisagem magnífica!

Guadramil

Guadramil

Passeio na zona de caça nacional da Lombada, junto à aldeia de Guadramil, vai alcançar um ponto alto de bonita paisagem, depois um caminho junto ao pinhal (onde com sorte pode ver algum lobo 😮 ) e, na parte final, uma zona de lameiros onde bem cedo pela manhã pastam corços e veados.

Moimenta

Moimenta

No passeio nos arredores da aldeia de Moimenta, concelho de Vinhais, vão alcançar um miradouro com uma paisagem magnífica. Depois de passarem a ponte nova, continuam junto ao rio até chegar à ponte medieval onde, no Verão, podem ficar mais fresquinhos com um banho!

Montesinho

Montesinho 2

O passeio no alto da Serra de Montesinho sobe da povoação até à barragem da Serra Serrada por entre caminhos e formações graníticas bastante singulares. O circuito faz-se depois numa descida por caminhos e carvalhais.

Quintanilha

Quintanilha

O passeio pelas margens e arredores do rio Maçãs, que faz fronteira com Espanha junto à aldeia de Quintanilha tem duas opções, sendo uma mais longa e outra mais curta. Junto ao rio existem diversas áreas de lazer e descanso bem como uma zona de banhos, o que faz deste passeio uma boa opção para os dias mais quentes de Verão.

Vilarinho

Vilarinho

O passeio desenvolve-se nas margens da ribeira do Ornal e do rio Baceiro, marcada pela intensa vegetação, azinheiras e carvalhos. Podem encontrar pontos de interesse como os lameiros e a zona de merendas do Stº Amaro, o forno de cal perto da aldeia de Cova de Lua e três moinhos de água ao longo do percurso. 🙂

Comer

Comer Montesinho

Escolham um dia bonito para passear sobre o Parque Natural de Montesinho e façam um piquenique com as abobrinhas nas mesas, que estão espalhadas pelo parque. Levem uma boa refeição para partilhar, vejam no nosso artigo quais os melhores snacks para comer durante o dia e o mais importante de tudo, ÁGUA!

Alojamento

Alojamento Montesinho

Existem 40 lugares individuais, todos amplos e com muita sombra, destinados a tendas, caravanas e autocaravanas, com capacidade total para 140 pessoas. Os lugares têm bastante autonomia uns dos outros por forma a garantir o maior conforto e privacidade das abobrinhas. O lugar ideal para pernoitar e ter uma noite descansada junto da natureza! 🙂

Vejam mais informações no site oficial do Parque Natural de Montesinho.

Tudo sobre férias em família:

Férias em família em Portugal: explore as sugestões da Pumpkin

Descubra quando ir e quais os Museus Grátis por todo o país

Veja as recomendações dos nossos leitores de sítios a visitar com crianças por todo o país

Espreite as nossas dicas para viajar em família sem stress

Também lhe pode interessar:

Formada inicialmente entre o século XI e XII, na região que era conhecida como Benquerença, a cidade e a sua fortaleza prosperaram em uma região fronteiriça!

Uma praia fluvial à "beirinha" de uma Barragem, rodeada por vários tons de verde que faz dela um cenário que parece tirado de uma pintura.

Situada a norte, a esplendorosa região de Trás-os-Montes é ideal para umas férias em família!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *