Família > Passear > Sitios a visitar

Parque Natural de Montesinho: um lugar incrível!

Parque Natural de Montesinho

Nenhuma outra área protegida expressa tão bem o contraste das estações do ano como Montesinho!

O Parque Natural de Montesinho é um dos maiores parques naturais dos 12 existentes no país. Está situado na Região de Trás – os – Montes abrangendo a parte norte dos concelhos de Bragança e Vinhais, que fazem parte da chamada Terra Fria Transmontana. Destaca-se no parque a Serra de Montesinho que dá o nome ao Parque!

Mapa do Parque Natural de Montesinho

Parque Montesinho

Vejam melhor o Mapa do Parque Natural de Montesinho aqui. 🙂

O que visitar no Parque Natural de Montesinho?

No Parque Natural de Montesinho exitem 6 percursos pedestres por aldeias que podem ser feitos pelas abobrinhas e pela sua família. Venham descobrir quais!

Dine

Passeio Dine

Passeio nos arredores da aldeia de Dine, bem no centro do parque natural. No passeio vão encontrar os antigos fornos de cal, a gruta do neolítico, o moinho e zona de banhos e, do alto da montanha, podem contemplar uma paisagem magnífica!

Na aldeia existe uma pequena casa-museu com exposição dos artefactos encontrados na gruta, da responsabilidade da D. Judite (basta perguntar na aldeia) que é uma fonte viva de histórias e experiências que não podem deixar de conhecer.

Guadramil

Guadramil

Se fizerem este passeio na zona de caça nacional da Lombada, junto à aldeia de Guadramil, vão alcançar um ponto alto de bonita paisagem, depois um caminho junto ao pinhal (onde com sorte podem ver algum lobo!) e, na parte final, uma zona de lameiros onde bem cedo pela manhã pastam corços e veados. Vale a pena acordar de madrugada para, de longe, observar estes animais tão especiais!

Um dos melhores passeios para observação de fauna no parque.

Moimenta

Moimenta

No passeio nos arredores da aldeia de Moimenta, concelho de Vinhais, vão alcançar um miradouro com uma paisagem magnífica. Depois de passarem a ponte nova, continuam junto ao rio até chegar à ponte medieval onde, no Verão, podem ficar mais fresquinhos com um banho!

parte final do trajecto, sempre a subir, será feita na calçada romana ainda bem preservada.

Montesinho

Montesinho 2

O passeio no alto da Serra de Montesinho sobe da povoação até à barragem da Serra Serrada por entre caminhos e formações graníticas bastante singulares. O circuito faz-se depois numa descida por caminhos e carvalhais.

Destaca-se a paisagem e a aldeia de Montesinho e as suas casas típicas muito bem preservadas.

Quintanilha

Quintanilha

Ao fazerem o passeio pelas margens e arredores do rio Maçãs, que faz fronteira com Espanha junto à aldeia de Quintanilha, podem optar por dois trilhos, sendo um mais longo e outra mais curto.

Junto ao rio existem diversas áreas de lazer e descanso bem como uma zona de banhos, o que faz deste passeio uma boa opção para os dias mais quentes de Verão.

Na aldeia vai encontrar um pequeno bar tradicional onde se pode petiscar e beber um refresco.

Vilarinho

Vilarinho

O passeio desenvolve-se nas margens da ribeira do Ornal e do rio Baceiro, marcadas pela intensa vegetação, azinheiras e carvalhos. Podem encontrar pontos de interesse como os lameiros e a zona de merendas do Stº Amaro, o forno de cal perto da aldeia de Cova de Lua e três moinhos de água ao longo do percurso.

Trata-se de um passeio simples mas muito interessante e onde poderá refrescar-se junto à ponte do Parâmio.

Parque Biológico de Vinhais

parque biológico de vinhais informações

Aqui há muita natureza por desbravar! Explorem o Parque Biológico de Vinhais, que está dentro do Parque Natural de Montesinho, com tempo, e não se esqueçam de levar convosco água, chapéus e mantimentos para o passeio. Todos os pólos têm um observatório em madeira onde podem encontrar informação relativa à fauna e flora de cada área.

Dentro do Parque Biológico de Vinhais passem pelo Parque Verde de Artes e Ofícios, um espaço que pretende revitalizar e dar a conhecer os usos e costumes da região.

Esta área é constituída por várias casas em madeira onde estão expostos diferentes objetos relacionados aos ciclos produtivos da agricultura que outrora se praticava. Painéis informativos em cada stand explicam do que se trata cada instrumento/equipamento e as fotografias servem para melhor elucidação.

Aproveitem ainda para visitar o Museu de Arte Sacra e a sua preciosa coleção de arte sacra composta de peças de ourivesaria, paramentaria, estatuária, pintura, mobiliário, gravura e arquivo documental de épocas antigas.

Conheçam todos os pólos e saibam o que fazer no Parque Biológico de Vinhais!

Onde comer no Parque Nacional de Montesinho?

Comer Montesinho

Escolham um dia bonito para passear sobre o Parque Natural de Montesinho e façam um piquenique com as abobrinhas nas mesas, que estão espalhadas pelo parque. Levem uma boa refeição para partilhar, vejam no nosso artigo quais os melhores snacks para comer durante o dia e o mais importante de tudo, ÁGUA!

Os animais no Parque Natural de Montesinho

No Parque Natural de Montesinho existem 240 espécies animais, sendo 150 delas aves – este é o destino perfeito para quem adora contemplar os céus cheios de animais de asas abertas na sua imponência.

Alojamento no Parque Natural de Montesinho

Alojamento Montesinho

Existem 40 lugares individuais, todos amplos e com muita sombra, destinados a tendas, caravanas e autocaravanas, com capacidade total para 140 pessoas. Os lugares têm bastante autonomia uns dos outros por forma a garantir o maior conforto e privacidade das abobrinhas. O lugar ideal para pernoitar e ter uma noite descansada junto da natureza! 🙂

Vejam mais informações no site oficial do Parque Natural de Montesinho.

Também lhe pode interessar:

 Parques Naturais em Portugal: quais são e o que neles visitar?

– Descubram o que visitar em Bragança com crianças!

– Quais os melhores sítios a visitar com crianças e em família? Nós dizemos!

– Férias em Portugal: roteiros de norte a sul do país.

Formada inicialmente entre o século XI e XII, na região que era conhecida como Benquerença, a cidade e a sua fortaleza prosperaram em uma região fronteiriça!

Uma praia fluvial à "beirinha" de uma Barragem, rodeada por vários tons de verde que faz dela um cenário que parece tirado de uma pintura.

Situada a norte, a esplendorosa região de Trás-os-Montes é ideal para umas férias em família!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *