O que visitar no Alto Alentejo com crianças: roteiro familiar - Pumpkin.pt

O que visitar no Alto Alentejo com crianças

Alto Alentejo

Entre barragens e ruínas, a sua família pode desfrutar de umas excelentes férias revitalizantes. Venham descobrir o que visitar no Alto Alentejo com crianças, muita diversão, aprendizagem e ar puro!

O que visitar no Alto Alentejo com crianças?

Monte Selvagem

Monte Selvagem Lavre Alentejo O que visitar no Alto Alentejo com crianças
FOTOGRAFIA: MONTE SELVAGEM

Zebras, camelos, pavões, macacos e muito mais! Pode conhecer todas estas especies no Monte Selvagem. Um lugar incrivel que une o Alentejo à Natureza.

Num montado típico alentejano de sobreiros e azinheiras, várias espécies de plantas, animais selvagens e domésticos encontram um Refúgio de Bem-estar, que, com o apoio de uma equipa de trabalho dedicada e muitos equipamentos de lazer e recreio, constituem um parque temático onde pode, em simultâneo, aprender, divertir-se e interagir com a Natureza e o Mundo Animal.

Fluviário de Mora

fluviário de mora O que visitar no Alto Alentejo com crianças
FOTOGRAFIA: FLUVIÁRIO DE MORA

Vamos conhecer a diversidade fluvial? O Fluviário de Mora é um lugar que não pode perder, porque os miúdos vão adorar!

O sonho do Fluviário nasceu no dia 11 de Fevereiro de 2001. Seis anos depois, o Fluviário de Mora, o primeiro grande aquário de água doce da Europa, é inaugurado no Dia da Água – o primeiro dia da Primavera.

O conjunto das exposições, visualizadas através de modelos vivos e dinâmicos, é uma mais valia na apreensão de amplos e abrangentes conhecimentos relacionados com a percepção da importância da biodiversidade e da riqueza ecológica associada, dos programas de conservação da natureza.

Aproveitem e adiram ao bilhete conjunto Fluviário de Mora + Museu Interativo do Megalitismo, que vos dá acesso a ambas as atrações! Podem encontrá-lo no preçário do site do Museu ou do Fluviário.

Museu Interativo do Megalitismo

o que fazer no alto alentejo com crianças

O Museu Interativo do Megalitismo fica no Concelho de Mora, bem no centro da vila e a escassos quilómetros do Fluviário. É o único do género em todo o país e desde 2016 que conta histórias sobre o património histórico-cultural que reside bem no coração de Mora.

Para quem não sabe, o Megalitismo refere-se às primeiras grandes construções em pedra, durante o período pré-histórico. Só na Europa, existem mais de 35 mil pedras megalíticas! Incrível, não é?

O museu tem 4 edifícios, nos quais poderão encontrar 3 espaços dedicados ao quotidiano das antigas populações, filmes em 3D que nos proporciona viagens no tempo, mesas interativas e até um homem em tamanho real a fazer placas de xisto! Existem também espaços de lazer para jovens e crianças de acesso livre, assim como jogos lúdicos e interativos que as abobrinhas vão adorar.

Aproveitem e adiram ao bilhete conjunto Fluviário de Mora + Museu Interativo do Megalitismo, que vos dá acesso a ambas as atrações! Podem encontrá-lo no preçário do site do Museu ou do Fluviário.

Mais informações: Museu Interativo do Megalitismo

Centro de Ciência do Café

O Centro de Ciência do Café nasce do desejo do Comendador Rui Nabeiro, um homem que continua a dedicar a sua vida ao café, de criar um espaço com características únicas em Portugal, na Europa, e mesmo a nível mundial, que transmita o conhecimento existente sobre temáticas relacionadas com o café.

É um edifício com uma área total de 3426 m2, que está localizado na simpática vila de Campo Maior, ponto geográfico estratégico que o permite ser visitado quer por portugueses quer pelos vizinhos espanhóis.

Um centro moderno que alia conhecimento, divulgação técnico-científica, informação e atividades interativas, e que pretende promover a cultura do café através da criação de espaços dinâmicos do conhecimento e lazer, onde se estimule a curiosidade e o desejo de aprender.

Mais informações: CC do Café

Évora – Ruínas e Cidade

templo-diana

Évora, cidade histórica no coração do Alentejo,é herdeira de um rico e variado património cultural, construído e preservado ao longo do tempo. Sem dúvida, um local de paragem obrigatória no Alto Alentejo.

Saibam tudo o que visitar em Évora com crianças

Monsaraz

o que visitar no alto alentejo com crianças monsaraz

A Vila Medieval de Monsaraz é, atualmente, a varanda do Grande Lago de Alqueva, constituindo-se como um dos mais bonitos postais turísticos de Portugal.

A sua envolvente deixa recuar o nosso imaginário por muitos séculos e a presença de mais de 150 monumentos megalíticos dá-nos o prazer de percorrermos estórias com mais de cinco mil anos.

 Não pode perder: 

  • Castelo de Monsaraz;
  • Igreja Matriz de Santa Maria da Lagoa;
  • Cromeleque do Xerez;
  • Menir do Barrocal;
  • Menir do Outeiro;
  • Menir da Bolhoa;
  • Rocha dos Namorados;
  • Antas do Olival da Pega.

Mais informações: Monsaraz

Barragem do Alqueva

O que fazer no alto alentejo com crianças barragem do alqueva

A Barragem de Alqueva é um ótimo local para descansar em família. É conhecida por ser a maior reserva de água do país – com uma albufeira com 250 km² e mais de 1100 kms de margens – e é também o maior lago artificial da Europa.

A Albufeira de Alqueva veio ainda criar novas possibilidades de desenvolvimento turístico.

Mais informações: Roteiro do Alqueva

Marvão

A Mui Nobre e Sempre Leal Vila de Marvão localiza-se no Distrito de Portalegre, região Alentejo e sub-região do Alto Alentejo.

A vila e as montanhas escarpadas em que se localiza estão inscritas na lista de candidatos a Património Mundial da UNESCO desde 2000.

Do alto de uma escarpa rochosa, a mais de 800 metros de altitude, a vila de Marvão domina a paisagem. A enorme estrutura defensiva de muralhas e baluartes abraça o conjunto edificado, guardando toda a singularidade do burgo medieval. Nascida por razões defensivas, é a única fortificação portuguesa que manteve valor estratégico até ao século XIX e também a que apresenta um mais rico património histórico-militar.

A não perder em Marvão:

  • Passeios de BTT, a cavalo ou em carros clássicos.
  • Percursos Pedestres.
  • Monumentos: Ponte Quinhentista, Igreja de Sta. Maria, Cidade Romana de Ammaia, Fornos de Cal, Torre da Portagem.
  • Museus: Casa da Cultura, Moinho da Cova, Museu Municipal, Ammaia Cidade Romana.

Mais informações: CM Marvão

Têm mais recomendações sobre o que visitar no Alto Alentejo com crianças? Contem-nos tudo nos comentários! 🙂

Tudo para um verão em família:

Também vos pode interessar:

4 comentários em “O que visitar no Alto Alentejo com crianças

  1. Cristina Nunes Abril 3, 2020

    Aqui é a , Cristina Nunes eu gostei muito do seu artigo seu conteúdo vem me ajudando bastante, muito obrigada.

    1. Dani Gonçalves - Equipa Pumpkin Abril 3, 2020

      Agradecemos o feedback, Cristina 🙂

      Saudações abobrinhas!

  2. Carlos Miranda Julho 12, 2020

    Equipa Pumpkin… Quem vai à Mora ao Fluviario não pode perder a ida ao Museu Megalítico, que até tem bilhete em conjunto..

    http://www.museumegalitismomora.pt/

    1. Dani Gonçalves - Equipa Pumpkin Julho 16, 2020

      Olá, Carlos!

      Muito obrigada pela dica, vamos acrescentar à nossa lista 🙂

      Saudações abobrinhas

Este artigo foi útil para si?

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (3 votes, average: 4,67 out of 5)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *