Família > Passear > Passeios

O que visitar no Litoral Alentejano com crianças

alentejo-litoral

Fotografia: http://www.visitalentejo.pt

O Litoral Alentejano é dos locais mais bonitos e privilegiados do nosso País!

A maravilhosa costa convida-nos irrecusavelmente a descobrir a Natureza e o que de mais simples há na vida. Para fugir da agitação citadina e recarregar a alma e o espírito não há melhor como o litoral alentejano, e são imensos os programas que podem fazer em família, desde os mais aventureiros a trabalhos artesanais, sem nunca esquecer o contacto com o mar numa super aula de surf…

O que visitar no Litoral Alentejano com crianças?

Zmar

zmar Bungalows

O 1º Eco Campo situado na Zambujeira do Mar, na Costa Vicentina, conta com 81 hectares de Turismo Sustentável: um conceito de bem-estar familiar original, único na sua localização e proposta: a sua pegada ecológica, as suas instalações amplas, modernas e bem equipadas, fazem deste um espaço a conhecer. Com várias actividades e alojamentos, para descansar ou divertir-se em Harmonia com a Natureza.

Para os miúdos destacamos…

– Para a época balnear que se avizinha, a maravilhosa piscina de ondas, que são activadas de hora a hora, durante 10 minutos.

– Os Workshops & Ateliers super convidativos a explorar a Mãe Natureza.

– O Parque de Diversões, onde toda a área é concebida de modo a que todos os brinquedos estejam conectados, formando assim um circuito que permite a pais e filhos estar juntos em constante descoberta e exploração de novas experiências.

– Uma actividade gira e gratuita a não perder é levar as crianças a alimentar os animais. Sempre que as condições climatéricas assim o permitirem, o Zmar organiza visitas aos diversos animais que vivem na Herdade: as crianças e pais têm a oportunidade de alimentar os burros, as cabras, as ovelhas, os patos, os gansos e as araras, e de conhecer os seus hábitos alimentares, o seu habitat, o tempo de gestação e mais algumas curiosidades sobre estes animais.

– E se calhar aos pequenos celebrarem as suas primaveras, no decorrer das vossas férias, têm sempre a oportunidade de realizar Festas de Aniversário com ateliers, karaoke ou jogos tradicionais, sempre com o acompanhamento de monitores e com vários programas e menus disponíveis.

Mais informações: Zmar

Praias da Costa Alentejana – Rota Vicentina

costa vicentina
Fotografia: My Best Hotel

Somos absolutamente privilegiados pela nossa extensa costa. Recomendamos que façam a maravilhosa Rota Vicentina, uma grande rota pedestre no Sudoeste de Portugal, entre a cidade de Santiago do Cacém e o Cabo de S. Vicente, totalizando 350 km para caminhar, ao longo de uma das mais belas e bem preservadas zonas costeiras do sul da Europa. Uma experiência única que Portugal oferece.

Conheça a lista de praias a não perder: Porto Covo, Ilha do Pessegueiro, Milfontes, Zambujeira do Mar, Almograve, Praia Vale dos Homens, Praia da Aberta Nova, Arrifana, Praia da Bordeira ou Carrapateira, Praia do Amado, Praia de Odeceixe eLagoa de Santo André.

Mais informações: Rota Vicentina

Aulas de Surf na Costa Alentejana

surf crianças

A nossa abobrinha mais crescida adora água e continua a surpreender-nos sempre com o seu tão à vontade! Já experimentámos ter aulas na Escola Surf Esla e gostámos muito. 🙂

Aqui ficam outros locais de que poderão também gostar: Costa AzulArrifana SurfschoolThe Surf ExperienceSurf School CompanySagres NaturaOdeceixe Surf SchoolLagos Surf Safari.

Passeios de Burro

Passeio de Burro

Este ano, depois de um saltinho ao Zmar, tivemos a oportunidade de conhecer os burros da Sofia – Burros e Artes -, situados no Vale das Amoreiras, no concelho de Aljezur.

Aqui os percursos poderão levá-lo por vales e colinas verdejantes, espinhaços com vistas maravilhosas desde o mar até à Serra de Monchique, pelo Parque Natural do SW Alentejano e Costa Vicentina, do norte ao sul do Concelho de Aljezur até as terras vizinhas, do Cabo de S. Vicente ao Alentejo.

A quinta Vale de Amoreiras está circundada por cerca de 50 hectares de plena natureza, na cauda da Serra de Monchique e também do Parque Natural. Fica a 3km da Vila de Aljezur e a 10km da sua magnífica costa. Trata-se de uma antiga quinta, muito bem cuidada.

Mais informações: Burros & Artes

Atelier de chocolate em Odemira

Atelier de chocolate em Odemira

O concelho de Odemira dispõe de um inestimável património de atividades artesanais. Essa riqueza está patente na variedade e qualidade das obras produzidas pelos nossos artesãos, na diversidade das técnicas e dos materiais utilizados e na autenticidade com que integram os modos de vida e de sentir da população local.

A Cestaria, Cerâmica, Olaria, Tecelagem, Latoaria, Fabrico e Empalhamento de Cadeiras, Violas Campaniças, Miniaturas de Atividades Locais e de Alfaias Agrícolas, Abegoaria são alguns exemplos da diversidade de criações tanto ligadas a atividades económicas específicas como à imaginação e à Arte Popular.

Também considerado enquanto “trabalho” artesanal, são os Chocolates da Beatriz, uma fábrica de chocolate artesanal, situada em Odemira. Lá pode provar a vasta oferta de sabores e aproveitar para levar uma caixinha de presente para alguém especial.

Mais informações: Chocolates Beatriz

Centro de Ciência Viva do Lousal

Centro Ciência Viva do Lousal - Minas
Fonte de Imagem: Centro Ciência Viva do Lousal

No Centro Ciência Viva do Lousal todos os visitantes são convidados a viajar no tempo e a recuar à época em que a mina do Lousal se encontrava ativa, onde minérios formados há milhões de anos foram explorados por milhares de mineiros que ali cultivaram os seus anseios, viveram os seus amores, viram os seus filhos crescer, cuidaram dos seus idosos. Hoje é de novo futuro, terra re-inventada pela vontade de muitos e sustentada pelo mais rico dos minérios: o Conhecimento. Lousal, sempre Lousal.

Nem só de exposições e módulos interativos vive o Centro Ciência Viva do Lousal. Jogos e experiências laboratoriais estimulam ainda mais a fascinante viagem ao mundo da ciência.

Vejam mais sobre o Centro Ciência Viva do Lousal no nosso artigo.

Badoca Safari Park

Badoca Safari Park

O Badoca Safari Park é um parque natural, com uma área de 90 hectares, que o convida a passar um dia diferente no meio da natureza, e a conhecer a beleza da vida animal, em plena liberdade.

Localizado em Vila Nova de Santo André, no concelho de Santiago do Cacém, entre a planície e o mar, a pouco mais de 1h de Lisboa, o parque conta, actualmente, com cerca de 600 animais selvagens pertencentes a 75 espécies diferentes.

Além do safari que proporciona um contacto directo com animais selvagens, em plena liberdade, a oferta global do parque inlcui um show de aves de rapina e várias infra-estruturas lúdicas e pedagógicas, como o Parque dos Cangurus, o Lago dos Flamingos e Íbis, o Parque dos Coatis, o Jardim das Aves Exóticas e um Parque Infantil.

Mais informações: Badoca Safari Park 

Tudo sobre férias em família:

Férias em família em Portugal: explore as sugestões da Pumpkin

Descubra quando ir e quais os Museus Grátis por todo o país

Veja as recomendações dos nossos leitores de sítios a visitar com crianças por todo o país

Espreite as nossas dicas para viajar em família sem stress

Também lhe pode interessar:

O Alto Alentejo é uma zona imperdível, onde a história portuguesa está de mãos dadas com a natureza.

A região do Baixo Alentejo interior tem imenso para oferecer!

As atividades e locais mais giros para o melhor verão de sempre!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *