Família > Passear > Passeios

O que fazer em Mértola com crianças

O que fazer em Mértola com crianças

A região do Baixo Alentejo interior tem imenso para oferecer!

Pelo Alentejo profundo, com toda a família

A paisagem é belíssima e permite explorar ao máximo a natureza, com a observação de aves, e com passeios a pé, de bicicleta e até de canoa, enquanto que as praias fluviais nos dão a oportunidade de nos refrescarmos depois.

A cultura e os museus tampouco ficam esquecidos, numa região que visitámos em 4 dias e com uma filhota de dois anos. As férias, calmas e relaxantes, foram ideais para descansar e repor as energias.

Ficámos próximo de Mértola, que tem enorme um património arqueológico, com vestígios que remontam à presença romana – chamava-se então Mirtilis.

Com a invasão dos povos do Norte de África em 711, Mértola passa a chamar-se Martulah e a sua posição privilegiada no ultimo troço navegável do Guadiana proporcionou um enorme crescimento à cidade, o que pode ser testemunhado visitando o Núcleo de Arte Islâmica do Museu de Mértola.

No final do século XIX, com a descoberta do filão mineiro em S. Domingos, o Concelho de Mértola conhece uma nova época de prosperidade. Porém, em finais da década de cinquenta, a exploração mineira diminuiu. Em 1965, a Mina encerrou definitivamente, levando centenas de famílias a abandonar a região em busca de oportunidades de trabalho.

Com uma história tão rica há imenso para explorar. Deixamos algumas sugestões de locais a não perder.

O que fazer em Mértola com crianças

Vila de Mértola

O Castelo e o núcleo museológico são locais imperdíveis e de muita história.  

Mina de São Domingos

Este circuito com placards explicativos da actividade mineira e da geologia da zona é excelente para um passeio de bicicleta para toda a família, terminando num mergulho na praia fluvial.

Praia Fluvial de São Domingos

Situada numa albufeira, está vigiada e tem um café restaurante e casas de banho de apoio.

Porto Fluvial do Pomarão

Era daqui que partiam os barcos com o minério – a paisagem é linda.

Pulo do Lobo

A norte de Mértola, onde o Guadiana é  apertado por uma garganta tão estreita que pode ser transposta por um só salto de lobo.

Azenhas do Guadiana

Antigos moinhos de água junto à Vila de Mértola. Notem que vale a pena a visita para ver a paisagem mas o local não é seguro para tomar banho. Apesar de ser indicada como praia fluvial, não está vigiada e é perigoso nadar ali, já tendo mesmo ocorrido afogamentos.

O que gostámos mais:

A praia fluvial das Minas de São Domingos é muito agradável, e está bem servida por um café-restaurante com muita sombra. Para a nossa filhota, foi o sítio preferido!

Recomendações:

– As temperaturas durante o verão são bastante altas, será melhor programar este passeio para outra altura do ano – e a Primavera, quando as flores desabrocham é uma altura ideal.

– Se forem no Verão, como nos aconteceu, aproveitem as horas mais quentes para descansar e bebam muita água.

– A comida regional é deliciosa, mas pode ser um pouco pesada para as crianças e nem sempre há opções alternativas  – vão preparados para isso.

– Se as crianças precisarem de cadeirinha para as refeições, procurem levá-la convosco, porque encontrámos poucos restaurantes com equipamentos para elas.

– O Festival Islâmico que decorre de 2 em 2 anos em Maio é um evento a não perder, com imensa animação e 4 dias de souk, o mercado árabe improvisado nas ruas da vila velha e pela noite concertos de música que atraem curiosos ou entusiastas de ritmos exóticos. O ultimo foi em 2017. Saibam mais em www.festivalislamicodemertola.com.

Tudo sobre férias em família:

Férias em família em Portugal: explore as sugestões da Pumpkin

Descubra quando ir e quais os Museus Grátis por todo o país

Veja as recomendações dos nossos leitores de sítios a visitar com crianças por todo o país

Espreite as nossas dicas para viajar em família sem stress

Também lhe pode interessar:

O Litoral Alentejano é dos locais mais bonitos e privilegiados do nosso País!

O Alto Alentejo é uma zona imperdível, onde a história portuguesa está de mãos dadas com a natureza.

As atividades e locais mais giros para o melhor verão de sempre!

Se encontrar alguma incorreção contacte-nos por favor.