Família > Passear > Sitios a visitar

Praias Fluviais do Alentejo: planícies alentejanas nos aguardem!

praia fluvial de monsaraz - capa

Foto: Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz

Em agosto, pleno verão, queremos é sopas e descanso! E que tal ir descansar ali às praias fluviais do alentejo?

As férias dos mais pequenos chegaram no final de junho, mas só agora é tempo de ir finalmente de férias em família.

Aqui vos trazemos muitas sugestões para aproveitar ao máximo esta pausa para recarregar baterias e aproveitarem o tempo de diversão em família.

Se estão pela terra da sopinha fria – gaspacho-, das migas, da típica açorda de bacalhau, não se esqueçam que nessa região faz muito calor e há que combatê-lo com todas as armas possíveis – escondendo-se debaixo das sombras, fechando-se nas casas fresquinhas ou então, o que melhor do que ir a banhos? Aproveitem e vão conhecer as praias fluviais do Alentejo.

As planícies alentejanas e as suas paisagens irão proporcionar-vos momentos de magia e paz.

Neste território podem ficar a conhecer algumas das praias mais conhecidas, bem como os refúgios ainda por descobrir!

Estamos constantemente a acrescentar mais praias. Se conhecerem alguma que gostem e achem que deva fazer parte da lista, partilhem connosco!

Praias Fluviais do Alentejo:

1. Praia Fluvial de Mourão

praia-fluvial-mourao - passadiço de madeira

Um local tranquilo, não muito populado, rodeado pelo rio, onde os chapéus de palha e as sombrinhas fazem as honras da casa nas horas mais quentes, permitindo uma sesta bem à moda alentejana. Esta é a descrição da Praia Fluvial de Mourão, situada no Interior do Alentejo.

Descubram mais sobre a praia no artigo “Praia Fluvial de Mourão: mesmo às portas de Espanha”.

 

2. Praia Fluvial Mosaraz

praia fluvial de monsaraz - infraestruturas
Foto: Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz

Em pleno Alentejo e junto ao rio Guadiana, poderá encontrar a Praia Fluvial de Monsaraz, um local tranquilo e com infraestruturas que garantem que todos são bem tratados e têm facilidade de acesso.

Portanto, se se encontrarem pelo interior alentejano, não há razão para não darem um pulinho até Monsaraz e se refrescarem no Guadiana, enquanto contemplam uma paisagem tipicamente alentejana.

Saibam mais no “Praia Fluvial de Monsaraz: O Oásis Alentejano”.

 

3. Praia Fluvial da Mina de São Domingos

praias fluviais do alentejo - praia mina de são domingos

A pacata aldeia do interior alentejano Mina de São Domingos, mesmo rente à fronteira com Espanha, alberga a Praia Fluvial da Mina de São Domingos, onde para além destes chapéus de praia pode ver um maravilhoso por do sol espelhado nas transparências do rio.

Condecorada com Bandeira Azul, esta é uma praia que prima pela limpeza não só do seu areal, bem como da sua água.

4. Praia Fluvial da Portagem

praias fluviais do alentejo - praia fluvial da portagem
Foto: Blog As Nossas Fugas

Em Marvão, o rio Sever forma, na Praia Fluvial da Portagem, uma piscina natural entre duas pontes. Aqui podem encontrar várias infraestruturas, como piscinas, parques infantis, parques de merendas e muitas outras, proporcionando momentos divertidos e refrescantes em família.

Tudo para que tenha um belo dia de descanso e muita aventura!

 

5. Praia Fluvial de Avis

praias fluviais do alentejo - praia fluvial de avis
Foto: Sítio Praias Fluviais

Situada na Barragem de Maranhão, a praia fluvial de Avis, em Portalegre, é um complexo que possui infraestruturas de lazer que vos irão permitir aproveitar o melhor que há na zona, especialmente na barragem.

No parque de merendas podem usufruir das suas refeições tranquilamente. Tem ainda um parque infantil para os mais pequenos e um bar para os pais descansarem e beberem algo refrescante para aguentar o calor tórrido que tanto caracteriza a região.

Além disso, é importante referir que esta é uma praia acessível a todos, possuindo infraestruturas que permitem mais facilmente a mobilidade de pessoas portadoras de deficiências motoras ou mobilidade reduzida.

Caso pretendam pernoitar na zona, saiba que existe um parque de campismo muito perto. Desta forma, poderão aproveitar ainda mais a tranquilidade das planícies alentejanas.

E agora, o que não se pode esquecer para que estas sejam umas grandes férias!

Para que tudo corra pelo melhor não se esqueçam de levar proteção solar: assim ninguém apanha queimaduras – não é só com o fogo que não se brinca, com o sol também não! Quanto às refeições, podem sempre aproveitar o facto de estarem a passear para estender uma toalha e fazer um piquenique.

Caso queiram fazê-lo fora das praias fluviais, espreitem o melhor parque de merendas da vossa região: temos sugestões de sítios por todo o país. Não deixem de preparar receitas para piquenique, práticas e fáceis de fazer – será um piquenique tão delicioso quanto divertido.

Se quiserem passar só uma parte do dia numa praia fluvial, poderão sempre aproveitar a tarde ou a manhã num parque aquático, onde a aventura e a diversão estão asseguradas, ou não fosse esta uma receita infalível para roubar muitas gargalhadas aos pequenotes aí de casa!

Vai continuar viagem e seguir para outro ponto do país, veja então as Praias Fluviais em Portugal.

Tranquilidade, paz e campo com sol e descanso. Esta é a receita para recarregar baterias numas férias (ainda que curtas). A Praia Fluvial de Mourão proporciona-lhe isso tudo e ainda mais quantas diversões!

À beira do Rio Guadiana, poderá encontrar uma paisagem tipicamente alentejana, mas com um bónus: com uma praia fluvial para se refrescar.

Pois é, ainda dá tempo de juntar toda a família para aproveitarem... à volta da mesa!

No Verão ou no Inverno, o nosso país é de uma diversidade e riqueza enormes, e por isso os destinos e sítios a visitar com crianças multiplicam-se.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *