Família > Passear > Passeios

O que visitar no Algarve com crianças

O que visitar no Algarve com crianças

As atividades e locais mais giros para o melhor verão de sempre!

Vão de férias para o sul? Saibam o que visitar no Algarve com crianças!

Chegados os meses de verão, muitas famílias rumam a sul para desfrutar das praias e de águas mais quentinhas do Algarve. No entanto, o Algarve é um local incrível para famílias em qualquer altura do ano.

Recolhemos as atividades para criança mais interessantes e os locais mais giros, para que possam viver as férias mais divertidas de sempre!

Se tiverem outras sugestões, partilhem connosco.

O que fazer em Faro

Centro Ciência Viva do Algarve

O tema da exposição principal do CCVAlg é o MAR, com vários módulos dedicados ao mar, aquários o jardim “energia sem fim”, dedicado às energias renováveis, a estufa, e a açoteia, espaço com vários módulos e uma vista fantástica para a Ria Formosa.

Onde: Rua Comandante Francisco Manuel, Faro

Mais informações: Centro Ciência Viva do Algarve

Parque Natural da Ria Formosa

Formosamar

Há várias formas de conhecer as Ilhas da Ria Formosa, considerada uma das 7 Maravilhas Naturais de Portugal.

Explorem o Parque Natural, visitando as cidades e vilas que se desenvolveram em comunhão com a Ria, desfrutando dos vastos areais das ilhas-barreira, percorrendo os trilhos pedestres que o atravessam ou através de passeios de barco.

Encantem-se com a graciosidade das aves aquáticas e apurem o olhar porque poderão encontrar outro importante habitante da Ria Formosa: o camaleão.

São vários os passeios de barco – com partidas de Faro e de Tavira – e as atividades de turismo na natureza desenvolvidas pela Formosamar no Parque Natural da Ria Formosa.

Onde: Avenida da República – Stand 1, Doca de Recreio de Faro – 8000-078 Faro.

O que fazer em Tavira

A Família Pumpkin já passou férias na região e conta-vos tudo o que fazer em Tavira com crianças: monumentos a visitar, praias imperdíveis e restaurantes deliciosos. Aqui deixamos algumas dicas também.

Torre de Tavira

Oferece a mais deslumbrante e privilegiada vista sobre a cidade, uma viagem de 360 graus sobre o património histórico-cultural de Tavira. Um guia oferece uma explicação sobre a cidade, feita a partir dos seus monumentos, da sua cultura e da sua história.

Onde: Calçada da Galeria, nº 12, Tavira

Mais informações: Torre de Tavira

Centro Ciência Viva de Tavira

Centro de Ciência Viva de Tavira - Aprender

Visita a exposição interativa sobre água com várias atividades interativas para as crianças, com atividades lúdicas e científicas nas tardes do verão.

Onde: R. Freixinho de Vides 21-22, 8800-318 Tavira

Vejam mais informações sobre o Centro Ciência Viva de Tavira no nosso artigo.

O que fazer em Portimão

Slide&Splash

Um dos melhores parques aquático do pais e Europa, perto de Lagoa, com imensas opções de divertimento na agua, desde piscinas até escorregas de todos os tipos diferentes. Slide & Splash tem uma grande área de relva para relaxar e aproveitar o sol.

Onde: E.N. 125 Vale de Deus – Estombar, Lagoa

Mais informações: Slide&Splash

Krazy World

Krazy World Algarve

Para um dia diferente recheado de entretenimento, o KrazyWorld tem vários animais exóticos, podendo disfrutar das piscinas para refrescar nos dias mais quentes, passeios de pónei, saltar nos insufláveis, jogar no minigolfe de 18 buraco ou experimentar Arborismo, percorrendo o cimo das árvores para uma experiência diferente.

Onde: Estrada Algoz – Messines, 8365-907 Algoz

Mais informações: KrazyWorld

Quinta Pedagógica de Portimão

Uma quinta rural com uma área de lago, zonas verdes e de lazer onde podem encontrar vacas, burros, patos, galinhas, coelhos, cabras e ovelhas, entre outros animais característicos de uma quinta. Tem ainda uma horta e um pomar e uma área específica para as ervas aromáticas.

Onde: Aldeia Nova da Boavista, Portimão

Mais informações: CM Portimão

Kartódromo Internacional do Algarve

katodromo internacional do algarve
Fotografia: Visit Portimão

Neste espaço em Portimão, para além das pistas normais, há também uma pista para crianças até aos 6 anos de idade, pelo que todos vão poder acelerar!

O Kartódromo Internacional do Algarve é, sem dúvida, um espaço de lazer e entretenimento para as famílias e as abobrinhas mais radicais, que aqui encontrarão um local de grande diversão.

Onde: Sítio do Escampadinho, Mexilhoeira Grande.

Mais informações: KIA – Kartódromo Internacional do Algarve

Navio Pirata Santa Bernarda

Navio Pirata Santa Bernarda

Que tal um passeio pela costa algarvia a bordo de um navio pirata cheio de História(s)? Os miúdos vão delirar e os pais vão agradecer as vistas relaxantes e as autênticas descobertas das grutas mais bonitas!

Reserve o seu bilhete na banca n° 5 perto da Capitania de Portimão ou online.

Onde: Cais Vasco da Gama, Portimão.

Mais informações: Santa Bernarda

Parque da Juventude

parque da juventude

O Parque da Juventude em Portimão é um espaço ao ar livre incrível, e onde podem passear, usufruir da natureza em família ou praticar desporto.

No Parque da Juventude de Portimão é possível acelerar numa pista de carros telecomandados ou descobrir as curvas e contracurvas de uma pista BMX.

Neste espaço privilegiado de atividades para crianças há, claro e ainda, um parque infantilequipado com muitas diversões, bem como um bar esplanada para um momento de descanso em família. E pavões!

Onde: Urbanização Alto Pacheco LA, 8500-510 Portimão.

Burro Ville

burro ville

Na Burro Ville encontram burros são de raça mirandesa, uma raça autóctone portuguesa característica da região de Terra de Miranda e anteriormente em vias de extinção.

São naturalmente dóceis e afáveis. Lindos! E esperam pela visita de toda a família para explorar vários percursos pelo campo. Imersão na natureza!

Onde: Sítio do Descampadinho, CP 515Z, 8500-163 Mexilhoeira Grande, Portimão.

Mais informações: Burro Ville

Parque da Mina

Parque-da-Mina_ponte-sobre-a-cascata

Situado a 9km de Portimão, o Parque da Mina é o complemento perfeito às férias na praia e nos parques aquáticos!

No Parque da Mina vão poder viajar no tempo, visitando uma casa senhorial do séc. XVIII, assim como conhecer algumas tradições da Serra de Monchique, a mercearia, o sapateiro, a carpintaria, a costureira, a destilaria de medronho, a agricultura, o fabrico do pão e do mel, a extração de minério, o fabrico do carvão vegetal e ainda ver e interagir com muitos animais de quinta.

Vão explorar meios de transporte antigos, apreciar o miradouro, aventurarem-se na ponte suspensa sobre a cascata e perderem-se (de riso) num espaço de ilusões com labirinto de espelhos!

Há ainda espaços para diversão infantil e piqueniques em família!

No Parque da Mina vive-se uma dupla fantástica aventura, entre cultura e diversão.

Onde: Sítio do Vale de Boi, CCI 171, Caldas de Monchique, 8550-391 Monchique.

Mais informações: Parque da Mina

O que fazer em Albufeira

Zoomarine

O Zoomarine é um parque cheio de atividades, perto da Albufeira, com golfinhos, focas, leões-marinhos, aves de rapina, tartarugas e tubarões. Tem também espaços de diversão, filmes 4D e os mais jovens podem participar nas suas atividades de tempos livres.

Onde: Guia, 8201-864 Albufeira.

Aqualand

aqualand algarve

Com o Rainbow Park e o Paraíso Infantil vai ser difícil tirar os miúdos do Aqualand Algarve! Com áreas definidas para todas as idades é muito mais fácil orientarem-se: Adrenaline Fun para os mais aventureiros, Family Fun para a Família e para os miúdos o Kidzworld.

E no Family Fun? Estão preparados para mergulhar na Surf Beach, uma piscina com areia e ondas do mar? Nesta área há também uma Piscina Semi-Olímpica e tapetes de diversão!

Onde: E.N. 125 – Sítio das Areias, Apartado 11 8365-908, Alcantarilha, Algarve.

FIESA

fiesa sandcity

O FIESA é a maior exposição de escultura em areia já construída e realiza-se desde 2003 em Pêra, no Algarve, atraindo, anualmente, milhares de visitantes.

O festival é edificado por um conjunto de escultores, de várias nacionalidades, que aqui exploram diversas técnicas de esculpir em areia, produzindo peças originais que se destacam pela magnitude, pela técnica e pela estética.

O FIESA é considerado o maior evento do género em todo o mundo por utilizar quarenta mil toneladas de areia, numa área de construção de 15.000 m2, com esculturas que chegam a atingir os doze metros de altura e reproduzem, com grande detalhe, pessoas, objectos e cenários alusivos a um tema.

Em 2019 abre a 8 de junho com o tema “A Volta ao Mundo”.

Onde: Estrada Municipal 524, Areias de Pêra, 8365-201 Pêra, Faro, Portugal.

Quinta da Saudade

quinta da saudade

Realiza passeios a cavalo pelos campos dunares da Praia Grande e junto à Lagoa dos Salgados, proporcionando um contacto com várias espécies de animais protegidas e os seus habitats naturais.

Onde: Quinta da Saudade, Guia – Albufeira

Mais informações: Quinta da Saudade

Dolphins Driven

Para crianças a partir dos 3 anos, estes passeios de visualização de golfinhos da Marina de Albufeira são uma excelente forma de conhecer a famosa costa Algarvia, e de ver estes simpáticos animais no seu habitat natural e estado selvagem.

Onde: Estaleiros da Marina de Albufeira, Largo das Docas – Boxe nº 2 – 8200-394 Albufeira

Mais informações: Dolphins Driven

Uma aventura à pirata em Albufeira

aventura-pirata

Imagine o que seria se pudesse levar o seu filho a andar num barco de piratas durante duas horas de pura diversão. Pois agora tudo isto é possível, se a sua família adora aventura não pode perder este passeio num barco pirata. Uma autêntica diversão para todos.

Onde: Albufeira

Vejam mais sobre a aventura de pirata no nosso artigo.

Gymboree Albufeira

Gymboree.Albufeira

Um sítio excelente para as crianças brincam ou participam em atividades giras no centro comercial de Albufeira Shopping.

Morada: Rua do Município, Lt 32, Piso -1 Albufeira

Mais informações: Gymboree

O que fazer em Lagos

Zoo de Lagos

Zoo de Lagos

O Zoo de Lagos é um parque bem planeado e com muita sombra onde encontram mais de 150 espécies de animais, incluindo chimpanzés, morcegos da Tailândia, tartarugas e variadíssimas aves, entre lagos, jardins e parques infantis para a alegria dos pequenitos.

Onde:  Quinta Figueiras, Sitio do Medronhal, Barão de São João, Lagos

Mais informações: Zoo de Lagos

Parque Aventura de Lagos

parque aventura de lagos

Estão a sentir-se muito radicais? Então o Parque Aventura de Lagos é o local certo para se divertirem em família! Podem escolher entre desafiar os vossos limites e fazer arborismo – são diferentes níveis consoante a experiência e a idade dos participantes, mas a duração é sempre de 3h – ou jogar uma emocionante e divertida partida de paintball, principalmente se estiverem com mais famílias amigas e tiverem um número suficiente de adultos e abobrinhas prontos a disparar.

Parao paintball são necessários pelo menos 6 jogadores e todos os participantes têm que ter mais de 10 anos. Para fazer arborismo a idade mínima é a de 4 anos.

Para atividades de grupo é necessário reservar previamente. Se quiserem fazer arborismo e forem menos de 8 participantes não é necessário fazer marcação, basta aparecer e respirar fundo para ganhar coragem!

Onde: Rua Sophia de Mello Breyner Andresen, Meia Praia, 8600 – 295 Lagos.

Mais informações e preços: Parque Aventura de Lagos

Museu da Cera dos Descobrimentos

museu de cera dos descobrimentos

Lagos teve um papel importante nos período dos descobrimentos portugueses: em 1415 partiram de Lagos os conquistadores de Ceuta, em 1419, as naus que descobriram a Madeira, em 1427, as que descobriram os Açores, e em 1434, partiu daqui Gil Eanes, para dobrar o cabo Bojador. Também em 1458 e 1472 saíram de Lagos naus para a conquista de Alcácer-Ceguer, Arzila e Tânger.

Conheçam a História dos Descobrimentos de forma didática mas também divertida, através de um espetáculo temático, em 16 diferentes cenas: desde a Batalha de Aljubarrota, passando pelo Casamento de D. João I e Filipa de Lencastre (Tratado de Windsor), a Conquista de Ceuta, o Descobrimento do Brasil, a Chegada de Vasco da Gama à Índia, entre muitos outros episódios emblemáticos da História Portuguesa.

E tudo isto olhos nos olhos com Pedro Álvares Cabral!

Onde: Urbanização Marina da Lagos – Edifício Astrolábio, Lote 24 Loja 3   8600-315 Lagos.

Mais informações: Museu de Cera dos Descobrimentos

Museu do Mercado de Escravos

mercado de escravos

Em 2009, na zona extra-muros da cidade (Vale da Gafaria), a intervenção arqueológica que acompanhou a construção de um parque de estacionamento subterrâneo permitiu identificar uma lixeira da época moderna e, no meio desta, um número significativo de esqueletos humanos (mais de 150) que os estudos vieram a comprovar tratar-se de africanos levados para Lagos como mercadoria pelas rotas comerciais de escravos.

Como se encontravam doentes ou moribundos, foram descartados naquele local junto com outros dejetos urbanos. O Museu do Mercado de Escravos faz referência a este episódio como ponto de partida para um memorial que se quer de alerta, para que não se repita. O Museu é interativo e mostra de forma muito interessante e apelativa para as abobrinhas parte da nossa História, sendo um excelente ponto de partida para falar de temáticas como a do racismo.

O edifício construído no local onde funcionou o que se presume tenha sido o primeiro Mercado de Escravos da região. Na Praça do Infante, onde está localizado o Museu, podem ainda a Igreja Matriz de Lagos e a estátua de homenagem a D. Henrique.

Onde: Praça Infante Dom Henrique, 8600-525 Lagos.

Mais informações: Mercado de Escravos – Núcleo Museológico Rota da Escravatura

Castelo dos Governadores

castelo dos governadores

A região de Lagos foi ocupada por povos desde a pré-história, supondo-se que as defesas da cidade de Lagos, tiveram início com os romanos, depois ocupada por visigodos e muçulmanos. No entanto, supõe-se que o Castelo dos Governadores é de construção mourisca.

Por volta de 1642, durante a Guerra da Restauração, foram reforçadas a defesas do castelo, cuja estrutura viria a ser muito afectada pelo terramoto de 1755. O sistema defensivo de Lagos, com poucos vestígios da fortificação medieval, está classificado como Monumento Nacional.

Onde: R. Bombeiros Voluntários de Lagos 18, 8600-315 Lagos. 

Centro Ciência Viva de Lagos

ciência viva lagos

A exposição principal do Centro Ciência Viva de Lagos, “Do Astrolábio ao GPS”, trata dos Descobrimentos e da Navegação.

Afinal, foi de Lagos que partiram muitas caravelas em direção a terras desconhecidas. Mas, se pensam que vão encontrar um espaço de personalidade nostálgica, sempre a olhar para trás, desenganem-se. Apesar do Centro ter uma queda assumida pelo passado – às vezes entusiasma-se e, quando damos por nós, já viajámos milhões de anos –, é um espaço muito à frente!

Apesar das exposições se dedicarem aos Descobrimentos, o Centro tem uma certa inclinação para as modernices. Na Oficina Dóing, encontram uma impressora e canetas 3D, robôs e uma arena para a realização de reações em cadeia, para além dos drones na piscina e pelo ar ou outros robôs.

Onde: Rua Dr. Faria e Silva 34, 8600-734 Lagos

Mais informações: Centro Ciência Viva de Lagos

Pro Putting Garden

pro putting garden

O Pro Putting Garden promete diversão para todas as idades e competição a sério para golfers profissionais! Quem é que vai conseguir fazer mais bolas entrarem nos holes?

O Parque é, além do mais, lindíssimo e com uma vista incrível sob toda a cidade de Lagos e o mar a perder de vista, pelo que aliam os momentos de união e desporto em família a uma visão panorâmica inesquecível.

Onde: Estrada da Ponta da Piedade, 8600-544, Lagos.

Mais informações: Pro Putting Garden

O que fazer em Vilamoura

Family Golf Parkfamily golf park

O maior parque de minigolfe da Europa fica no centro de Vilamoura. Faça uma viagem à época romana, desfrutando de uma área rodeada de espaços verdes e aventurando-se nos 2 percursos de mini-golfe com 18 buracos. Ou, então, relaxe simplesmente na esplanada enquanto os filhotes brincam no espaço infantil. Várias atividades durante o mês de Julho e Agosto.

Onde: Rua dos Marmeleiros, Quarteira, Vilamoura

Mais informações: Family Golf Park 

O que fazer em Loulé

Aquashow

Parque com uma variedade de atividades, próximo de Quarteira, com diversão para toda a família. Tem escorregas, montanhas russas, piscina infantil e de ondas, mas também espetáculos de araras, repteis e aves de rapina.

Onde: Semino E.N 396 8125 – 303 Quarteira

Mais informações: Aquashow

Karting Almancil Fun Park

Para toda a família há uma oferta variada, com opções atrás do volante desde os 3 anos. Têm também barcos para os pequenos marinheiros dos 3 aos 6 anos, trampolins, e um rodeo para os cowboys da família.

Onde: Kartódromo de Almancil, Almancil

Mais informações: Karting Almancil Fun Park

O que fazer em São Brás de Alportel

Museu do Traje

Museu do Traje

O interior do Algarve também tem muito a oferecer! No museu do Traje em São Brás do Alportel, pode conhecer as tradições do Algarve, através de exposições e atividades regulares.

Morada: Rua José Dias Sancho, São Brás de Alportel

Mais informações: Museu do Traje

Rota da Cortiça

Uma viagem ao mundo da cortiça, com o inicio em São Brás de Alportel, com rotas para visitar os vários processos de cortiça até à fabrica, passando aldeias pitorescas e com opções diferentes para todas as idades.

Onde: R. Gago Coutinho 18, 8150-151 São Brás de Alportel

Mais informações: CM São Brás de Alportel

Tudo sobre férias em família:

Férias em família em Portugal: explore as sugestões da Pumpkin

Descubra quando ir e quais os Museus Grátis por todo o país

Veja as recomendações dos nossos leitores de sítios a visitar com crianças por todo o país

Espreite as nossas dicas para viajar em família sem stress

Também lhe pode interessar:

Atividades na Natureza para toda a família!

O Litoral Alentejano é dos locais mais bonitos e privilegiados do nosso País!

O Alto Alentejo é uma zona imperdível, onde a história portuguesa está de mãos dadas com a natureza.

A região do Baixo Alentejo interior tem imenso para oferecer!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *