Qual é a origem da figura mais icónica do Natal, como receber uma carta do Pai Natal, onde encontrá-lo, desenhos para pintar e muito mais!
O Pai Natal é uma das figuras mais acarinhadas pelas crianças (e adultos) de todo o mundo! Fomos descobrir a história por detrás da lenda e preparámos um super especial sobre o velhinho de barbas brancas e roupa vermelha.
Pai Natal ou São Nicolau?
O Pai Natal deixa presentes na casa das crianças bem-comportadas durante a noite de 24 de dezembro, mas, em algumas culturas, a troca de prendas acontece a 6 de dezembro, dia de São Nicolau. Os nossos vizinhos espanhóis, por sua vez, trocam mimos no Dia de Reis.
A personagem do Pai Natal foi inspirada num arcebispo turco que, no século IV, costumava ajudar de forma anónima todos aqueles que vivessem em dificuldades. Nicolau depositava um saco cheio de moedas de ouro nas chaminés das casas de quem precisasse de ajuda.
Foi na Alemanha que a figura do bispo, entretanto proclamado santo, se transformou inicialmente num símbolo de Natal. Essa essa simbologia espalhou-se, entretanto, pelo restante mundo ocidental.
Quem é o Pai Natal?
O Pai Natal é por norma retratado como um homem de barbas brancas e trajes vermelhos, com um ar simpático e uma barriguinha proeminente, provavelmente cheia de iguarias (como estas receitas de Natal deliciosas).
Segundo a lenda britânica, o Pai Natal vive na Lapónia. Já os americanos dizem que a casa do velhinho fica no Pólo Norte. Nunca o visitámos, mas de uma coisa estamos certos: vamos encontrá-lo rodeado de neve, muitos elfos e nove renas.
Conta a história que o Pai Natal vai anotando, ao longo do ano, o nome das crianças de todo o mundo que se portam bem, recompensando-os em dezembro com brinquedos, doces e outras surpresas. Montado no seu trenó, o Pai Natal percorre o mundo na noite de 24 para 25. A verdade é que gostávamos de ter os seus pozinhos mágicos para fazer render o tempo e percorrer distâncias tão grandes em tão poucas horas…
O Pai Natal conta com a ajuda inestimável de Rodolfo e das outras renas voadoras para alcançar este feito. Em algumas culturas o Pai Natal constrói os brinquedos, na sua fábrica onde, em conjunto com a Mãe Natal e os elfos mágicos, trabalha de noite e de dia para fazer felizes todas as crianças.
Sabiam que o Pai Natal existe mesmo? Eduardo Sá é psicólogo clínico, psicanalista, professor e escritor – e uma voz poderosa na quebra de tantas ideias pré-concebidas sobre felicidade, famílias, educação e amor. Neste mês tão especial, ele devolve-nos… a fé.
Trabalhos Manuais: criem e pintem o Pai Natal
Querem inovar na decoração natalícia sem gastar muito dinheiro e ao mesmo tempo tornar a vossa quadra mais amiga do ambiente? Sigam o nosso passo a passo para criarem os vossos próprios enfeites de Natal com material reciclado!
Nós pegámos naquilo que tínhamos em casa e criámos a nossa própria Vila de Natal, à qual não falta nem o velhinho das barbas: usámos alguns materiais de papelaria e embalagens de leite.
Aproveitem que já estão com a mão na massa e deixem a imaginação à solta também com estas outras ideias de enfeites de natal para a vossa árvore e com estes trabalhos manuais de Natal. Afinal, esta época também se celebra fazendo coisas juntos, em família, e preparar a decoração é uma delas.
Se preferirem coisas mais simples, temos também algumas atividades de Natal para fazerem com as crianças, onde, claro, não faltam desenhos do Pai Natal para colorirem. Espreitem abaixo alguns dos nossos preferidos que podem imprimir e encher de cor.
Pai Natal em Desenho para colorir!
Aí em casa gostam de pintar? Seja com lápis, com canetas ou com pincéis, fiquem com estas opções giras do Pai Natal em desenho para colorir!
Basta imprimir e dar asas às cores. Depois, podem recortar e usar para decorar a árvore de Natal, a porta de casa ou mesmo o frigorífico. Afinal, uma das melhores coisas do Natal é poder espalhar a magia por todo o lado!
Curiosidades sobre o Pai Natal
Trajes vermelhos
Sabiam que, antigamente, este velhinho era retratado com trajes e chapéus verdes e que ainda hoje, em alguns países europeus, o Pai Natal surge com trajes eclesiásticos, numa clara referência a São Nicolau?
O vermelho surgiu pela primeira vez a 1 de janeiro de 1863, numa edição da revista Harper’s Weeklys, pela mão do artista Thomas Nest, mas só ganhou a força incontestável de hoje depois de a Coca-Cola, num anúncio natalício em 1931, ter vestido o Pai Natal com as cores da marca.
Morada
O Pai Natal tem uma morada (oficial!) para onde lhe podem escrever, sabiam?
Santa Claus,
FIN-96930 Arctic Circle,
Rovaniemi – Finland.
Nome das renas
A mais conhecida das renas do Pai Natal é o querido Rodolfo do Nariz Vermelho, mas, na verdade, o nosso amigo conta com a ajuda de nove renas para realizar o seu trabalho com sucesso.
As outras oito renas chamam-se Corredora, Dançarina, Empinadora, Raposa, Cometa, Cupido, Trovão e Relâmpago. A autora Dulce Rodrigues lançou a coleção “Sofia & Adélia” onde nos conta tudo sobre as renas do Pai Natal, se tiverem a curiosidade de saber mais!
Onde está o Pai Natal?
Caso haja abobrinhas curiosas para saber se o Pai Natal demora a trazer os presentes, espreitem com eles esta divertida ferramenta do Google que nos mostra em direto a viagem do velhinho de barbas desde o Pólo Norte até às nossas casas, dia 24 de Dezembro.
Descobrimos também, de norte a sul do país, onde é que podem encontrá-lo! Preparem-se a rigor para o momento e saibam onde está o Pai Natal!
Levem convosco uma carta ao Pai Natal, para lha lerem e entregarem, e, claro, vistam um outfit especial, para eternizar em fotografia este encontro marcante para todas as crianças.
Músicas
Existem incontáveis músicas sobre o Pai Natal – ou o Santa Claus, em inglês, mas somos fãs do português e não resistimos a partilhar convosco esta história-canção tão bonita dos Palavra Contada.
Quem é que também não dá por si a cantarolar que o “Santa Claus is coming to town” assim que as luzes são instaladas nas grandes cidades? Nós somos culpados… mas adoramos!
Também vos pode interessar:
- As melhores Prendas de Natal Originais
- Prendas solidárias, o verdadeiro espírito de Natal
- Prendas sustentáveis e ecológicas: um mimo mais verde para os outros e para o mundo!
- Presentes gourmet irresistíveis para este Natal
- Prendas de Natal feitas à mão: ideias giras para oferecer
- Ideias de Prendas para Avós que merecem tudo!
- Sugestões de prendas para grávidas
- Presentes para professoras: mimos giros e em conta!
- Prendinhas de Natal: lembranças para todas as idades
- Prendas originais para bebés: reunimos sugestões que as abobrinhas mini vão adorar
- Sugestões de prendas para crianças de 3 a 5 anos
- Sugestões de prendas para crianças dos 6 aos 12 anos
- Sugestões de prendas para adolescentes a partir dos 13 anos
- Sugestões de livros para oferecer no Natal!
- Jogos de tabuleiro e de mesa para jogar em família!
- Calendário do Advento: como fazer e onde comprar
- Receitas de Natal deliciosas para uma mesa cheia de amor.
- Decoração de Natal: preparem a casa para a quadra mais mágica do ano!
- Criem o vosso Postal de Natal!
- Os mais giros ATLs e Campos de Férias de Natal
- Os Melhores Programas de Natal com a Família
- A Óbidos Vila Natal está de volta e promete um dia mágico!
- Perlim: saibam tudo sobre o maior parque temático de Natal do país
- A Wonderland Lisboa tem entrada livre! Preparados para andar na Roda Gigante?
Cara Filipa, na realidade, além do Rudolfo, os nomes das outras oito renas do Pai Natal em Português são Corredora, Dançarina, Empinadora, Raposa, Cometa, Cupido, Trovão e Relâmpago. Os nomes indicados são em Inglês e não são esses que devemos ensinar à nossas crianças portuguesas, como deve concordar. Quanto ao nome Bernard, lamento dizer, mas não é o nome de nenhuma rena, nem mesmo em Inglês, esse é o nome geralmente atribuído (em Inglês) ao chefe da oficina dos Duendes do Pai Natal. O nome da rena é Donner (o nosso Trovão).
Como sei? Bom, sou autora de livros, sobretudo infantis, e faço sempre uma pesquisa exaustiva quando escrevo um livro. Acontece que tenho livros bilingues (Francês-Português) publicados em França: Sofia & Adélia e as Renas do Pai Natal (que vai, aliás, sair em Portugal daqui a uns dias) e Sofia & Adélia na Terra do Pai Natal. Já não houve tempo, este ano, de sair o terceiro de Natal desta série “Sofia & Adélia”, que seria sobre os duendes do Pai Natal. Além disso, tenho também a peça de teatro infantil O Pai Natal está constipado, publicada também em Francês-Português, em Inglês e em Alemão, onde falo exactamente das renas, com os nomes nas respectivas línguas.
Se me permite, sugeria que corrigisse o seu texto para que as nossas crianças portuguesas se habituem a falar Português sem estrangeirismos absolutamente desnecessários.
Olá, Dulce.
Obrigada pela partilha, desconhecíamos que todas as renas tinham nomes portugueses!
Vamos completar o artigo o mais brevemente possível 🙂
Saudações abobrinhas e festas felizes!