As crianças já não acreditam no Pai Natal? O entusiasmo da quadra perdeu-se um bocadinho?
Há um momento em que as crianças começam, de alguma forma, a desligar-se do Natal, ou da ilusão do Pai Natal, perdendo esta época, que é tão especial, um pouco da sua magia do natal inicial. Combinar ações sociais com momentos de união e partilha em família é por isso uma ótima forma de reacender neles, e em nós, o encanto pelo Natal.
Afinal, os momentos realmente inesquecíveis acontecem quando todas as pessoas se juntam com um objetivo comum: o de ajudar, o de estar próximo e o de trazer felicidade a quem nos rodeia!
Ideias para (re)acender a magia do Natal
Doar brinquedos antigos a crianças com menos possibilidades
Um presente da avó, outro daquela tia que só vemos nesta altura, o Pai Natal dos papás que se entusiasma e traz um saco cheio, e de repente é muito fácil que as nossas abobrinhas tenham o quarto cheio de novos brinquedos com que explorar a sua criatividade e ocupar os seus tempos livres.
Infelizmente, nem todas as crianças têm a possibilidade de receber presentes. Por isso, converse com os seus filhos e mostre-lhes que a magia do Natal está em dar, muito mais do que em receber. Explique-lhes os valores da partilha, da solidariedade e da empatia da forma mais simples possível. Esta ação faz ainda mais sentido para aquelas crianças que já não acreditam no velhinho de barbas – agora, podem ser eles a levar a magia a outros meninos e meninas.
Proponha-lhes escolher alguns brinquedos ainda em boas condições mas com os quais já não brinquem tanto e doá-los àquele colega da escola que nunca pode ir às visitas de estudo porque os pais estão desempregados, ou a alguma associação de solidariedade que trabalhe com crianças carenciadas.
Fazer outra criança sorrir será uma forma muito especial de devolver a magia a esta quadra.
Rever clássicos da Disney em família
Preparem o sofá, as mantinhas e as pipocas: com o frio, não há programa mais feliz para os fins de semana do que uma maratona de clássicos Disney. “O Rei Leão”, “A Pequena Sereia”, “A Bela Adormecida” e “A Branca de Neve e os 7 Anões”, retirados de uma lista de infinitas possibilidades, são filmes atemporais, eternos e especiais para tantas gerações. Sabiam que “Cinderela”, por exemplo, estreou em 1950? Cruzou as memórias da infância de pais e filhos – e, até, de alguns avós mais jovens!
Como o Natal é uma época de emoções, aproveitem ainda para espreitar a nossa lista de filmes de Natal – sempre com mensagens tocantes sobre o amor, a entreajuda e a verdadeira importância desta quadra festiva.
Visitar uma livraria infantil em família
Os livros são um mundo que nos abre portas para outros lugares, novas pessoas, aprendizagens que connosco levamos para a vida, e nos permitem conhecer histórias incríveis em conjunto.
O incentivo à leitura pode e deve ser feito desde a mais tenra idade, por isso nada melhor do que levar as abobrinhas a conhecer algumas destas livrarias infantis, locais incríveis cheios de cor e de histórias bonitas, para que eles possam apaixonar-se pelo mundo mágico dos livros. Depois, é só chegarem a casa, sentarem-se quentinhos e lerem em conjunto – de certeza que vão encontrar muitos livros sobre o Natal que vão reacender o entusiasmo por celebrar esta época especial.
Preparar a decoração de Natal juntos
Decorar a casa para receber o Natal é um dos momentos de antecipação mais bonitos que podemos partilhar em família! Chamem os mais pequenos para participarem e preparem uma decoração de Natal muito especial, que vai dar uma cara ainda mais aconchegante ao vosso lar.
Podem fazer uma decoração de Natal com material reciclado, e aproveitar para lhes falar da importância de reduzir o desperdício, proteger o ambiente e poupar, ou criarem o vosso próprio calendário do advento personalizado para tornar a contagem decrescente ainda mais mágica!
Tudo para um Natal feliz em família:
- Está à procura da prenda de Natal ideal? É para o menino e para a menina, para a mãe e o avô!
- Receitas de Natal deliciosas para uma mesa cheia de amor.
- Decoração de Natal: preparem a casa para a quadra mais mágica do ano!
- Postais de Natal: criem o vosso e enviem-no… por correio!
- Vivam o Natal em família: são muitas as atividades para fazer com os miúdos no mês de Dezembro
Este artigo foi útil para si?