No Natal, ajude estas Instituições Particulares de Solidariedade Social

instituições particulares de solidariedade social

Há associações que trabalham durante o ano para que o espírito natalício chegue a todos, 365 dias por ano.

Indicamos apenas algumas IPSS – instituições particulares de solidariedade social – cujo trabalho valorizamos, mas certamente junto de si, no seu bairro ou na escola dos miúdos, existem pessoas a trabalhar para ajudar quem precisa, e que ficarão gratas pelo seu contributo e tempo.

Se tiverem algum tempo livre e quiserem ser voluntários, visitem a bolsa de voluntariado, onde podem pesquisar as necessidades de várias instituições e candidatar-se para o que tiverem maior vocação.

Se preferir contribuir de outra forma, conheça algumas das associações e instituições que trabalham para melhorar a vida das nossas crianças.

Vale a pena ajudar estas Instituições Particulares de Solidariedade Social:

AIDGLOBAL

Motivada por uma Educação de Qualidade, a Organização volta a realizar a iniciativa que promove a criação e o equipamento de Bibliotecas Escolares no Chibuto, em Moçambique, onde o acesso ao livro é de apenas 10%.

Neste distrito existem, atualmente, 119 escolas, em 27 das quais a AIDGLOBAL já criou uma biblioteca, sendo que há ainda muito trabalho a ser feito. Se considera o livro um valor fundamental para o mundo e, em particular, para as crianças, junte-se a nós.

Para ser um Embaixador da Leitura e apadrinhar uma Biblioteca basta efetuar um donativo na conta NIB 00330000453780720305 – BCP ou dirigir-se a qualquer Caixa Multibanco do país e realizar uma transferência bancária, selecionando o serviço “Ser Solidário”.

Ajuda de Berço

Instituições Particulares de Solidariedade Social Ajuda de Berço

A Ajuda de Berço acolhe crianças dos 0 aos 3 anos, necessitadas de protecção urgente, face a situações que as coloquem em risco, tais como maus tratos, abusos sexuais, pais alcoólicos ou toxicodependentes, prostituição, falta de lar ou abandono. Saiba mais na Ajuda de Berço.

Acreditar

Instituições Particulares de Solidariedade Social Associação Acreditar

Acreditar é a associação de pais e amigos de crianças com cancro. Pretende ajudar as crianças e as respectivas famílias a superar melhor os diversos problemas que se colocam a partir do momento em que é diagnosticado o cancro, contribuindo para fomentar a esperança.

Saiba mais sobre o trabalho desenvolvido pela Associação Acreditar.

Aldeias de Crianças SOS

Instituições Particulares de Solidariedade Social Aldeias SOS

As Aldeias de Crianças SOS são uma organização internacional, privada, de ajuda às crianças, sem fins lucrativos, independente de qualquer orientação política, fundada em 1949 em Imst (Áustria), presente em 133 países.

O trabalho desta organização centra-se no desenvolvimento da criança até que se torne auto-suficiente e integrada na sociedade.

As crianças, que não podem ser cuidadas pelas suas famílias biológicas são apoiadas pelos prestadores de cuidados de base familiar, famílias de acolhimento ou integradas em famílias SOS nas Aldeias de Crianças SOS.

As famílias SOS prestam cuidados individualizados para promover o desenvolvimento, a educação e a saúde de cada criança, de forma a sentirem-se protegidas, amadas e respeitadas. Apoiam famílias desfavorecidas em risco de separação, reforçando a sua capacidade de proteger e cuidar dos seus filhos.

As Aldeias de Crianças SOS são membro da UNESCO e conselheiro do Conselho Económico e Social das Nações Unidas. Saiba mais no site da Aldeias SOS.

AMI – Fundação de Assistência Médica Internacional

Instituições Particulares de Solidariedade Social AMI

A AMI – Fundação de Assistência Médica Internacional é uma organização humanitária destinada a intervir rapidamente em situações de crise e emergência, tendo o Homem como centro de todas as suas preocupações.

Saiba mais sobre a AMI – Fundação de Assistência Médica Internacional.

Banco Alimentar contra a Fome

Instituições Particulares de Solidariedade Social Banco Alimentar Contra a Fome

Banco Alimentar contra a Fome é uma Instituição de Solidariedade Social que luta contra o desperdício de produtos alimentares, encaminhando-os para distribuição gratuita às pessoas carenciadas.

Saiba mais sobre o Banco Alimentar contra a fome.

Cruz Vermelha

Instituições Particulares de Solidariedade Social Cruz Vermelha

A Cruz Vermelha é uma instituição humanitária que desenvolve a sua actividade no respeito pelo Direito Internacional Humanitário, cuja missão passa por prestar assistência humanitária e social – em especial aos mais vulneráveis – prevenindo e reparando o sofrimento, e contribuindo para a defesa da vida, da saúde e da dignidade humana.

Conheça mais sobre esta instituição.

Fundação do Gil

Instituições Particulares de Solidariedade Social Fundação do Gil

A Fundação do Gil pretende contribuir para o bem estar, a valorização pessoal e a plena integração social das crianças e dos jovens que se encontrem internados, por períodos prolongados, em unidades hospitalares, prisionais ou outras.

Saiba mais no site da Fundação do Gil.

Liga Portuguesa contra o Cancro

Instituições Particulares de Solidariedade Social Liga Portuguesa Contra o Cancro

A Liga Portuguesa contra o Cancro promove a prevenção primária e secundária do cancro, o apoio social e a humanização da assistência ao doente oncológico e a formação e investigação em oncologia.

Saiba mais sobre a Liga Portuguesa contra o cancro.

Make-a-Wish

Instituições Particulares de Solidariedade Social Make A Wish

A Fundação Realizar um Desejo é a filial portuguesa da Make-A-Wish® Internacional, que tem como fim conceder desejos a crianças e jovens – dos 3 aos 18 anos – que têm ou tiveram a sua vida em risco com doenças progressivas, degenerativas ou malignas, contribuindo assim para lhes levar um momento de alegria e esperança. Tornem-se guardiões de estrelas.

Saiba mais sobre a Make-a-Wish.

Nuvem Vitória

Instituições Particulares de Solidariedade Social Nuvem Vitória

A Associação Nuvem Vitória nasceu em 2016 e tem como missão principal contribuir para melhorar o sono das crianças, nomeadamente em hospitais ou outras instituições que, temporariamente, as retirem dos seus ambientes familiares.

Em simultâneo, desenvolver e promover materiais, ferramentas e competências que propiciem um ambiente favorável e equilibrado para uma noite de sono recuperador junto das crianças em geral.

Pretende também estimular o envolvimento dos progenitores e restantes familiares e cuidadores na área da leitura e da narração oral, em diferentes contextos, procurando elevar o nível de literacia das populações bem como estreitar os laços familiares e com os cuidadores em geral.

Saiba mais sobre a Nuvem Vitória.

Operação Nariz Vermelho

Instituições Particulares de Solidariedade Social Operação Nariz Vermelho

O principal propósito da Operação Nariz Vermelho é assegurar de forma contínua um programa de intervenção dentro dos serviços pediátricos dos hospitais portugueses, através da visita de palhaços profissionais.

Esses artistas, têm formação especializada no meio hospitalar e trabalham em estreita colaboração com os profissionais de saúde, realizando actuações adaptadas a cada criança e a cada situação.

Conheça melhor esta iniciativa dos Doutores Palhaços e saiba como pode ajudar, no site da Operação Nariz Vermelho.

Os Aprendizes da Nono

Instituições Particulares de Solidariedade Social Instituições Particulares de Solidariedade Social

A APLAS – Associação Princesa Leonor Aceita e Sorri é uma Associação cuja missão é ajudar crianças e respetivas famílias que estejam a sofrer com o flagelo do cancro, bem como as suas Famílias.

É na página Os Aprendizes da Nono que esta Associação partilha todo o seu trabalho e aprendizagens. Lá, podem encontrar os dados para contribuir para esta causa.

Terra dos Sonhos

Instituições Particulares de Solidariedade Social Terra dos Sonhos

A Terra dos Sonhos é uma associação cujo fim principal é a realização dos sonhos de crianças e adolescentes diagnosticados com doenças crónicas e/ou em fase avançada.

A Bissolvon associou-se à Terra dos Sonhos e criou a ação de angariação de fundos, Mais Sonhos, Mais Sorrisos, para a construção da Casa dos Sonhos, saibam como contribuir e vejam como podem ajudar.

UNICEF

unicef

A UNICEF é a única organização mundial que se dedica especificamente às criança e vive exclusivamente de donativos voluntários.

Em termos genéricos, trabalha com os governos nacionais e organizações locais em programas de desenvolvimento a longo prazo nos sectores da saúde, educação, nutrição, água e saneamento e também em situações de emergência para defender as crianças vítimas de guerras e outras catástrofes. Actualmente, trabalha em mais de 190 países e territórios.

São uma agência das Nações Unidas que tem como objectivo promover a defesa dos direitos das crianças, ajudar a dar resposta às suas necessidades básicas e contribuir para o seu pleno desenvolvimento.

De momento, a UNICEF está a receber donativos para as Crianças da Síria e do Iémen, para as vítimas do Ciclone de Moçambique e para a luta contra a Subnutrição em Cabo Verde, entre outras causas.

Saiba como pode contribuir no site da Unicef.

Tudo para um Natal feliz em família:

– Está à procura da prenda de Natal ideal? É para o menino e para a menina, para a mãe e o avô!

Receitas de Natal deliciosas para uma mesa cheia de amor.

Decoração de Natal: preparem a casa para a quadra mais mágica do ano!

Postais de Natal: criem o vosso e enviem-no… por correio!

– Vivam o Natal em família: são muitas as atividades para fazer com os miúdos no mês de Dezembro

Também lhe vos pode interessar:

Este artigo foi útil para si?

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (3  votos, média:   4,00  em 5)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *