Família > Passear > Sitios a visitar

10 Mercados de Natal da Europa que a sua família ia adorar conhecer!

mercados de natal na europa

O Natal é um momento mágico e os Mercados de Natal ajudam a trazer para a rua o encanto tão característico da época.

Fomos descobrir alguns dos mais maravilhosos mercados de Natal da Europa, com as sugestões da HomeAway e do Destino Alemanha! Vêm connosco?  

A tradição dos Mercados de Natal teve início nos países de língua alemã: os “Weihnachtsmarkt” começaram por ser um espaço de abrigo do rigoroso frio de inverno e de confraternização entre os habitantes locais. Hoje, espalhadas pelo mundo, estas feiras típicas são já eventos incontornáveis da época natalícia e de final de ano.

Um pouco por toda a Europa, mesmo nas cidades onde as temperaturas são negativas, toda a população sai à rua, rendida ao espírito de Natal, incluindo os turistas que há muito já incluíram os Mercados de Natal no roteiro obrigatório desta quadra. Estes Mercados têm desempenhado um papel de grande atração nas férias de inverno. Não há melhor maneira de viver esta época festiva do que fazer uma pausa para explorar o que de melhor estes Mercados têm para oferecer, juntando o útil ao agradável.

Os Mercados de Natal são também locais onde podemos encontrar peças únicas e originais, revelando-se uma ótima alternativa para quem quer surpreender quem mais gosta. Para além de acolhedores, estes eventos ajudam ainda a impulsionar os produtos da região e muitos contribuem para causas sociais.

A magia e o encanto dos vários Mercados de Natal fazem as delícias de crianças e adultos que os visitam. As luzes, as cores, os aromas natalícios estão à sua espera para que estas férias de final de ano, sejam um delicioso momento de partilha em família.

Quais os Mercados de Natal da Alemanha que não pode mesmo perder?

Na Alemanha o Natal é ainda mais mágico!

Há excelentes razões para visitar a Alemanha nesta altura do ano: os seus mercados de Natal, com belíssimo artesanato, deliciosas especialidades gastronómicas, um ambiente festivo e tão especial que encanta quem os visita! Eis alguns que não deve perder em cinco cidades incontornáveis – as sugestões são do Destino Alemanha.

Munique

mercado de natal de munique

Fotografia: Destino Munique

A capital da Baviera, e também da cerveja graças a sua famosíssima Oktoberfest, é uma daquelas cidades onde apetece sempre regressar e esta é uma excelente altura para o fazer.

Na tarde de 27 de novembro o presidente da Câmara inaugurará com a devida pompa o Christkindlmarkt, o mercado de Natal na belíssima Marienplatz, coração de Munique, acendendo as luzes de uma árvore com cerca de 30 metros de altura.

A bebida preferida passa a ser o vinho quente mas não faltam salsichas grelhadas para provar e doces da época como os biscoitos “Pfeffernüsse” e o bolo “Magenbrot”. O programa das festas inclui música: até 24 de dezembro, solistas, coros e bandas atuarão todos os dias pelas 17h30 na varanda da Câmara Municipal.

De visita à cidade há mais mercados natalícios para conhecer, incluindo um medieval, na Wittelsbacherplatz, e outras atrações imperdíveis. É o caso da Kunstareal, que reúne vários museus; da histórica cervejaria Hofbraeuhaus; e… dos surfistas que exibem os seus dotes no rio Eisbach durante todo o ano, observáveis a partir da ponte na Prinzregentenstrasse.

Dresden

mercado dresden

Fotografia: turismoetc.com.br

Situada nas margens do rio Elba, esta cidade do antigo leste alemão tem sempre um charme especial e atrativos imperdíveis como a Frauenkirche (ou Igreja de Nossa Senhora), símbolo da cidade e também de paz, o Residenzschloss (ou Palácio Real), que acolhe vários e muito interessantes museus, ou o animado bairro Äussere Neustadt, o preferido dos artistas.

No Natal, a “Florença do Elba”, como também é conhecida, ganha ainda mais encanto: tem lugar o Striezelmarkt, o mais antigo mercado de Natal da Alemanha, que foi pela primeira vez mencionado em documentos em 1434. Este ano decorre de 28 de novembro a 24 de dezembro e o ambiente mágico vai repetir-se. É fundamental provar o bolo de Natal, que aqui se chama “Striezel” e brindar com “Glühwein”, o típico vinho quente.

O artesanato típico é verdadeiramente irresistível portanto será difícil visitar a cidade – que além do Striezelmarkt tem mais dez mercados de Natal – sem trazer muitas lembranças para a família.

Nuremberga

Mercado Natal Nuremberga

Fotografia: Destino Munique

O Christkindlesmarkt é um dos mais conhecidos mercados natalícios da Alemanha. No dia 30 de novembro a Christkind, uma jovem entre os 16 e 19 anos que é eleita a cada dois anos para assumir o papel do principal símbolo do Natal, encarrega-se da cerimónia de abertura, evento que atrai turistas de todo o mundo. Decorre na bonita praça Hauptmarkt onde se destacam a igreja gótica Frauenkirche (ou de Nossa Senhora) e a fonte Schöner Brunnen, com 40 figuras de pedra e quase 20 metros de altura.

Nas 180 barraquinhas, tradicionalmente cobertas com um toldo às riscas vermelhas e brancas, vende-se artesanato, brinquedos, típicas decorações para a árvore de Natal e muito mais.

Não falta vinho quente, os deliciosos biscoitos “Lebkuchen” nem salsichas grelhadas – e as de Nuremberga são especiais, feitas de acordo com uma receita com mais de 700 anos e com peso e tamanho definidos (25 gramas, oito centímetros).

Numa praça vizinha realiza-se um mercado conhecido como o das “Cidades Irmãs”, que oferece produtos e especialidades de países como a Escócia, a China ou a Nicarágua.

Hamburgo

mercado natal hamburgo

Fotografia: Aprendiz de Viajante

Milhares de luzes refletem-se no rio Elba, no seu afluente Alster e nos canais: nesta altura a magia da época espalha-se pela segunda maior cidade alemã e pelos seus mercados de Natal.

Na praça da Rathaus (ou Câmara Municipal) a partir de 26 de novembro tem lugar o mercado tradicional, com cerca de 80 barraquinhas que vendem artesanato em madeira, cerâmica e ourivesaria, por exemplo, feitos por artistas vindos de todo o país. As crianças ficarão maravilhadas com a Spielzeuggasse, zona cheia de brinquedos, e toda a família será surpreendida pelo Pai Natal que surge a voar no seu trenó todos os dias às 16h00, 18h00 e 20h00.

Diferente é o Santa Pauli, mercado na Reeperbahn, conhecida pelos seus clubes noturnos: no Natal mantém-se a tradição e há shows de strip tease e leituras de textos eróticos, além de atuações de bandas num ambiente de festa que oficialmente se estende até à uma da manhã.

Estes são apenas dois dos 16 mercados de Hamburgo e em todos eles há vinho quente para brindar e especialidades culinárias deliciosas. Também há muitos presentes para comprar e espetáculos para assistir, por exemplo na incontornável Elbphilharmonie, o mais recente ícone da cidade.

Estugarda

mercado natal estugarda

Fotografia: guia aleatório de turismo

Com uma tradição com mais de três séculos, é um dos mercados de Natal mais bonitos da Alemanha e um dos mais antigos e maiores da Europa.

Atraindo anualmente quase quatro milhões de visitantes, destaca-se pelo esmero com que as cerca de 290 barraquinhas são decoradas pois todos os comerciantes querem vencer o prémio atribuído à mais bonita. Este ano inaugura a 28 de novembro e vai voltar a encantar as crianças, que aqui podem fazer os seus próprios biscoitos natalícios ou até velas para oferecer à família. E claro que há especialidades típicas para provar, como o bolo com frutas “Hutzelbrot”, e concertos para assistir.

Entre passeios no mercado e compras de presentes tradicionais, vale a pena conhecer algumas das atrações da cidade, como o belo Palácio Antigo, a Staatsgalerie, com obras desde o século XIV, e o museu Mercedes, que é muito mais do que um espaço dedicado ao automóvel.

A poucos quilómetros, em Ludwigsburg, realiza-se o Mercado de Natal Barroco, que merece igualmente uma visita, tal como o seu famoso Palácio com 452 divisões e jardins magníficos.

Quais os Mercados de Natal da Europa que não pode mesmo perder?

Salzburg, Áustria

mercado de natal de salzburgo
Fotografia: Dri Everywhere

Na Áustria, as semanas que antecedem o Natal são sinónimo de mercados românticos e do milagre do Advento. A expectativa para a festa mais importante do ano cresce com os passeios, as degustações e o encanto. O Mercado de Salzburgo é um dos mais bonitos do país – e um dos mais antigos, já que é celebrado desde o século XV! Comida, bebida, têxteis, produtos naturais, brinquedos, doces, café e até joelharia… no Mercado de Salzburgo encontra-se de tudo um pouco!

Bruxelas, Bélgica

Bruxelas, Bélgica

Fotografia: Gary Bembridge

O Mercado de Natal de Bruxelas chama-se Wonders e é mesmo uma maravilha! Em 2016, além de mais de 200 bancas de venda, vai incluir uma pista de gelo para esquiar e video mapping com luzes de origamis japoneses.

Praga, República Checa

Praga, República Checa

Fotografia: Rodney Ee

Corredores de casotas coloridas, organizadas à volta de uma enorme árvore de Natal, vendem uma mistura de brinquedos artesanais (incluindo marionetas tradicionais checas), joalharia feita à mão, velas e cristais. Experimenta a medovina, uma espécie de vinho de mel, ou o vinho quente. As salsichas também são super típicas.

Nuremberga, Alemanha

Nuremberga, Alemanha

Fotografia: Tourismus Nürnberg

Pão de gengibre, salsichas, tours de coche, produtos de todo o mundo (kilts escoceses e marmelada francesa, por exemplo!), carrósseis num espaço dedicado só a crianças, tudo regado a vinho quente… Nuremberga é um mercado imperdível!

Viena, Áustria

Viena, Áustria

Fotografia: Christoph Sammer

As mais de 150 barracas do mercado de Natal enchem a praça com o cheiro de castanhas, batatas, fruta confeitada, pão temperado, vinho quente, e com as cores tradicionais dos enfeites natalícios e brinquedos de madeira. As crianças podem participar numa oficina de artesanato na sala principal da Câmera, onde criam os seus próprios presentes de Natal com barro, papel e vidro. As crianças também preparam biscoitos e visitam o Pai Natal!

Tudo para um Natal feliz em família:

– Está à procura da prenda de Natal ideal? É para o menino e para a menina, para a mãe e o avô!

Receitas de Natal deliciosas para uma mesa cheia de amor.

– Querem fazer os vossos enfeites de Natal? Temos muitas ideias!

– Como ocupar as férias de Natal dos miúdos? Com atividades giras, giras.

– O Natal em família tem muito mais significado. Vejam como viver esta quadra mágica.

Se encontrar alguma incorreção contacte-nos por favor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *