Família > Passear > Sitios a visitar

5 Mercados de Natal da Europa que a sua família ia adorar conhecer!

5 Mercados Natal Europa sua família ia adorar conhecer

O Natal é um momento mágico e os Mercados de Natal ajudam a trazer para a rua o encanto tão característico da época. Fomos descobrir alguns dos mais maravilhosos mercados de Natal da Europa e encontrámos alojamentos perfeitos para uma escapadinha em família.

A tradição dos Mercados de Natal teve início nos países de língua alemã: os “Weihnachtsmarkt” começaram por ser um espaço de abrigo do rigoroso frio de inverno e de confraternização entre os habitantes locais. Hoje, espalhadas pelo mundo, estas feiras típicas são já eventos incontornáveis da época natalícia e de final de ano. Um pouco por toda a Europa, mesmo nas cidades onde as temperaturas são negativas, toda a população sai à rua, rendida ao espírito de Natal, incluindo os turistas que há muito já incluíram os Mercados de Natal no roteiro obrigatório desta quadra. Estes Mercados têm desempenhado um papel de grande atração nas férias de inverno. Não há melhor maneira de viver esta época festiva do que fazer uma pausa para explorar o que de melhor estes Mercados têm para oferecer, juntando o útil ao agradável.

Os Mercados de Natal são também locais onde podemos encontrar peças únicas e originais, revelando-se uma ótima alternativa para quem quer surpreender quem mais gosta. Para além de acolhedores, estes eventos ajudam ainda a impulsionar os produtos da região e muitos contribuem para causas sociais.

A magia e o encanto dos vários Mercados de Natal fazem as delícias de crianças e adultos que os visitam. As luzes, as cores, os aromas natalícios estão à sua espera para que estas férias de final de ano, sejam um delicioso momento de partilha em família. Disfrute da época mais mágica do ano e descubra o alojamento perfeito para explorar os melhores mercados de Natal da Europa, com o apoio da Homeaway.

Quais os mercados que não pode mesmo perder?

Salzburg, Áustria.

(foto: Rob Young)

Na Áustria, as semanas que antecedem o Natal são sinónimo de mercados românticos e do milagre do Advento. A expectativa para a festa mais importante do ano cresce com os passeios, as degustações e o encanto. O Mercado de Salzburgo é um dos mais bonitos do país – e um dos mais antigos, já que é celebrado desde o século XV! Comida, bebida, têxteis, produtos naturais, brinquedos, doces, café e até joelharia… no Mercado de Salzburgo encontra-se de tudo um pouco!  

Onde ficar?

Com vista para os telhados de Salzburg, este apartamento com decoração Industrial e recentemente remodelado, oferece um design moderno, combinado com apontamentos discretos que permitem usufruir de uma experiência única nesta cidade. O mercado mais conhecido de Salzburgo é aquele que decorre no centro histórico da cidade e é um mercado mais pequeno dos que poderá encontrar em outras cidades europeias com tradição de mercados de Natal já que, nele, encontrará apenas 85 chalés. Um outro mercado de Natal que não deve deixar de visitar em Salzburgo é o mercado do Castelo de Hellbrunn onde as 24 janelas iluminadas do Castelo funcionam como um calendário numa contagem decrescente até ao Natal. A magia do Natal numa cidade coberta de neve e onde as tradições invariavelmente se repetem!

Bruxelas, Bélgica.

(foto: Gary Bembridge)

O Mercado de Natal de Bruxelas chama-se Wonders e é mesmo uma maravilha! Em 2016, além de mais de 200 bancas de venda, vai incluir uma pista de gelo para esquiar e video mapping com luzes de origamis japoneses. 

Onde ficar?

Este fantástico duplex, situado numa casa de Bruxelas de 1920, está localizado num bairro calmo e central. A sua grande vantagem é de estar simultaneamente num bairro familiar e ao mesmo tempo, não muito longe dos bairros animados e famosos da capital, como a Praça Sainte Catherine que acolhe um dos magníficos mercados de Natal da cidade. Durante o período de Natal, Bruxelas organiza os “Prazeres de Inverno” que para além do célebre mercado, atraem numerosos turistas. “Prazeres de Inverno” são cerca de 2km de diversão, uma aldeia, uma roda gigante, uma pista de trenós, uma pista de patinagem, inúmeras especialidades da gastronomia local para deliciar-se, ou não seria Bruxelas a capital do chocolate!

Praga, República Checa

(foto: Rodney Ee)

Corredores de casotas coloridas, organizadas à volta de uma enorme árvore de Natal, vendem uma mistura de brinquedos artesanais (incluindo marionetas tradicionais checas), joalharia feita à mão, velas e cristais. Experimenta a medovina, uma espécie de vinho de mel, ou o vinho quente. As salsichas também são super típicas. 

Onde ficar? 

Este apartamento está localizado apenas a 100 metros da Praça Wenceslas, do Museu Nacional e da Casa da Ópera. Fica também a uma curta distância a pé da Cidade Velha, o famoso centro histórico da cidade. Este alojamento em Praga está localizado no prestigiado bairro residencial de Vinohrady, onde encontra os melhores bares e restaurantes. Existem vários mercados de Natal em Praga contudo, o mais conhecido, pitoresco e frequentado, será o mercado da Praça da Cidade Velha onde, no centro, se ergue uma árvore de Natal de grandes dimensões.

Nuremberga, Alemanha

(foto: Tourismus Nürnberg)

Pão de gengibre, salsichas, tours de coche, produtos de todo o mundo (kilts escoceses e marmelada francesa, por exemplo!), carrósseis num espaço dedicado só a crianças, tudo regado a vinho quente… Nuremberga é um mercado imperdível! 

Onde ficar?

Este elegante apartamento está localizado próximo da cidade antiga e do castelo. A sala luminosa e decorada com gosto vai permitir que os turistas se sintam como em casa. Nuremberga é conhecida mundialmente por ser um dos mais belos, senão o mais belo mercado de Natal da Alemanha, deslumbrando pequenos e graúdos. De 29 de novembro ao 24 de dezembro, a cidade muda completamente de ambiente e faz reviver uma tradição muito antiga. Cerca de 180 chalés tomam posse da cidade antiga e atraem todos os anos turistas do mundo inteiro.

Viena, Áustria

(foto: Christoph Sammer)

As mais de 150 barracas do mercado de Natal enchem a praça com o cheiro de castanhas, batatas, fruta confeitada, pão temperado, vinho quente, e com as cores tradicionais dos enfeites natalícios e brinquedos de madeira. As crianças podem participar numa oficina de artesanato na sala principal da Câmera, onde criam os seus próprios presentes de Natal com barro, papel e vidro. As crianças também preparam biscoitos e visitam o Pai Natal! 

Onde ficar?

Esta penthouse, nova e moderna, com 2 terraços, está localizada num edifício datado do século XIX, situado numa rua tranquila, no bairro mais multicultural de Viena. As célebres Mariahilferstrasse e Neubaugasse estão a alguns minutos, tal como o museu de Arte e História Natural, a incontornável Ópera ou ainda a Praça da Câmara onde decorre o mais antigo mercado de Natal do país. Durante o período do Advento, os mercados de Natal instalam-se nas grandes praças vienenses. Entre as casinhas tradicionais de madeira, o tempo parece parar e a magia de Natal surge com toda a sua amplitude. Uma oportunidade de reunir a família ou amigos para recordações memoráveis!

Este artigo foi escrito com o apoio da Homeaway.