O Natal está quase a chegar e este ano há ainda mais a celebrar!
Com a chegada da vossa mini-rena, este ano o Natal vai ser ainda mais feliz, mas certamente atípico! Não vale a pena lutar contra a realidade: é provável que o bebé chore ao colo do Pai Natal, que as decorações não aguentem duas horas na árvore, que os doces de Natal sejam esquecidos no forno… e não faz mal!
Todos temos as nossas tradições de Natal e as formas de celebrar são diferentes de casa para casa, mas reunimos algumas ideias para contornar o caos e tornar o primeiro Natal do vosso bebé divertido e inesquecível para toda a família!
1. Façam decorações de Natal personalizadas
Fotografia: Jen Geigley Knits
O vosso bebé é um artista, vocês é que ainda não descobriram essa veia! Juntem toda a família e divirtam-se a criar, pintar ou colorir um inquebrável enfeite de Natal para pendurar na vossa árvore.
Podem deixá-lo pintar livremente com os dedos, moldar a sua mãozinha num pinheirinho/estrela/qualquer cliché natalício em gesso, ou espreitar as nossas sugestões de decoração de Natal com materiais recicláveis.
Se mantiverem esta tradição todos os anos, o vosso bebé vai ter memórias físicas dos Natais que viveram em família desde o seu nascimento. Podem oferecer-lhe melhor presente? Temos a certeza de que os estes enfeites serão sempre os seus favoritos… e o Pai Natal também vai adorar a vossa criatividade!
2. Tirem fotografias divertidas
Não se esqueçam de tirar muitas fotografias criativas e divertidas (além de embaraçosas, daqui a uns anos…) que capturem a magia do vosso primeiro Natal juntos , na consoada mas também nos dias antes.
Não é necessário investirem dinheiro numa sessão fotográfica com profissionais, embora seja uma ideia a considerar, porque com alguma criatividade e o vosso telefone também podem conseguir registos inesquecíveis. Espreitem estas fotografias amorosas que encontrámos no instagram:
Inspirados? Criem o vosso cenário, vistam o pequeno rebento e deliciem-se com uma sessão fotográfica natalícia super especial e que ficará para sempre na memória.
3. Façam postais de Natal… em vídeo
Há algo muito especial no gesto de enviar postais de Natal por correio, fazer chegar mais longe o nosso amor e surpreender com palavras e um “toque de passado” aqueles de quem mais gostamos. Este ano vão muito mais além (desculpem, já viram Frozen 2?) e gravem também um postal de Natal com os vossos desejos para esta quadra e para o ano que está aí já a espreitar. Vistam-se a rigor, claro!
O mais mágico nestes vídeos é que eles criam sensação de proximidade até mesmo nos vossos familiares e amigos que vivem longe ou com quem não vão conseguir partilhar mesa no Natal. Vão todos adorar ver as conquistas e gracinhas do bebé… até vocês, daqui a uns anos.
Por isso, luzes, câmaras, ação!
4. Criem uma cápsula do tempo
Fazer (e manter!) um livro sobre os primeiros meses do bebé é uma ideal fantástica, mas só acontece num mundo ideal… Aproveitem o espírito natalício e as festas como um tempo para se reconectarem com as tantas memórias das vossas abobrinhas neste primeiro ano e comecem uma nova tradição: a de criar uma cápsula do tempo natalícia.
Juntem os membros da família e incluam cada um, na caixa, um item à vossa escolha. Pronto, o bebé ainda não tem quereres, não é, mas vocês entendem. Coloquem uma etiqueta em cada objeto com uma breve explicação do motivo para a vossa escolha. As opções são ilimitadas: a vossa manta de Natal favorita, o primeiro brinquedo, uma caixinha com o primeiro caracol cortado, a chucha, umas meias gigantes de Natal que eram da tia-avó…
Todos os anos, abram a caixa do ano interior, divirtam-se (ou emocionem-se…) com as vossas escolhas, e preparem a caixa do ano seguinte.
Tudo para um Natal feliz em família:
- Está à procura da prenda de Natal ideal? É para o menino e para a menina, para a mãe e o avô!
- Receitas de Natal deliciosas para uma mesa cheia de amor.
- Decoração de Natal: preparem a casa para a quadra mais mágica do ano!
- Postais de Natal: criem o vosso e enviem-no… por correio!
- Vivam o Natal em família: são muitas as atividades para fazer com os miúdos no mês de Dezembro
Este artigo foi útil para si?