Numa festa tipicamente familiar em que todos estamos juntos à volta da mesa, podemos tentar diminuir as distâncias estando mais presentes em todos os momentos. Aqui ficam 5 dicas para vivermos um Natal mindful.
A equipa EDUPA deseja-nos a todos um Natal pleno de amor e amizade e partilha connosco algumas ideias para vivermos o Natal verdadeiramente. O desafio? Tentar levar connosco este espírito de dar e receber durante todo o ano… Afinal, o Natal é quando o Homem quiser!
Numa festa tipicamente familiar em que todos estamos juntos à volta da mesa, podemos tentar diminuir as distâncias estando mais presentes em todos os momentos. Aqui ficam 5 dicas para vivermos um Natal mindful.
Dica nº 1: Libertem-se das expectativas!
Em mais um ano tão atípico, não se foquem na perfeição. É natural que sintam que este é mais um Natal que não será como “deveria”: não podemos reunir toda a família, não podemos cumprir as tradições que cumprimos todos os anos… Tentem focar-se no momento presente e liberte-se da expectativa de que este Natal deveria ser como todos os outros.
Dica nº 2: Desliguem-se das redes sociais!
Durante as celebrações, procurem dedicar atenção ao que estão a fazer e a quem está à vossa volta. Se não conseguirem reunir toda a gente, aproveitem as tecnologias digitais e liguem-se por videochamada. Deixem as publicações nas redes sociais para o dia seguinte. Foquem-se no momento presente.
Dica nº3: O jantar não é o mais importante!
Não se deixem atropelar pela necessidade de preparar o jantar perfeito. Vivam o momento e permitam-se sentir se está a assumir demasiadas responsabilidades. Se assim for, deleguem! Pode não ficar tudo da maneira que idealizam mas esse não deve ser o objetivo: a partilha de momentos em família é o propósito deste dia.
Dica nº4: Já que falamos de jantar…
Uma vez que esteja tudo pronto e a mesa posta, aproveitem! Sintam cada momento da refeição com atenção plena: o sabor, a textura, o cheiro… Podem ainda pensar sobre a origem de cada alimento e o seu percurso até à sua mesa de Natal. Incentivem a família a fazer o mesmo e terão uma experiência de Natal ainda mais rica.
Dica nº5: Sejam crianças!
Tentem absorver tudo aquilo que se passa à vossa volta como se fosse a primeira vez. Lembrem-se de como sentiam o Natal na vossa infância… Entusiasmo seria a palavra-chave! Libertem-se de preconceitos, divirtam-se, sintam e vivam o Natal como uma verdadeira criança.
Se precisarem de ajuda para tornar o Natal ainda mais pleno, acedam à loja online da EDUPA, onde encontram várias sugestões de presentes de Natal com significado.
Para celebrar o Dia da Criança em Família:
- Atividades Dia da Criança 2023 : sugestões de atividades para celebrar um dia especial.
- Dia Mundial da Criança: saiba porque porque se celebra 1 de junho e a história por detrás do Dia da Criança.
- Prendas Dia da Criança: escolhemos alguns mimos para todas as idades!
- Prendas 3 até 5 anos
- Prendas para crianças de 6 até 12 anos
- Prendas para adolescentes
- Receitas para crianças: celebram o Dia da Criança na cozinha e à mesa!
- Frases Dia da Criança
Este artigo foi útil para si?