Família > Crescer > Desenvolvimento

Os seis benefícios do Mindfulness na saúde mental das crianças

mindfulness para crianças

Vamos contribuir para a felicidade das crianças?

Carla Bulhões, fundadora da Academia Agora Eu Sou, fala-nos sobre a importância de abrandar e quais são os benefícios do mindfulness para crianças. 


Durante muitos anos, vivi o meu dia-a-dia exposta a situações de stress que me levaram a estados físicos e emocionais que eu nunca desejei. Foi quando atingi o meu limite que questionei o que estava a fazer à minha saúde e decidi experimentar fazer meditação.

O efeito “UAU” foi enorme e rapidamente percebi que era possível tranquilizar a mente, encontrar o meu equilíbrio, estar mais focada e concentrada nos meus objetivos e gerir as minhas emoções para que não fossem elas a controlar as minhas reações. O entusiasmo com esta nova forma de estar na vida foi enorme.

De tal forma, que resultou numa vontade crescente em aprender mais sobre o assunto, nomeadamente no que diz respeito à prática pelas crianças, pois uma das perguntas que eu mais fazia era: “Porque é que o Mindfulness não nos é ensinado quando somos crianças?”.

Assim, já teríamos a oportunidade de estimular a inteligência emocional desde pequenos e tudo seria tão mais simples, pois a prática do Mindfulness potencia o contacto com o nosso mundo mental e emocional e ajuda a estabelecer relações saudáveis com a família, professores, colegas e amigos.

Os seis benefícios do mindfulness para crianças:

1. Ajuda a lidar com o stress

A prática regular de Mindfulness ajuda a lidar com o stress na medida em aumenta a densidade da massa cinzenta do cérebro (responsável pelo raciocínio, planeamento, resolução de problemas e execução de tarefas) e encolhe a amígdala (a parte do cérebro responsável por ativar a resposta ao stress).

Logo, a partir do momento em que a criança tem um córtex pré-frontal bem desenvolvido e uma amígdala menor, o cérebro é menos reativo ao stress.

2. Reduz a ansiedade

A ansiedade é um dos distúrbios emocionais mais comuns da sociedade atual, que poderá surgir na criança, por exemplo, quando vai para uma escola nova onde não conhece ninguém, ou muda de ciclo e não sabe com quem vai ficar na turma.

O desenvolvimento do córtex pré-frontal também é muito eficaz na gestão da ansiedade e na redução dos sintomas físicos que surgem em resposta a este distúrbio emocional e que podem levar a sintomas descontrolados como sudorese, taquicardia, sensação de não conseguir respirar, entre outros.

A ansiedade resulta da preocupação como algo que ainda não aconteceu, que muitas vezes resulta de experiências passadas ou crenças limitadoras. Através do Mindfulness, ao treinarmos a nossa capacidade de concentração no momento presente, estimulamos a habilidade de aprender a parar, observar e deixar ir os pensamentos que provocam a ansiedade, abrindo espaço para que o corpo e a mente percebam que podem escolher uma ação diferente em resposta à ansiedade.

3. Reduz a depressão e estimula a boa disposição

A prática do Mindfulness estimula as crianças a expressarem e aceitarem todas as emoções, nomeadamente as negativas, como a tristeza, raiva, mágoa, medo, culpa e frustração.

O facto de perceberem que é natural que existam estas emoções nas suas vidas, permite que a gestão das mesmas seja mais saudável e consciente.

Para além disso, o foco no momento presente encoraja as crianças a valorizarem os pequenos momentos que lhes trazem alegria, tal como um abraço ou carinho dos pais, uma brincadeira com os amigos ou uma aprendizagem nova.

4. Melhora a regulação das emoções

Tendo presente as mudanças que ocorrem no cérebro quando a prática do Mindfulness é regular, percebemos que o centro de controlo emocional do cérebro se torna menos reativo perante estímulos com potencial para gerar reações descontroladas.

Neste sentido, há espaço para as crianças treinarem a sua capacidade de resiliência e superação de dificuldades, bem como a resposta adequada às mais diversas situações.

5. Aumenta a auto-estima

Um dos princípios do Mindfulness é a aceitação. A aceitação de quem somos, do presente, dos pensamentos, sentimentos, emoções e das experiências vividas, sem qualquer tipo de julgamento.

Este foco na auto-aceitação e auto-compaixão promove e regula a capacidade da criança em gostar de si própria e por consequência a gostar mais dos outros, fomentando a empatia. Sem dúvida que, uma boa autoestima é essencial para a estrutura do comportamento da criança, mas também um grande alicerce de quem será no futuro.

Quando estimulamos nas crianças a habilidade para lidar com emoções e situações difíceis, estamos a ajudá-las a sentirem capazes e competentes, o que se reflete no seu bem-estar emocional geral.

6. Melhora as habilidades sociais

Ao ajudar as crianças a observar os seus pensamentos e emoções, o Mindfulness estimula a autoconsciência.

Esta habilidade ajuda as crianças a serem mais tolerantes com os outros, pois a prática regular permite desenvolver a empatia e a comunicação de forma gentil, atenciosa e compassiva, ajudando-as a estabelecer relacionamentos mais saudáveis, gratificantes e agradáveis.


No próximo dia 23 de novembro 2019, em Azeitão, Carla Bulhões, fundadora da Academia Agora Eu Sou, realizará uma formação sobre este tema, no qual os participantes aprenderão muitos exercícios e dinâmicas de Mindfulness para fazer com as crianças.

Carla Bulhões é Instrutora Certificada de Meditação e Relaxamento para Crianças e Adultos, Professora de Mindfulness para Crianças em colégios privados, Master Coach em Programação Neuro-Linguística e Master Practitioner em Time Line Therapy®, com certificação reconhecida pela American Board of Neuro Linguistic Programming.

Através desta formação fomenta a aprendizagem dos benefícios e técnicas de meditação e relaxamento junto dos adultos para que estes possam promover o desenvolvimento pessoal das crianças de forma saudável, ajudando-as a crescer com auto-estima e a amarem-se com todo o carinho e felicidade que merecem.

Também vos pode interessar:

Se encontrar alguma incorreção contacte-nos por favor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *