Família > Comer > Receitas deliciosas

Tarte de abóbora

Tarte abóbora

 

Tarte de abóbora, cebola roxa e queijo uma receita Lume Brando.

Ingredientes:

Para a massa quebrada

2 chávenas (de 250 ml) de farinha sem fermento

125 g de manteiga fria cortada em pedaços

Cerca de 50 ml de água gelada

Para o recheio

5 colheres de sopa de molho de tomate*

Azeite

1 cebola roxa partida em 1/2 luas

300 g de abóbora menina partida aos cubinhos

50 g de queijo chèvre ou feta

100 g de queijo mozzarella ralado

Sal, pimenta e cominhos qb

Nozes

 

Preparação:

Começar pela massa: colocar num robot de cozinha a farinha e a manteiga e pulsar (ou na Bimby usar a velocidade 6 alguns segundos) até se formarem “grumos grosseiros”.

Acrescentar em fio, pelo bucal, a água gelada, com o robot a funcionar, até obter uma massa homogénea e suave (pode não ser preciso a água toda).

Retirar, formar uma bola achatada, embrulhar em película aderente e levar ao frigorífico durante 30 minutos. Entretanto pré-aquecer o forno nos 190º. Preparar o recheio: num fundo de azeite, cozinhar a cebola roxa até ficar mole e translúcida. Juntar os cubos de abóbora e deixar que comecem amolecer também, o que deve demorar cerca de 15 minutos. Temperar com um pouco de sal (sem esquecer que há queijos muito salgados), pimenta e uma pitada de cominhos. Reservar. Estender a massa numa superfície enfarinhada, forrar a tarteira e levar ao frigorífico por mais 5 minutos.

Picar o fundo da massa com um garfo e levar ao forno (com feijões ou pesos) cerca de 10 minutos.

Retirar e espalhar primeiro uma camada de molho de tomate, por cima deste colocar a mistura de abóbora e cebola e espalhar algumas nozes partidas grosseiramente. Por fim, terminar com o queijo chèvre esfarelado e o mozzarella ralado (quando fiz esta tarte já não tinha chèvre suficiente e tive de juntar mozzarella…).

Baixar o forno para os 180º e levar a tarte a cozer durante cerca de 30 minutos.

*Usei caseiro, feito rapidamente na Bimby, mas pode ser feito de forma tradicional: alourar em azeite 1 cebola pequena picada e 2 dentes de alho picados, com uma folha de louro. Juntar uma lata de tomate pelado, 1/4 de pimento e umas folhinhas de manjericão (se tiver), temperar de sal e pimenta e deixar cozinhar uns 10 minutos. Triturar com a varinha mágica, tendo o cuidado de retirar a folha de louro antes, provar para ver se precisa de mais condimentos ou até de uma pitada de açúcar para cortar a acidez do tomate (normalmente acho que não é preciso), e está pronto a usar.