Família > Comer > Receitas deliciosas

Marshmallows de baunilha

Marshmallows baunilha

Se é daquelas pessoas que tem um enorme prazer pela comida, então nós recomendamos que coma aquilo que ama no Valentine’s Day, porque merecemos coisas boas e que nos façam felizes!! Uma sugestão I-RRE-SIS-TÍ-VEL do blog da Marmita.

Ingredientes

  • 50g de Maizena

  • 50g de açúcar em pó

  • 50g de xarope de milho (vende-se no El corte Inglês)

  • 450g de açúcar granulado

  • 10 folhas de gelatina (ou 2 pacotes de gelatina neutra em pó)

  • 2 claras de ovo, grandes

  • 2 vagens de baunilha

  • 1 1/2 colher de sopa de corante alimentar natural

Conselho do Jamie: Nesta receita a precisão é importante, por isso, leia atentamente a receita antes de começar, pese todos os ingredientes e tenha todos os utensílios à mão. Vai trabalhar com açúcar quente e com xarope, pelo que é melhor manter as crianças afastadas da cozinha até os marshmallows estarem a arrefecer, prontos a comer.

Peneire a maizena e o açúcar e pó para uma tigela. Forre o tabuleiro com papel alumínio, deixando duas alças, uns cm para fora (das duas partes, como na imagem) para ser mais fácil desenformar os marshmallows. Polvilhe o tabuleiro fundo de ir ao forno (20x30cm) com metade desta mistura e reserve a outra metade, no coador, para usar mais tarde.

Coloque num tacho, em lume brando, o xarope de milho liquido e o açúcar granulado e adicione 250 ml de água fria. Deixe aquecer lentamente, mexendo até o açúcar estar dissolvido e obter um xarope transparente. Entretanto, ponha as folhas de gelatina de molho num tacho pequeno com 125 ml de água.

Quando o xarope de açúcar estiver transparente, aumente a temperatura, introduza um termómetro de açúcar e deixe o xarope ferver vigorosamente (sem mexer). Quando atingir os 110ºc, coloque o tacho com a gelatina em lume médio e mexa até dissolver. Bata as claras em castelo até obter picos firmes. Quando o xarope de açúcar atingir os 122ºc, adicione-o às claras em castelo, vertendo-o gradualmente, rente à borda da taça da batedeira, sem parar de bater. Em seguida, adicione ao preparado e bata durante 6 a 8 minutos, ou até ter aumentado significativamente de volume e engrossado, mas podendo ainda escorrer da taça. Este é um marshmallow de baunilha, branco, mas pode adicionar qualquer outro sabor a gosto nesta altura. Adicione o corante que preferir, bata durante mais 2 ou 3 minutos para obter um sabor e uma cor uniforme. Verta o preparado no tabuleiro previamente tratado, alise com uma espátula, polvilhe com a mistura de maizena e açúcar em pó que tinha reservado e deixe arrefecer durante 2 ou 3 horas, ou até ficar firme e macio.

Corte os marshmallows com ou sem cortante (se usar uma faca para cotar – passe a lamina da faca pelo açúcar+maizena antes de cortar e se for com cortante, faça o mesmo).

Por fim, depois de cortados, passe cada um dos marshmallows pelo açúcar+maizena – retire o excesso do açúcar com umas pancadinhas e estão prontos para serem maravilhosamente consumidos, com ou sem chocolate quente, torradinhos em espetada ou assim simples.

Guarde-os num saco fechado e esconda de quem anda a fazer dietas, ou não! Porque estamos a entrar na época de pecar um pouco.

Marmita