Vamos jogar ao Dia das Mentiras?
A Catarina Sanches, da Aliança Animal, faz e promove uma alimentação familiar sem proteína animal. É mãe do pequeno Lucas, um bebé também vegano, saudável e muito feliz!
Neste artigo, a propósito do Dia das Mentiras partilha connosco 5 verdades e 5 mentiras!
Vamos jogar ao Dia das Mentiras? Joga-se da seguinte forma: cada mão tem 5 dedos. Duas mãos têm, portanto, 10 dedos. Para cada um dos 5 da mão direita vamos contar uma mentira e, para cada um da mão esquerda, faremos corresponder uma verdade. Vamos a isso?
Mentira: Só os adultos podem seguir uma dieta vegetariana
Verdade: Como é que uma alimentação rica em frutas, legumes e verduras pode ser contraindicada para crianças? Além do mais, uma dieta vegetariana costuma também significar menos gordura e menos colesterol. O segredo, tal como em muitas outras coisas, é o equilíbrio.
Mentira: Atletas não podem seguir um regime alimentar 100% vegetal
Verdade: Qualquer atleta – seja omnívoro ou vegetariano – que tenha como objetivo otimizar a performance desportiva, deve seguir uma alimentação bem planeada, equilibrada, devidamente suplementada e variada. E já nem vamos mencionar a proteína, porque essa já é uma mentira do ano passado.
Mentira: A indústria da carne é a única forma de alimentar todas as pessoas no mundo
Verdade: Se para produzirmos apenas um quilo de carne vermelha são precisos cerca de 16 quilos de comida, imaginem quantas pessoas poderíamos alimentar com toda essa comida!
Mentira: A comida vegetariana é mais cara
Verdade: Na verdade, as refeições vegetarianas tendem a ser mais económicas e o custo dos alimentos vegetarianos (leia-se: frutas e vegetais) é normalmente inferior ao da carne e do peixe. A alimentação vegetariana só é mais cara se incluir os ultraprocessados e estes alimentos existem em todos os tipos de alimentação (sendo de os evitar em todas elas).
Mentira: Os vegetarianos têm muitas carências nutricionais
Verdade: Na verdade, pelo facto de estarem mais alerta para essa possibilidade, isso pode colocá-los numa posição mais favorável para as conseguirem evitar ou tratar antecipadamente.
Volvido este dia, fica o desafio: nos restantes 29 dias do mês, vamos experimentar mais verdades e menos mentiras?
Juntem-se ao Desafio Vegetariano da Aliança Animal!
Podem acompanhar o trabalho da Aliança Animal no site, Facebook e Instagram.
Se quiserem receber receitas 100% vegetais e todo o apoio, inscrevam-se em https://desafiovegetariano.com – É simples, é grátis, e muito saboroso!
Este artigo foi útil para si?