Quiche de Tofu e Alho-Francês - Pumpkin.pt

Quiche de Tofu e Alho-Francês

quiche-de-tofu-e-alho-francês

Uma receita versátil que serve de prato principal, como acompanhamento de uma sopa ou salada e perfeita para mesas de festa.

A Susana do blog A Espuma dos Dias já nos habituou a receitas vegetarianas deliciosas, a prova de que é possível fazer alterações sustentáveis na nossa alimentação sem perder sabor. Hoje partilhamos mais uma receita: quem quer provar esta quiche de tofu e alho francês? Nós!


Ter filhos de facto ocupa a maior parte do nosso tempo. Daí eu ter esta receita em rascunho há mais de um ano e só agora ter uma foto para lhe pôr. Mais vale tarde do que nunca?

Desde que me tornei vegetariana que faço quiches variadas, mas sempre exclusivamente com legumes, sem nunca tentar recriar a textura e aspecto do ovo. Quiches só de legumes são boas, claro, mas ter aquele recheio mais consistente não só é saboroso como fornece mais nutrientes e satisfaz melhor o apetite.

Entra o tofu, o ingrediente mais versátil na cozinha vegetariana. Ele é doces, ele é salgados, ele é argamassa de azulejos.  Esta é daquelas receitas maravilha: ficou bem logo à primeira tentativa, é deliciosa, enche imenso, e é óptima para uma festa ou jantar volante porque não só se come só com uma mão como fica bem à temperatura ambiente.

Ingredientes (para uma quiche de tofu de 25 cm)

  • Massa de tarte (sem açúcar e com 2 colheres de sopa de levedura nutricional)
  • 1 alho-francês
  • 2 dentes de alho
  • 250 gramas de tofu médio/firme
  • 200 ml de natas vegetais (eu uso Shoyce)
  • 1 colher de sopa de curcuma
  • 3 colheres de sopa de levedura nutricional
  • 1 molho de cebolinho ou endro ou funcho de rama
  • meia dúzia de tomates cherry (opcional, mas fica bonito)
  • sal, pimenta, azeite q.b.

Passo a passo para uma quiche de tofu e alho francês deliciosa:

Preparar a massa e deixar no frigorifico a repousar. Entretanto, cortar o alho-francês em rodelas finas (com uma mandolina fica perfeito) e saltear com um fio de azeite, o alho bem picado, sal e pimenta, até ficar translúcido.

Num processador, triturar bem o tofu com as natas. Juntar a curcuma e a levedura nutricional, sal e pimenta, um fio de azeite e triturar apenas para misturar. Depois de cozinhado vai ficar mais amarelo, não é preciso juntar muita curcuma.

Picar as ervas à escolha e misturar ao tofu, assim como o alho-francês. Misturar bem.

Esticar a massa e cobrir uma forma de tarte com o fundo amovível. Deitar a misturar e decorar com tomates cherry cortados ao meio. Levar ao forno até o tofu estar firme, cerca de meia hora.

Deixar arrefecer ligeiramente e desenformar. Um truque que aprendi para desenformar quiches e partes é usar uma tigela  como base e colocar a forma em cima. A base fica apoiada na tigela e os lados deslizam para baixo.

Servir morno ou à temperatura ambiente, sozinha, com uma salada ou sopa.

Este artigo foi útil para si?

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Ainda não tem votos)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *