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‘Somos aquilo que comemos’

Comida atitude

Quando chega o Verão somos bombardeados com imensas informação sobre o que devemos e não podemos comer. Mas temos de ter consciência que, independentemente da estação do ano, o mais importante é manter uma alimentação cuidada e incutir esse hábito nos nossos filhos. Aprenda com a Bebé Gourmet algumas dicas para habituar o seu filho a gostar de uma alimentação saudável. 

Pois bem, cada vez mais é difícil escapar a esta máxima, pois ela invade-nos por todos os meios. Nas últimas semanas já me deparei com informação sobre esta temática pelo menos meia dúzia de vezes (e não, não é exagero). O que se deve comer, o que se deve evitar, o que NÃO se deve comer… enfim, a questão que me ficou a martelar na cabeça enquanto mãe foi do poder que eu tenho neste momento de influenciar os hábitos alimentares das minhas filhas, e desta forma cimentar um futuro mais saudável para elas. Mais importante, como é que eu o posso fazer de forma mais eficiente?

Admitindo desta forma que os pais e educadores têm um papel fundamental no desenvolvimento das preferência que as crianças vão desenvolvendo por cada alimento, segue aqui uma lista de sugestões para que possamos levar esta missão a bom porto:

  • Devemos incentivar as crianças a consumirem alimentos saudáveis, estabelecendo regras e não restringindo alimentos menos nutritivos. Proibir refeições de comidas saborosas às crianças, geralmente vai aumentar o seu desejo por essas refeições, fazendo com que as crianças procurem também esses alimentos quando não estão com fome. Assim sendo, esta pressão leva a criança a criar um ambiente de alimentação negativo e inibe-as de regularem a fome e os sinais de saciedade. Em contraste, uma quantidade moderada de restrição pode ser benéfico;
  • Desde que introduzimos na alimentação dos nossos filhos alimentos sólidos, devemos, sempre que possível, focar-nos nas suas preferências alimentares para que o risco de rejeição dos alimentos seja reduzida. 

Por outro lado, se apresentarmos pratos sem cor e com uma consistência estranha, o prato vai ser automaticamente rejeitado. Nestas idades as crianças preferem alimentos com sabor doce e rejeitam alimentos amargos, como certos vegetais e frutas… e são muito exigentes com alimentos novos e que nunca experimentaram;

  •  Não ofereça muitos alimentos diferentes na mesma refeição para que a criança aprenda a distinguir o gosto de cada um;
  • Deve-se servir uma grande variedade de alimentos, coloridos, nas proporções adequadas. Todos os dias devem ser introduzidas peças de fruta diferentes e vegetais cozidos diversos, juntamente com o acompanhamento principal do prato. Para ser mais fácil a introdução destes alimentos, os pais podem acompanhar os filhos por meio de filmes interativos, livros ou jardinagem. 

O número exato de exposições necessárias depende de diversos fatores, incluindo a idade da criança, gosto inicial e novidade da comida, assim como exposições anteriores a novos sabores.

Uma exposição pode ser o suficiente para algumas crianças, mas outros podem exigir mais do que uma. A introdução dos alimentos novos e saudáveis é demorada e pode parecer assustadora, com paciência e insistência eles acabam por desenvolver gosto a estes alimentos e querer repetir!

  •  Não se devem oferecer alimentos por gratificação, “tiveste uma nota excelente a ciências? Vamos lanchar a Bola de Berlim que tu adoras do café do Sr. Manuel!” ou “Nota excelente por bom comportamento? Hoje o jantar é pizza!” É totalmente errado este tipo de comportamento.

 A habituação a estes alimentos muito calóricos e baixos em nutrientes pode levar a hábitos pouco saudáveis, podendo resultar de um problema grave de saúde, a obesidade.

Estas são apenas algumas dicas, cada pai saberá certamente qual deve aplicar e como as deverá adaptar aos seus filhos.

Ahhh, e os “famosos super alimentos”! Já ouviram falar? Estamos neste momento a desenvolver estratégias para os incluir na alimentação diária das crianças. Aguardem o nosso próximo texto J

 

Ana Salvador

Bebé Gourmet