Escolas nacionais já podem dar aulas de programação online

aulas de programação online

A Teckies, startup portuguesa, disponibiliza uma plataforma que permite que as escolas dêem aos alunos aulas de programação online: chama-se RoboGarden.

Saber programar é uma capacidade cada vez mais importante, e as opções para aprender têm chegado a cada vez mais crianças. A Teckies sabe disto, e nasceu em 2018 com a missão de levar as novas tecnologias para as salas de aula.

Depois de ter lançado uma opção para o público geral, a Teckies apostou numa plataforma que pemite que as escolas proporcionem aulas de programação online aos estudantes. Através da RoboGarden, os professores podem juntar os seus alunos em salas virtuais, estimulando a aprendizagem de código de forma prática e lúdica.

O objetivo é que as crianças experimentem um ensino mais moderno, que as capacite com competências transversais como a criatividade, a resolução de problemas e a comunicação, para que estejam bem equipadas para os desafios laborais do presente e do futuro.

Como funciona a RoboGarden?

A RoboGarden é uma aplicação educacional destinada à aprendizagem ativa e acessível dos alunos. Ensina código a partir do zero, com diversão e jogos à mistura, para estimular o intelecto, o interesse e a proatividade.

Esta solução foi criada pela empresa canadiana Micro Engineering Technology Inc., que tem a Teckies como parceiro exclusivo em Portugal.

Com imagens coloridas e animadas, a plataforma permite aprender três tipos de linguagem, desde programação por blocos – utilizando o Blockly, tipo de programação desenvolvido pela Google –, o Java Script e o Python.

As escolas podem adquirir uma licença que permite a todos os seus alunos, do 1.º ao 12.º ano, aprenderem a programar do zero. Individualmente e ao seu ritmo, os alunos aprendem através de desafios, que vão sendo mais complexos à medida que vão subindo de nível.

Apesar de ser uma ferramenta de aprendizagem autónoma, à qual os alunos podem aceder em qualquer altura, a partir de casa, os professores podem acompanhar todo o processo, orientando as diversas tarefas.

Os professores precisam de conhecimentos prévios?

Não é necessária experiência ou conhecimentos na área para poder utilizar o RoboGarden, já que toda a plataforma está desenhada de forma fácil e intuitiva.

No entanto, se necessário, a Teckies está disponível para dar formação aos professores, por modo a prepará-los para melhor gerirem o trabalho com os seus alunos.

Como adquirir licenças?

As escolas podem adquirir licenças contactando diretamente a startup, através do email [email protected].

Ser-lhes-á disponibilizado um acesso exclusivo para aulas virtuais durante um ano.

Também vos pode interessar:

Este artigo foi útil para si?

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Ainda não tem votos)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *