"Ponte...Nas Ondas!": celebrem o Dia Mundial da Rádio - Pumpkin.pt

“Ponte…Nas Ondas!”: celebrem o Dia Mundial da Rádio

ponte nas ondas

O modelo “Ponte…nas Ondas!” é candidatado ao registo das boas práticas com o Património Cultural Imaterial (PCI) da UNESCO.

Ponte…nas ondas! é uma experiência de rádio interescolar que há 26 anos vem transmitindo o património comum galaico-português às novas gerações. Inicialmente foi uma jornada internacional de rádio realizada por alunos de escolas galegas e portuguesas. 

Também tem dinamizado e divulgado este património com outras atividades como as jornadas de jogos tradicionais, os concursos de recolha de património imaterial ou as publicações impressas ou audiovisuais.

A conjunção da prática radiofónica com o património imaterial é o modelo que os Estados de Portugal e Espanha consideraram que ser uma boa prática e que merece ser reconhecida pela UNESCO.

A nova rádio:

A rádio ganhou uma nova vitalidade na Internet e nas redes sociais. Novos suportes, como os podcasts, estão a modificar as formas do meio radiofónico.

A radio escolar também se adapta a estes novos formatos e Ponte…nas ondas! promove a participação dos alunos através destes recursos com o património cultural galego-português como conteúdo essencial. A cobertura deste património através das rádios escolares é o modelo de Ponte…nas ondas!

A rádio do Património

A criação do portal “Escolas nas Ondas” é o ponto de encontro das escolas que têm rádio escolar e também das que trabalham com o património imaterial.

Ponte…nas ondas! faz um apelo às escolas para que enviem os seus trabalhos com o património imaterial, em qualquer formato audiovisual para serem exibidos no portal ESCOLAS NAS ONDAS no dia 13 de fevereiro a propósito do Dia Mundial da Rádio que a UNESCO celebra há 10 anos.

Para isso, sugerem-se:

  • Realização de programas de rádio de diversos formatos e géneros.
  • Realização de podcasts com conteúdos sobre o património imaterial
  • Entrevistas a pessoas portadoras de saberes do património imaterial
  • Interpretações de manifestações do património imaterial.
  • Rádio-visual ( a rádio com imagens apartir de casa, da escola, da rua…)

Os trabalhos devem ser enviados para : [email protected]

Também lhe pode interessar:

Este artigo foi útil para si?

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (No Ratings Yet)
Loading...

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

<