O currículo da Happy code para escolas é único em Portugal, com um programa de tecnologia, empreendedorismo e cidadania, completo para todas as idades
A Happy Code é a maior escola de S.T.E.A.M. para crianças e jovens em Portugal– Ciências (Science), Tecnologia (Technology), Engenharia (Engineering), Artes (Arts) e Matemática (Math), e pioneira na sua abordagem dos Soft Tech Skills de Tecnologia, Empreendorismo e Cidadania. Em Portugal já impactou + de 20.000 de crianças e jovens.
Conheça 6 razões para escolher o programa da Happy Code para a vossa escola:
- A Happy Code tem uma grande experiência, trabalhando com mais de 100 escolas a nível nacional, em formato curricular e extracurricular.
- Trabalha com escolas públicas, associações de pais e colégios privados, entre outras parcerias educativas.
- No ano letivo 2022-2023 ensina mais de 5000 alunos em escolas, de todos os anos letivos.
- Disponível em regime presencial, e também em regime online em qualquer escola do país.
- Um modelo de ensino que desenvolve competências para formar os pensadores e criadores do futuro.
- A lógica da metodologia Happy Code vai além das competências técnicas e foca-se no ensino de tecnologia como ferramenta de pensamento e desenvolvimento de competências socio-emocionais.
Os Princípios das Aulas da Happy Code
As aulas da Happy Code são baseadas nos seguintes princípios:
- Suscitar motivação intrínseca e extrínseca
- Suportar autonomia
- Promover e sustentar pertença
- Suportar sentimentos de competência
- Incentivar o erro produtivo
- Estimular exploração e curiosidade
Dentro das aulas, os jogos são aplicados como promotores de aprendizagem, com mecânicos de jogo e regras como base, constante análise e tomada de decisão, interação entre jogadores e ciclos continuos de acção e consequência.
Curriculum da Happy Code nas Escolas
Happy Code oferece o currículo mais completo e contínuo de Literacia Digital em Portugal, com programas a partir dos 5 anos.
1.º e 2.º ano – Introdução à programação: De uma forma lúdica e utilizando diferentes ferramentas, desde lápis e papel a plataformas de criação de animações e jogos como Scratch e Microsoft Kodu, os alunos serão introduzidos ao pensamento computacional e a conceitos base de programação para que consigam entender e resolver problemas simples transversais a diversas áreas disciplinares.
3.º e 4.º ano – Jogos 2D + Animação: Neste curso serão abordados temas como segurança e boas práticas no mundo digital, à medida que os alunos aprendem a expressar a sua criatividade de forma digital, através da criação de pequenos jogos, ilustrações e animações 2D que poderão depois partilhar com família e amigos.
3.º e 4.º ano – Robótica + Jogos + Animação: De uma forma lúdica e utilizando diferentes ferramentas, desde plataformas de criação de animações e jogos como Scratch, a hardware de robótica da Lego, os alunos serão introduzidos ao pensamento computacional e a conceitos base de programação para que consigam entender e resolver problemas simples transversais a diversas áreas disciplinares, enquanto expressam ideias e criatividade desenvolvendo pequenos projetos digitais.
5.º e 6.º ano – Jogos 3D + Vídeo: Os alunos irão desenvolver a sua perceção espacial e utilizar conceitos de matemática para construir e programar mundos 3D pensados por si, desenvolvendo competências de pensamento computacional e raciocínio lógico. Irão também trabalhar a vertente de comunicação ao apresentar os seus projetos e ao aprender como planear e produzir pequenos vídeos para contar uma história.
7.º, 8.º e 9.º ano – Apps + Jogos 3D: Neste curso os alunos irão entender melhor como funciona um computador e a internet, ao criar aplicações funcionais, pensadas, desenhadas e programadas por si, que podem ser depois utilizadas fora das aulas, à medida que desenvolvem pensamento crítico sobre o impacto da tecnologia e as práticas mais adequadas a uma correta e segura utilização. Irão também aprender modelação 3D exercitando a sua criatividade na criação de jogos e mundos novos.
As aulas decorrem durante o ano letivo, com 1 aula por semana, tipicamente com duração de 60 minutos (que poderão ser no entanto de 90 minutos).
Parcerias da Happy Code com Escolas
Se quiserem saber mais sobre as opções de aulas curriculares ou extracurriculares da Happy Code na vossa escola ou turma, podem preencher o formulário no site de Happy Code, mandar um email para [email protected] ou ligar para 938 602 572.
Também lhe pode interessar:
- Visitas de Estudo: de exposições a peças de teatro, passando por zoos e quintas pedagógicas!
- SEA LIFE Porto para Escolas: Venha com a sua turma
- Feijão Verde Visitas Escolares – Conheçam os divertidos Parques Interiores
- Visitas Escolares no Feijão Verde Natura – os Parques de diversão no Ar Livre!
- Encontrem as melhores peças de teatro para escolas e o mais educativos Espectáculos para Escolas.
- Peças de Teatro Infantil para apresentar na Escola
- O Principezinho para Escolas
- Playnetário, o cinema imersivo, na sua escola
- Casinha das Artes nas Escolas: Oficinas de teatro sensorial para crianças até 3 anos
- O projecto IMAGINA: espectáculo sobre a magia do teatro que pode visitar a vossa escola
Este artigo foi útil para si?