Preparar aulas com ferramentas de aprendizagem online - Pumpkin.pt

Preparar aulas com recursos online: plataformas de aprendizagem, propostas educativas e mais!

Preparar aulas com recursos online: plataformas de aprendizagem, propostas educativas e mais!

Propomos vários recursos que são tão fáceis, educativos e divertidos que os alunos nem vão perceber que estão a estudar!

A entrada abrupta e absoluta da tecnologia no ensino em tempo de pandemia permitiu-nos, entre outras conclusões positivas, perceber que existe um imenso potencial nas plataformas digitais como ferramentas de aprendizagem.

Mesmo tendo por ora as aulas regressado ao regime presencial, pode ser interessante espreitar estas plataformas educativas online, com as quais podem complementar as aulas, ou sugerir aos alunos como trabalho autónomo.

Estas ferramentas de aprendizagem permitem perceber melhor a matéria com a ajuda de vídeos e animações e preparar os momentos de avaliação com exercícios interativos, jogos sínteses e fichas.

Por outro lado, muitas são também as iniciativas de associações, espaços e organizações que, de forma a cobrir as limitações relacionadas com as visitas de estudo em contexto de pandemia, se aliam aos professores disponibilizando atividades online divertidas e educativas.

Conteúdos online:

Gulbenkian

Conteúdos Online Professores Gulbenkian

Por querer estar mais perto das escolas, a Gulbenkian lançou vários recursos online para que os professores possam levar os alunos a conhecer a instituição sem sair da sala de aula.

De maneira a que os professores tenham conteúdos para partilharem com os alunos, a Gulbenkian está a desenvolver uma série de vídeos, tutoriais e outros recursos direcionados ao público escolar.

Estes recursos estão disponíveis para download gratuito e são pensados para abranger alunos dos 1º, 2º e 3º ciclo.

Bairro dos Museus

Desafios a Partir de Casa Bairro dos Museus

O Bairro dos Museus lança vários desafios que podem fazer no formato teleaula com os vossos alunos! Estão preparados?

Os próximos desafios que vão encontrar convidam-vos a conhecer melhor a coleção da Fundação D. Luís I, instalada no Centro Cultural de Cascais. A partir de algumas obras aqui destacadas, são lançadas propostas criativas de exploração visual e plástica, desafios simples ao alcance de qualquer curios@!

Além desta coleção, os desafios vão ainda tirar partido da história do espaço cultural, o antigo Convento de Nossa Senhora da Piedade, que se reinventou ao longo dos séculos e que agora leva os visitantes a percorrerem diversas exposições temporárias de arte contemporânea.

Museu Berardo

ENVOLVER ONLINE

O Museu Coleção Berardo desenvolveu uma programação digital para escolas, do pré-escolar ao secundário, constituída por visitas e atividades em torno da Coleção Berardo.

Para complementar as visitas, o Museu possibilita ainda a realização de sessões por videoconferência conduzidas por mediadores, nas quais se poderão estabelecer diálogos e esclarecer dúvidas.

Padrão dos Descobrimentos

O Portugal em Descoberta é um Jogo do Loto criado pelo Padrão dos Descobrimentos para turmas do 1º, 2º e 3º ciclos. 

Com ele, alunos e professores podem explorar vários conteúdos relacionados com a Expansão Portuguesa!

Zero em Comportamento

videoclube zero comportamento

No Videoclube Zero em Comportamento encontram-se muitos dos conteúdos que já conhecemos e que sabemos que são excelentes ferramentas pedagógicas para todos os níveis de ensino. E agora há um preço especial para professores!

Oceano de Papel

A Oceano de Papel constrói programas de promoção de competências pessoais e sociais para jovens em idade escolar, desde o Jardim-de-Infância até ao 9º ano de escolaridade.

Na Loja da Oceano de Papel podem encontrar recursos digitais e físicos organizados por nível de escolaridade, idioma (português ou inglês) tipo de intervenção e cenário – existem opções para famílias, professores e técnicos especializados!

Existem atividades, baralhos de cartas, jogos de tabuleiro, packs de recursos, planos de sessão e muito mais. Os programas podem ser aplicados em turma, integrados em disciplinas do currículo, intervenção individual ou de pequeno grupo.

Lisboa Romana

Lisboa romana descola

O projeto Lisboa Romana | Felicitas Iulia Olisipo visa a promoção, a valorização e a divulgação pública do património arqueológico, com particular enfoque na época romana mas abrangendo uma espessura cronológica que se estende da Idade do Ferro à Antiguidade Tardia.

Esta viagem permite compreender os processos de aculturação e o desenvolvimento destas sociedades, desde o legado, preexistente, integrado no Império Romano do Ocidente, até à sua queda e herança cultural que imprimiu no período histórico que lhe sucedeu.

Através Lisboa Romana, viajem no tempo e descubram acontecimentos, personalidades e reconstituições em 3D que inspiraram os desígnios desta fantástica cidade.

Academia Ponto Verde

Se reciclar, é na boa, preparar aulas dinâmicas e envolventes para os alunos também pode ser!

Para ajudar, a Academia Ponto Verde reuniu materiais e desafios que certamente vão colocar o tema de reciclagem na ordem do dia, na escola e na comunidade.

Incentivem os alunos com Vídeos Temáticos, complementem a aprendizagem com as Eco-fichas, desafiem-nos com as propostas dos Cadernos de Atividades e aproveitem as apresentações para trabalhar o tema da Sustentabilidade.

Ciência Viva em Casa

ciência viva em casa

A Academia Ciência Viva oferece aos professores recursos para várias atividades divertidas e educativas com os seus alunos, do pré-escolar até ao 5º ano.

Museu de Alberto Sampaio

museu de alberto sampaio

O Museu de Alberto Sampaio é um espaço repleto de mistério, de conhecimento e uma fonte incalculável de saber!

Inspirados nos seus teatros de marionetas e de sombras, o Museu lançou agora a miúdos e graúdos divertidas propostas de jogos online para usar e abusar! É só clicar nas imagens relativas a cada uma das atividades educativas e divertirem-se: podem descobrir mais sobre a História de Guimarães – que é também a de todo Portugal.

Ferramentas de Aprendizagem online:

Escola Virtual

escola virtual

Se estiver a lecionar numa instituição de ensino que tenha adotado manuais escolares do Grupo Porto Editora (Areal Editores, Porto Editora e Raiz Editora) pode aceder à Escola Virtual e interagir com os seus alunos.

A Escola Virtual é hoje a ferramenta mais utilizada pelos professores em Portugal, por ser a mais completa e muito intuitiva. Aceda gratuitamente aos recursos das disciplinas e anos de escolaridade que leciona!

  • Milhares de recursos multimédia catalogados por ano, disciplina e tema.
  • Ferramenta de criação de aulas e testes personalizados.
  • Encontre mais de 1000 questões para cada disciplina e ano de escolaridade: que abrangem todos os temas do programa, com pesquisa rápida por palavra-chave e com possibilidade de aplicar filtros por tema, subtema, conteúdos e tipo de questão.
  • Acesso às versões digitais dos manuais escolares do Grupo Porto Editora.

A Escola Virtual tem conteúdos direcionados a alunos do Pré-escolar, 1º, 2 e 3º ciclo de escolaridade, assim como do ensino secundário.

Khan Academy

khan academy

A Khan Academy é 100% gratuita e aqui podem explorar conceitos matemáticos, de economia e finanças, ciência e engenharia, programação e, mais recente, ciências humanas e português.

Ajude cada aluno a ter sucesso com uma aprendizagem personalizada:

  • Atribua tarefas: artigos, vídeos e prática de exercícios.
  • Acompanhe o desempenho dos alunos.

A Khan Academy tem conteúdos direccionados a alunos do Pré-escolar, 1º, 2 e 3º ciclo de escolaridade.

DigitALL

Um projeto da Fundação Vodafone Portugal, o Programa DigitALL é uma ferramenta de aprendizagem que promove o uso das novas tecnologias de forma criativa e colaborativa junto das crianças dos 6 aos 12 anos, em contexto familiar ou escolar.

Tem como objetivo promover a inclusão digital e capacitar as novas gerações para os desafios que as esperam, usando atividades divertidas e interativas para apresentar competências consideradas essenciais no século XXI, como é o caso da Programação e das Artes Gráficas, mas também das consideradas “soft skills”.

Brevemente, o Programa DigitALL terá também disponíveis conteúdos ligados às novas tecnologias que poderão funcionar como complementos das estratégias e metodologias pedagógicas dos professores!

Iupki

iupki

A Iupki foi criada a pensar nas crianças até aos 12 anos, nos educadores de infância e nos professores até ao segundo ciclo. Totalmente portuguesa, é uma plataforma digital que reúne milhares de conteúdos musicais em diferentes formatos (vídeos para karaoke, pautas, letras de canções, instrumentais e muito mais) e promete fazer a diferença nos momentos de lazer das famílias, para além de tornar a aprendizagem mais divertida nas escolas.

Clevermee

clevermee

A Clevermee é uma plataforma online que oferece apoio personalizado em Matemática para que cada criança possa aprender ao seu ritmo e com as atividades que mais a interessam!

Com o único currículo de matemática online que se adapta em cada momento ao aluno (se não aprende através de uma estratégia, a plataforma propõe outra, por exemplo), cria um percurso único para cada um.

Num estudo piloto com 25 turmas em Portugal, apenas 60 minutos por semana de utilização da plataforma conduziram uma melhoria de até 40% nas notas escolares!

Ubbu

ubbu ensino

ubbu é uma plataforma digital destinada ao ensino de Ciências da Computação e de Programação a crianças dos 6 aos 13 anos.

A plataforma, lançada pela Academia de Código em janeiro de 2019, foi criada para ser utilizada na sala de aula, estando já presente em metade dos agrupamentos escolares de Portugal continental e ensinando programação a mais de 60 mil crianças.

Vitamimos

materiais vitamimos

A Vitamimos acredita que as atividades lúdicas e os jogos didáticos são uma forma de aprender coisas novas e tornar o estudo, num momento mais divertido e apetecível.

Por esta razão lançou o desafio, de juntamente com os mais novos, fazerem algumas atividades sobre alimentação, disponibilizando o material para imprimir a partir da vossa casa!

A Vitamimos tem conteúdos direcionados a alunos do pré-escolar.

Aula Digital

aula digital

Num ano letivo que se inicia marcado por enormes desafios, pode contar com a LeYa Educação para disponibilizar os recursos necessários para a recuperação e consolidação das aprendizagens.

Nesta página, Professores, Alunos e Encarregados de Educação encontram iniciativas e recursos úteis para os diferentes cenários de ensino-aprendizagem.

A licença é gratuita para professores colocados em escolas com adoção de pelo menos um projeto do Grupo Leya para a disciplina e ciclo que está a lecionar.

  • Manuais em formato digital do 1º ao 12º ano.
  • Recursos digitais totalmente articulados com os conteúdos do manual e com acesso direto na página.
  • Aulas interativas já preparadas para projeção em sala de aula.
  • Testes interativos.
  • Dossiê com materiais exclusivos do professor como testes, fichas, planificações, entre outros, em formato editável (Word®).

Bichinho do Saber

bichinho do saber

Bichinho do Saber é um site que disponibiliza gratuitamente muitas fichas de explicações e resumos das matérias de todas as disciplinas e de todos os anos do ensino básico.

Aqui podem encontrarfolhas de exercícios e testes de avaliação para as crianças testarem os seus conhecimentos. Partilhe-os com os encarregados de educação!

Ferramentas de Aprendizagem online – aprender dentro e fora do currículo escolar:

Duolingo

duolingo

Alô, professores de línguas!

Aprender  línguas com o Duolingo é divertido e viciante. As crianças ganham pontos ao acertar, correm contra o tempo para passar de nível, e reforçam conhecimentos nas línguas que estudam na escola. As aulas do Duolingo são curtinhas e eficazes, e há provas de elas que funcionam mesmo.

Jogos para estudar

jogos para estudar

Se ao menos eles estudassem com o mesmo entusiasmo que dedicam aos jogos… tudo seria mais simples! Não é bem a mesma coisa, mas preparámos algumas listas com jogos para estudar online que decerto vão entreter as abobrinhas. Encontrámos um pouco de tudo: Matemática, Português, Inglês, Ciências, Geografia e História!

Os jogos didáticos são também uma ótima atividade para os pais estudarem com as crianças, acompanharem o seu progresso e detetarem as suas dúvidas – que podem depois partilhar convosco. Experimentem desafiar os alunos com jogos… apostamos que a motivação será extra!

Livros gratuitos

livros online

O Plano Nacional de Leitura disponibiliza uma biblioteca digital com livros gratuitos para crianças dos 5 aos 15 anos. A importância da leitura no desempenho escolar das crianças é elevada, por isso desafiem as crianças para momentos de leitura semanais.

Também lhe pode interessar:

Este artigo foi útil para si?

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (3 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

<