Como preparar as aulas em quarentena? - Pumpkin.pt

Como preparar as aulas em quarentena?

recursos educativos professores

Propomos vários recursos que são tão fáceis, educativos e divertidos que os alunos nem vão perceber que estão a estudar!

É a primeira vez que vivemos o cenário de ensino à distância – escolas, professores, pais e alunos estão a aprender, a adaptar-se e a definir qual o caminho que acreditam mais seguro e eficaz.

É provável que tenham já decidido a vossa modalidade de ensino e com que plataformas trabalharão no dia a dia. Ainda assim, pode ser interessante espreitar estes recursos educativos online, com os quais podem complementar as aulas e sugerir aos alunos como trabalho autónomo.

Estas plataformas permitem perceber melhor a matéria com a ajuda de vídeos e animações e preparar os momentos de avaliação com exercícios interativos, jogos sínteses e fichas.

Recursos para estudar online – pré-escolar:

Escola Virtual

escola virtual acesso gratuito

Esta medida excecional da Escola Virtual vigorará durante as próximas semanas e permitirá o acesso aos conteúdos educativos digitais do Pré-escolar ao 12.º ano de escolaridade.

Para ter acesso gratuito à Escola Virtual, os alunos ou os encarregados de educação apenas têm de proceder a um registo simples, em que apenas é necessário identificar o estabelecimento de ensino e o ano de escolaridade, disponibilizando-se de imediato os conteúdos da plataforma e as versões digitais dos manuais escolares.

Paralelamente, os professores – que também têm acesso gratuito – poderão organizar aulas, propor exercícios para consolidação e revisão de matérias e partilhar os conteúdos com os seus alunos.

Khan Academy

khan academy alunos

A Khan Academy é 100% gratuita e aqui podem explorar conceitos matemáticos do Pré-Escolar com as crianças.

Contar e valor posicional, adição e subtração e medição e geometria são os temas abordados.

Vitamimos

materiais vitamimos

A Vitamimos acredita que as atividades lúdicas e os jogos didáticos são uma forma de aprender coisas novas e tornar o estudo, num momento mais divertido e apetecível. Por esta razão lançou o desafio, de juntamente com os mais novos, fazerem algumas atividades sobre alimentação, disponibilizando o material para imprimir a partir da vossa casa!

Recursos para estudar online – primeiro, segundo e terceiro ciclo:

Aula Digital

aula digital leya

Independentemente de serem adotantes de manuais do grupo LeYa, a partir de 13 de março de 2020, todos os professores têm acesso ao Banco de Recursos de todos os anos e disciplinas disponíveis na Aula Digital. É agora possível atribuir tarefas, testes e quizes ou enviar recursos aos alunos, para que estes possam dar continuidade, rever e/ou consolidar os conhecimentos.

O acesso ao Banco de Recursos pode ser feito mediante “login” na plataforma Aula Digital, onde a área Banco de Recursos já estará disponível. A partilha de recursos com os alunos será feita através do módulo “As minhas salas”, sendo apenas necessário que o professor crie a sua “sala” para poder iniciar a partilha.

Os alunos devem ativar o código da sala que o professor lhes disponibiliza podendo, assim, comunicar, ver vídeos, animações, sínteses ou mesmo realizar testes interativos. Para os alunos terem acesso ao recursos partilhados pelo professor devem entrar na plataforma Aula Digital e registar-se como Aluno.

Escola Virtual

escola virtual acesso gratuito

Esta medida excecional da Escola Virtual vigorará durante as próximas semanas e permitirá o acesso aos conteúdos educativos digitais referentes ao programa de primeiro, segundo e terceiro ciclos de escolaridade.

Para ter acesso gratuito à Escola Virtual, os alunos ou os encarregados de educação apenas têm de proceder a um registo simples, em que apenas é necessário identificar o estabelecimento de ensino e o ano de escolaridade, disponibilizando-se de imediato os conteúdos da plataforma e as versões digitais dos manuais escolares.

Paralelamente, os professores – que também têm acesso gratuito – poderão organizar aulas, propor exercícios para consolidação e revisão de matérias e partilhar os conteúdos com os seus alunos.

Khan Academy

khan academy alunos

A Khan Academy oferece uma educação universal para qualquer um, em qualquer lugar. O melhor? É 100% gratuita.

Juntando-se à Khan Academy, os alunos e professores podem obter conteúdos relevantes dentro da área da Matemática do 1º aos 12º anos, além de conteúdos científicos (Física, Química e Biologia).

Bichinho do Saber

bichinho do saber

Bichinho do Saber é um site que disponibiliza gratuitamente muitas fichas de explicações e resumos das matérias de todas as disciplinas e de todos os anos do ensino básico. Aqui podem encontrarfolhas de exercícios e testes de avaliação para as crianças testarem os seus conhecimentos. Partilhe-os com os encarregados de educação!

Recursos para estudar online – aprender dentro e fora do currículo escolar:

Duolingo

duolingo

Alô, professores de línguas!

Aprender  línguas com o Duolingo é divertido e viciante. As crianças ganham pontos ao acertar, correm contra o tempo para passar de nível, e reforçam conhecimentos nas línguas que estudam na escola. As aulas do Duolingo são curtinhas e eficazes, e há provas de elas que funcionam mesmo.

Ciência Viva em Casa

ciência viva em casa

A Academia Ciência Viva oferece aos professores recursos para várias atividades divertidas e educativas com os seus alunos, do pré-escolar até ao 5º ano.

Jogos para estudar

jogos para estudar

Se ao menos eles estudassem com o mesmo entusiasmo que dedicam aos jogos… tudo seria mais simples! Não é bem a mesma coisa, mas preparámos algumas listas com jogos para estudar online que decerto vão entreter as abobrinhas. Encontrámos um pouco de tudo: Matemática, Português, Inglês, Ciências, Geografia e História!

Os jogos didáticos são também uma ótima atividade para os pais estudarem com as crianças, acompanharem o seu progresso e detetarem as suas dúvidas – que podem depois partilhar convosco. Experimentem desafiar os alunos com jogos… apostamos que a motivação será extra!

Livros gratuitos

livros online

O Plano Nacional de Leitura disponibiliza uma biblioteca digital com livros gratuitos para crianças dos 5 aos 15 anos. A importância da leitura no desempenho escolar das crianças é elevada, por isso desafiem as crianças para momentos de leitura semanais.

Também vos pode interessar:

Este artigo foi útil para si?

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1  votos, média:   5,00  em 5)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *