Escolas > Notícias para escolas > Passatempos e iniciativas

Já abriram as candidaturas para a 2ª edição do projeto Escola Amiga da Criança

escola amiga das crianças

Até 5 de Abril escolas públicas e privadas poderão submeter os seus projetos.

Depois do sucesso da primeira edição, que contou com mais de 1.000 candidaturas e mais de 300 ideias distinguidas, o desafio é novamente lançado a todas as escolas portuguesas, com novidades para professores, escolas e alunos: mais categorias, alargamento nos ciclos de escolaridade e novo selo: “O meu professor”.

A 2ª edição do projeto Escola Amiga da Criança, pensada pela CONFAP e a LeYa, pretende partilhar e distinguir iniciativas extraordinárias, desenvolvidas pelos estabelecimentos de ensino, que contribuam para um desenvolvimento mais feliz dos alunos no espaço escolar.

O selo Escola Amiga da Criança procura reconhecer e premiar ideias extraordinárias em sete categorias:

1) Alimentação, Saúde e Ambiente;

2) Cidadania e/ou inclusão;

3) Digital;

4) Envolvimento família-comunidade;

5) Espaços escolares (recreio, convívio, etc.);

6) Segurança;

7) Atividades extracurriculares e/ou interdisciplinares.

Serão distinguidos com o selo «Escola Amiga da Criança» os estabelecimentos de ensino que conceberem e concretizarem ideias/projetos originais em, pelo menos, uma das categorias.

Essas ideias/projetos deverão mobilizar os recursos internos da escola, sem qualquer financiamento externo de entidades públicas ou privadas, e visar a construção de uma escola melhor e mais amiga da Criança.

O selo «Escola Amiga da Criança» apresenta-se sob a forma de uma peça em acrílico.

Quem pode participar?

todos os estabelecimentos de ensino portugueses – públicos ou privados, do pré-escolar, dos 1.º, 2.º e 3.º ciclos de Ensino Básico, do Ensino Secundário e do Ensino Profissional.

Quem pode submeter a ideia?

– Diretores de escola ou de agrupamento;

– Professores;

– Associações de Pais.

Os projetos devem ser submetidos via formulário (brevemente a disponibilizar no site Escola Amiga da Criança). Todos os campos deverão ser preenchidos.

Prazos:

– Submissão dos projetos até 5 de abril de 2019;

–  Avaliação dos projetos pela Comissão de Avaliação até 15 de maio de 2019;

– Publicação da lista de «Escolas Amigas da Criança» – 2.ª Edição – e respetivos vencedores e menções honrosas a 1 de junho de 2019, Dia Mundial da Criança.

Prémios:

Ao vencedor será entregue um cheque no valor de 5.000€ válido em livros à escolha da escola e alunos, e às menções honrosas de cada categoria caberá um cheque de 500€ em livros.

Uma forma de premiar não só o projeto vencedor, mas também todos aqueles que, no seu segmento, se destacam pela inovação, criatividade e autenticidade de professores e alunos.

Consulte o Regulamento da Escola Amiga das Crianças aqui. 

Se encontrar alguma incorreção contacte-nos por favor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *