Escolas > Notícias para escolas > Passatempos e iniciativas

Escola Amiga da Criança: Ideias Extraordinárias

banner escola amiga da criança

O selo Escola Amiga da Criança procura reconhecer e premiar ideias extraordinárias em seis categorias.

Realiza-se dia 21 de fevereiro, às 17h30, na Escola António Damásio (Av. Dr. Francisco Luís Gomes, 1 – Olivais) a apresentação pública do concurso “Escola Amiga da Criança“, lançado pela Confederação Nacional das Associações de Pais (CONFAP), apadrinhado pelo Psicólogo Eduardo Sá e apoiado pela LeYa Educação.

A iniciativa visa distinguir Escolas Amigas da Criança, que concebem e concretizam ideias extraordinárias, contribuindo para um desenvolvimento mais feliz da criança no espaço escolar.

Na ocasião serão apresentados os principais contornos e objetivos da iniciativa e o seu calendário. Serão, também, apresentados os dez membros da Comissão de Avaliação a quem caberá avaliar os projetos submetidos a concurso, selecionar as escolas a distinguir e verificar in loco o impacto dos projetos na comunidade educativa.

No âmbito desta iniciativa,  todas as escolas portuguesas, públicas ou privadas, do ensino pré­‑escolar, 1.º, 2.º e 3.º ciclos de ensino básico e do ensino secundário, são convidadas a dar a conhecer as suas ideias extraordinárias e a obter o selo Escola Amiga da Criança.

Serão distinguidas e premiadas, anualmente, as escolas que conceberam e concretizaram ideias originais, mobilizando os seus recursos internos, para melhorarem as suas condições de funcionamento nas categorias abaixo indicadas e contribuírem para uma Escola melhor e mais amiga da Criança.

O selo Escola Amiga da Criança procura reconhecer e premiar ideias extraordinárias em seis categorias:

– Segurança;

– Espaços de recreio e convívio;

– Alimentação, higiene e ambiente;

– Formação cívica;

– Envolvimento da família e comunidade educativa;

– Projetos extracurriculares.

Quem pode participar?

Todas as escolas portuguesas, públicas ou privadas, do ensino pré-escolar 1.º, 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e do ensino secundário.

Quem pode submeter a ideia?

– Diretores de escola ou de agrupamento;

– Professores;

– Associações de Pais.

Prazos:

escola-amiga-da-criança-prazos

Prémios:

Todas as escolas que sejam distinguidas, em uma ou mais categorias, com uma ideia extraordinária que contribui para uma Escola mais amiga da Criança, recebem:

Selo em acrílico para afixação na escola em espaço exterior (entrada da escola ou outro local);

– Peças alusivas à distinção para publicidade no recinto da escola;

Formação em Gestão de Projetos para todos os intervenientes que a escola selecione para o efeito.

De todas as ideias premiadas, será escolhida uma ideia extraordinária que se distinga pela sua excelência, recebendo a respetiva escola o prémio de 5000€ (cinco mil euros) em livros. A escola pode selecionar os livros do catálogo geral de todas as editoras do grupo LeYa (literatura e apoio escolar, com exclusão de manuais escolares e respetivos cadernos de atividades).

Consulte o Regulamento da Escola Amiga do Ambiente aqui. 

Se encontrar alguma incorreção contacte-nos por favor.