Qual é a importância da leitura no desempenho escolar? - Pumpkin.pt

Patrocinado por Logo HMR

Qual é a importância da leitura no desempenho escolar?

importância da leitura no desenvolvimento escolar

Pode a leitura ajudar a ter melhores notas?

Sim! Dizemos nós e dizem 88% dos pais que participaram no estudo sobre hábitos de leitura desenvolvido pelo Expresso, o Plano Nacional de Leitura 2027 e a McDonald’s.

A esmagadora maioria dos inquiridos acredita que ler traz um impacto positivo no aproveitamento escolar das abobrinhas e que os hábitos de leitura são uma mais-valia para o desenvolvimento pessoal e social dos filhos.

As crianças e jovens de hoje têm, na internet, contacto desde muito cedo com uma grande quantidade de conteúdos informais nem sempre são bem escritos. Há, nesta faixa etária, uma utilização excessiva de abreviaturas, na maioria das vezes em textos pouco desenvolvidos e com assuntos pouco profundos.

Por isso, os livros são excelentes aliados e permitem o acesso a textos de qualidade, que ajudam na aquisição de conhecimento, vocabulário e mundo.

A leitura melhora… a interpretação do texto também!

ler desempenho escolar

Não importa se o teste é de Português – embora as perguntas de interpretação de texto sejam típicas -, Matemática ou Geografia: entender o enunciado e as questões é fundamental para responder àquilo que se pergunta. Um dos problemas das crianças que leem pouco é precisamente a pouca capacidade de interpretação, por estarem pouco familiarizadas com textos.

Os alunos que passam mais tempo do que o necessário a tentar entender a pergunta, ou que a interpretam mal, respondendo de forma diferente da pretendida, prejudicam a gestão de tempo, a compreensão e a nota final.

A leitura melhora… o conhecimento do mundo também!

happy meal readers 2020

Os livros, mesmo de ficção, dão-nos acesso a mundos de informação, realidade, contextos, personalidades, culturas e histórias. Por isso, a matéria escolar pode muitas vezes ser complementada e enriquecida com a leitura de livros didáticos e educativos, dando às crianças mais conhecimento.

Um exemplo óbvio é o da coleção “As aventuras dos Gémeos Pinheiro-Bravo”. Estes 12 livros giríssimos e exclusivos irão transportar os leitores para o mundo debaixo de água, pela neve e pelo gelo, através da selva e das planícies para estudar animais em vias de extinção.

A cada oito semanas são lançados dois novos livros, da autoria da escritora britânica Cressida Cowell, reconhecida mundialmente e autora do best-seller “Como Treinares o teu Dragão” e também do anterior programa Happy Meal Readers “As Aventuras dos Gémeos Treetop”. Os livros, que são oferecidos na compra de um Happy Meal, em alternativa ao brinquedo, são a grande aposta da McDonald’s Portugal para 2020, no âmbito do programa Happy Meal Readers.

Para além dos livros, as aventuras dos Gémeos Pinheiro-Bravo podem ser vividos ainda na App Happy Studio ™, que disponibiliza conteúdos digitais e interativos.

A leitura melhora… a escrita também!

criança a escrever

A leitura estimula a imaginação e, no momento de escrever composições, a falta de leitura pode levar a que as crianças não consigam ter ideias criativas, nem saibam como elaborar o seu pensamento e transmiti-lo de forma clara e coerente.

A carência de vocabulário, pouca noção gramatical e a falta de proximidade com estruturas discursivas, recursos estilísticos e formas narrativas distintas fará com que os textos das abobrinhas fiquem mais pobres.

Alunos que leem cometem menos erros gramaticais e de ortografia, organizam mais facilmente o seu discurso escrito e têm mais facilidade em expressar-se.

A leitura melhora… o senso crítico também!

ler desempenho escolar senso crítico

Os estudantes que não estão acostumados a ler e que não procuram diferentes fontes de informação sobre um assunto não têm um sentido crítico tão desenvolvido como as crianças que leem mais.

Este desconhecimento de diferentes realidades dificulta a capacidade de questionar e analisar as questões de forma racional e inteligente, vendo todas as possibilidades. Por isso, o aluno terá maior dificuldade em desenvolver uma opinião sobre determinado tema – o que, além de ser um problema na escola, também o será no futuro e na vida.

A leitura melhora… a capacidade de argumentação também!

ler desempenho escolar argumentação

Um aluno que lê pouco também terá maior dificuldade em desenvolver argumentos sólidos para defender as suas opiniões.

Quando as crianças não têm poder retórico têm maior dificuldade para se justificar. Ao mesmo tempo, a incapacidade de pensar além, e de ver diferentes pontos de vista e opiniões, dificulta na própria formação de opinião – e, por consequência, as suas escolhas podem ser pouco sustentadas em argumentos válidos.

A leitura não é importante apenas para ajudar na aprendizagem da língua – é também uma forma de diversão, de conhecimento e desenvolvimento de maturidade e inteligência.

Também lhe pode interessar:

– Os hábitos de leitura das crianças portuguesas e dos seus pais

– 7 formas de estimular a leitura nas crianças

– Os benefícios da leitura na infância: quais são?

– Ler para as crianças antes de dormir: ideias para tornar este momento mais especial

– 5 dicas para ajudar as crianças a aprender a ler

4 comentários em “Qual é a importância da leitura no desempenho escolar?

  1. Eunice Maria Mendes Amor Março 18, 2020

    Estou completamente de acordo e interessada nos vos os concelhos para estimular a leitura pro meu filho.

    1. Dani Gonçalves - Equipa Pumpkin Março 18, 2020

      Obrigada pelo feedback, Eunice.
      Muitas leituras felizes para o seu abobrinha! 😉

      Beijinhos

  2. Eunice Março 18, 2020

    É tão importante que noto logo na Maneira da criança até de estabilidade emocional.

    1. Dani Gonçalves - Equipa Pumpkin Março 18, 2020

      É verdade, Eunice! A leitura tem imensos benefícios para a saúde mental 🙂

      Saudações abobrinhas

Este artigo foi útil para si?

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Ainda não tem votos)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *