Ubbu para escolas: tecnologia e programação! - Pumpkin.pt

Ubbu: aulas gratuitas de programação nas escolas

ubbu ensino

A ubbu oferece a todas as escolas a possibilidade de ensinarem programação às crianças com aulas gratuitas, de forma motivadora, divertida e muito interessante!

A ubbu, empresa portuguesa de ensino de programação, proporcionou aulas gratuitas a mais de 45 mil crianças, dos 6 aos 13 anos, de 330 agrupamentos escolares no ano letivo passado. Este ano abrem novamente as inscrições para as escolas interessadas em lecionar programação de forma gratuita. Qualquer professor de qualquer disciplina
pode aderir à plataforma e ensinar a matéria.

Com o início do ano letivo já é possível aos alunos do 1.o e 2.o ciclo darem o primeiro passo no mundo da programação e a custo zero para as escolas públicas de Portugal Continental.

“A ubbu foi desenhada para poder ser utilizada por todos os professores, mesmo aqueles que não são especialistas em tecnologia. Numa altura em que existe falta de professores e, em especial, falta de professores de informática, a ubbu apresenta-se como uma solução simples e completa para ajudar os docentes a melhorarem a competência escolar e a literacia digital dos alunos do 1.o e 2.o ciclos. Os professores têm flexibilidade para adaptar o que funciona melhor para a sua sala de aula, mas normalmente estamos a falar de uma aula de 1 tempo por semana, em que os alunos têm oportunidade de experimentar conteúdos didáticos e interativos.” explica João Magalhães, CEO da ubbu.

Como funciona o UBBU para Escolas?

A ubbu prepara alunos do 1.o ao 6.o ano de escolaridade para o futuro digital através de aulas de programação que podem ser lecionadas por professores de qualquer disciplina. Basta que os professores se inscrevam de forma gratuita, e que façam parte de um agrupamento em Portugal Continental, para que possam aceder à plataforma e começar a ensinar a partir da sua sala de aula. As escolas privadas, por seu turno, usufruem de um período experimental sem custos.

Já nos Açores, a ubbu está presente em toda a Região Autónoma, após ter sido seleccionada porvia de concurso público, num projeto que proporciona formação aos professores e a utilização a todos os alunos do 1.o e 2.o ciclos do arquipélago

Capacitar professores e pais para a literacia digital

Desde o seu início, a ubbu já ensinou mais de 180 mil alunos em 20 países diferentes. Só no ano letivo 2021/2022, a ubbu esteve presente em mais de 330 agrupamentos escolares portugueses, ensinando programação a 45 mil alunos e capacitando mais de 1300 professores, o que se traduziu em mais de 7 milhões de atividades lecionadas.

Este ano lança também uma versão direcionada para os pais, com alguns conteúdos grátis e outros disponíveis após subscrição ou adesão a aulas online, para que as crianças possam desenvolver as novas competências – melhoria do pensamento lógico e computacional, resolução de problemas e maior atenção com a sustentabilidade do planeta – em casa, de forma a complementar as aprendizagens que fazem na escola.

“Está demonstrado em vários estudos que a aprendizagem de Ciências da Computação ajuda a
melhorar as notas da disciplina de Matemática. Em concreto com a ubbu, um estudo em escolas
de Lisboa revelou uma melhoria de 17%. De resto, o Ministério da Educação também reconhece
a importância que estas matérias podem ter, e a partir deste ano o pensamento computacional
vai ser adicionado às Aprendizagens Essenciais da Matemática. Por isso, estamos a falar de uma
win-win situation, para alunos e professores. Os alunos aprendem uma nova competência que
lhes dá destreza noutras disciplinas, enquanto os professores ampliam o seu currículo.”, sublinha
João Magalhães.

A Fundação Altice, o Banco Montepio, a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa e a Siemens são os
financiadores do projeto que tem como parceiros a DGE, INCoDe.2030, FCT e Universidade de
Aveiro.

Como inscrever a sua turma no UBBU para Escolas

Este ano abrem novamente as inscrições para as escolas interessadas em lecionar programação de forma gratuita. Qualquer professor de qualquer disciplina pode aderir à plataforma e ensinar a matéria.

Também lhe pode interessar:

Este artigo foi útil para si?

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (2 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

<