Desafios SeguraNet, um programa que incentiva as escolas a adotar comportamentos seguros na internet.
O programa SeguraNet foi criado em 2004 com o propósito de promover a navegação informada e segura da Internet na comunidade educativa.
Tipos de desafios SeguraNet:
- Os Desafios para o 1.º e 2º ciclo do ensino básico
- Os Desafios para o 3.º ciclo do ensino básico
- Os Desafios para pais e educadores.
Iniciativa SeguraNet
Os desafios SeguraNet é uma iniciativa enquadrada nas ações estratégicas de ensino orientadas para os alunos na disciplina Tecnologias Informação Comunicação (TIC) logo no 1.º Ciclo, com vista a navegar em segurança assim que os computadores e a internet lhes é apresentada e incluída na sua vida.
Esta iniciativa também poderá ser inserida e debatida no âmbito da disciplina Cidadania e Desenvolvimento, nomeadamente na área dos Direitos Humanos, no que toca Campanha “Não ao Discurso do Ódio” e ao Ciberbullying; na área da Saúde, quando se aborda a dependência online, do Bullying e/ou Ciberbullying; na Sexualidade, quando se fala de Sexting (troca de mensagens com conteúdo sexual) e Sextortion (a exigência de fotografias intímas em troca de algo – é uma espécie de chantagem); e nos Media, através do debate da Literacia mediática, dos Direitos de Autor e das Fake News; e na Segurança, Defesa e Paz (Cibersegurança).
“A participação no concurso Desafios SeguraNet permite que as Escolas e os Agrupamentos tenham bons hábitos de presença online, reforçando a sua segurança que pode ser feito através de uma candidatura ao Selo de Segurança Digital. A obtenção deste selo é sinónimo de que estas Escolas/Agrupamentos desenvolvem práticas e políticas de segurança digital. A segurança online contribui para a candidatura ao Selo de Escola eTwinning, podendo constituir-se o Selo de Segurança Digital como um dos requisitos para esta candidatura”, pode ler-se no comunicado da entidade.
Sobre
A iniciativa SeguraNet é da responsabilidade da Direção-Geral da Educação e faz parte do consórcio público-privado “Centro Internet Segura”, em parceria com a Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), o Instituto Português do Desporto e Juventude, a Fundação Portugal Telecom e a Microsoft Portugal, que, por sua vez, decorre no âmbito do programa “O Mecanismo Interligar a Europa”, da Comissão Europeia.
Também lhe pode interessar:
- Descubra se a sua família utiliza tablets e telemóveis em demasia!
- Dicas para orientar o uso da tecnologia na Infância.
- Conheça o livro que orienta a navegar na internet com segurança.
- Internet Segura: o que é e como proteger as nossas crianças?
- Cyberbullying: o que é?
- A partir de que idade é que uma criança deve ter um tablet? Descubra aqui.
Este artigo foi útil para si?