Desafios SeguraNet: promoção de uma Internet segura! - Pumpkin.pt

Desafios SeguraNet: para a promoção de uma Internet segura

Desafios SeguraNet

No primeiro dia de outubro começou a 12.ª edição dos Desafios SeguraNet, um programa que incentiva as escolas a adotar comportamentos seguros na internet.

A 12.ª edição dos Desafios SeguraNet 2018/19 iniciou-se no dia 01 de outubro e estará ativa até 31 de maio de 2019. O programa SeguraNet foi criado em  2004 com o propósito de promover a navegação informada e segura da Internet na comunidade educativa.

Tipos de desafios SeguraNet:

Nestes as turmas registadas vão ter de responder, ao longo do ano, a três desafios sobre temas relacionados com a segurança digital.

Relativamente a estes desafios, as equipas de alunos e professores podem responder a um desafio por mês e as equipas dos encarregados de educação a um desafio trimestral.

Iniciativa SeguraNet

Os desafios SeguraNet é uma iniciativa enquadrada nas ações estratégicas de ensino orientadas para os alunos na disciplina Tecnologias Informação Comunicação (TIC) logo no 1.º Ciclo, com vista a navegar em segurança assim que os computadores e a internet lhes é apresentada e incluída na sua vida.

Esta iniciativa também poderá ser inserida e debatida no âmbito  da disciplina Cidadania e Desenvolvimento, nomeadamente na área dos Direitos Humanos, no que toca Campanha “Não ao Discurso do Ódio” e ao Ciberbullying; na área da Saúde, quando se aborda a dependência online, do Bullying e/ou Ciberbullying; na Sexualidade, quando se fala de Sexting (troca de mensagens com conteúdo sexual) e Sextortion (a exigência de fotografias intímas em troca de algo – é uma espécie de chantagem); e nos Media, através do debate da Literacia mediática, dos Direitos de Autor e das Fake News; e na Segurança, Defesa e Paz (Cibersegurança).

“A participação no concurso Desafios SeguraNet permite que as Escolas e os Agrupamentos tenham bons hábitos de presença online, reforçando a sua segurança que pode ser feito através de uma candidatura ao Selo de Segurança Digital. A obtenção deste selo é sinónimo de que estas Escolas/Agrupamentos desenvolvem práticas e políticas de segurança digital. A segurança online contribui para a candidatura ao Selo de Escola eTwinning, podendo constituir-se o Selo de Segurança Digital como um dos requisitos para esta candidatura”, pode ler-se no comunicado da entidade.

Sobre

A iniciativa SeguraNet é da responsabilidade da Direção-Geral da Educação e faz parte do consórcio público-privado “Centro Internet Segura”, em parceria com a Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), o Instituto Português do Desporto e Juventude, a Fundação Portugal Telecom e a Microsoft Portugal, que, por sua vez, decorre no âmbito do programa “O Mecanismo Interligar a Europa”, da Comissão Europeia.

Se gostou deste artigo, a Pumpkin recomenda:

Este artigo foi útil para si?

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (No Ratings Yet)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *