Escolas > Notícias para escolas > Passatempos e iniciativas

Dia Nacional do Pijama

Dia Nacional do Pijama

O que é o Dia Nacional do Pijama?

O Dia Nacional do Pijama é um dia educativo e solidário feito por crianças que ajudam outras crianças.

Neste dia, as abobrinhas até aos 10 anos (creche, jardim de infância e escola de 1º ciclo), nas instituições e escolas participantes, de todo o país (continente e ilhas) – ou de países onde há escolas portugueses -, vão vestidas em pijama para a escola e passam, assim, o dia em atividades educativas e divertidas até regressarem a casa.

Dia do Pijama

 

O Dia Nacional do Pijama realiza-se a 20 de novembro de cada ano. Nas semanas anteriores, as educadoras e professoras organizam, na sala com as crianças e com as famílias, um conjunto de atividades lúdicas e educativas inspiradas pela Missão Pijama. A data coincide com o dia da Convenção Internacional dos Direitos da Criança.

Calendário de Planeamento do Dia Nacional do Pijama

Até 20 de outubro

Envio dos Kits para todas as escolas inscritas. A partir desta data, as escolas que se venham ainda a inscrever podem receber os Kits desde que existam disponíveis.

A partir de 26 outubro

– Apresentar a ideia às crianças e afixar o Poster na entrada.

– Cortar e montar a Casa dos Pijamas como atividade da sala.

– Decorar o espaço e preparar atividades originais (sugestões de atividades no site da Mundos de Vida).

– Ler a nova história de 2018 na totalidade ou resumida, conforme a idade das crianças.

– As educadoras, as professoras e as crianças devem montar a nova Casa dos Pijamas – uma por cada criança – para ser enviada para casa, juntamente com o CONVITE para os pais. A Casa dos Pijamas – edição de 2018 – é da autoria da ilustradora Yara Kono.

– Como atividade de sala pode, com base numa caixa de papelão, ser construída a nova Casa dos Pijamas da Escola que servirá para receber, no Dia Nacional do Pijama, todas as Casas dos Pijamas das crianças.

Semana de 5 de novembro

Entrega do Convite aos Pais para o Dia Nacional do Pijama, juntamente com o mealheiro de papel – a Casa dos Pijamas -, este ano, será enviada a “Abraçadinha” para os pais poderem jogar com os filhos.

6 a 19 de novembro

Conforme for planificado por cada educadora ou professora, podem ser realizadas várias atividades de preparação para o Dia Nacional do Pijama.

Em casa, as crianças, com a ajuda da família e amigos, juntam moedinhas no mealheiro de papel, realizando, assim, a componenete solidária do Dia Nacional do Pijama, promovendo os valores da partilha e da solidariedade. Nas salas, continua a preparação do grande dia.

15 de novembro

Lembrar os pais que, na segunda-feira, dia 20 de Novembro, as crianças devem vir vestidas de Pijama para a escola, trazer o seu peluche preferido e a Casa dos Pijamas. Ou outro material específico, de acordo com o programa que a educadora ou professora tenha planeado para a sua sala (por exemplo, uma almofada, …).

20 de novembro

Realização do grande Dia Nacional do Pijama com atividades planeadas pela educadora ou professora para esse dia. Tirar fotos para mais tarde recordar. No fim do dia, os pais podem levar a Casa dos Pijamas 2018, como recordação.

Este é um dia em que as crianças pequenas lembram, anualmente, a todos que “uma criança tem direito a crescer numa família“.

O Dia Nacional de Pijama é uma iniciativa e marca registada da Mundos de Vida. É também uma iniciativa que faz parte da Missão Pijama.

Vá treinando a música com os seus alunos:

Se encontrar alguma incorreção contacte-nos por favor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *