Família > Fazer com os miúdos > Tecnologia

Navegar em Segurança: descubram como!

navegar em segurança

Proteja as crianças contra as ameaças que espreitam a rede.

Navegar em segurança na internet é uma preocupação generalizada, principalmente para os pais de crianças pequenas que começam a utilizar as redes sociais e os aparelhos tecnológicos sem terem noção dos seus reais perigos.

Para tornar a Internet segura para crianças, temos dicas de ferramentas de controlo parental e de livros que vos podem ajudar.

Navegar em Segurança com controlo parental

A utilização da internet desde a mais tenra idade é cada vez mais uma realidade – serão as tecnologias digitais a nova “fada-madrinha” ou o novo “bicho-papão”? Podem, ainda assim, controlar aquilo que as suas crianças veem online, com a ajuda de algumas ferramentas desenvolvidas pela Google.

Saibam quais são os controlos parentais e como configurá-los nos vossos computadores ou dispositivos móveis, para que navegar em segurança seja mais fácil.

Navegar em Segurança com livros

navegar-seguranca

Navegar com Segurança é um livro dedicado aos riscos da Internet e algumas das particularidades das atividades online, e que tem como objetivo auxiliar os pais e educadores a proteger as crianças contra as ameaças que espreitam a rede.

Navegar com Segurança – O impacto das novas tecnologias no desenvolvimento das crianças, nos jovens e nas suas famílias, foi coordenado por Carlos Nunes Filipe (Psiquiatra, Professor da Universidade Nova de Lisboa) e Rosário Carmona e Costa (Psicóloga clínica), que, ao longo destas páginas, exploram os perigos da relação das crianças e dos jovens com a Internet e os desafios enfrentados pelas famílias no sentido de uma utilização previdente e saudável das novas tecnologias.

É impensável viver sem Internet e reconhecemos que esta transformou o modo como estudamos, trabalhamos, fazemos compras e nos relacionamos. Porém, as «avenidas virtuais» que facilitam a interação e o acesso a conteúdos quase infinitos podem ser um lugar perigoso tanto para as crianças, como para jovens e adultos.

A publicação deste livro resulta de uma parceria entre o CADIn, Centro de Apoio ao Desenvolvimento Infantil, e a editora Clube do Autor. O CADIn é uma IPSS criada em 2003 com o objetivo de promover a integração de pessoas com perturbação do desenvolvimento na sociedade. Paralelamente, conduz desde há vários anos um projeto para uma boa utilização da internet por crianças e jovens, que deu origem a este livro.

Também lhe pode interessar:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *