O Escolas de Empatia é um projeto que nasceu tendo como principal objetivo reduzir os elevados índices de violência no contexto escolar.
O Escolas de Empatia é um projeto que nasceu de uma adaptação do projeto Houses of Empathy, tendo como principal objetivo reduzir os elevados índices de violência entre pares no contexto escolar, através da promoção de competências pessoais e sociais, privilegiando o papel do desenvolvimento de competências de empatia.
À semelhança da metáfora do projeto Houses of Empathy, as crianças integradas no Escolas de Empatia constroem a sua escola de empatia em 3D, utilizando materiais recicláveis, à medida que vão completando as unidades do programa.
Este projeto é promovido pela Par em conjunto com a Associação de Pais da escola e está a ser implementado atualmente na Escola Básica do 1º Ciclo e Jardim de Infância Teixeira de Pascoais, em Alvalade, tendo como público-alvo todas as crianças do 1º ciclo desta escola. O projeto piloto iniciou em setembro de 2018.
Para além da implementação do programa de competências com as crianças do 1º ciclo, o projeto contempla o envolvimento da comunidade escolar neste processo, promovendo workshops no âmbito da problemática do bullying dirigido aos encarregados de educação e assistentes operacionais.
Estas ações decorrem em parceria com a Escola Básica Teixeira de Pascoais e com a Associação de Pais desta mesma escola.
Outros projetos nas escolas sobre bullying:
- Deixa o Bullying Só: alerta e prevenção do bullying nas escolas
- Ferramentas sobre Bullying
Também vos pode interessar:
- Saiba tudo sobre Bullying: juntos podemos vencê-lo!
- Sinais de bullying: estar atento é importante!
- Quais são os efeitos de bullying nas crianças?
- Como lidar com bullying
- Livros e jogos sobre bullying
- Cyberbullying: o que é?
Este artigo foi útil para si?