Jogos, livros, filmes e outras ferramentas sobre bullying - Pumpkin.pt

Jogos, livros, filmes e outras ferramentas para ajudar a combater o bullying

Há muitas formas de ajudar as crianças a lidar com situações de bullying e estas ferramentas são algumas delas.

Descobrir como lidar com o bullying nem sempre é fácil, mas uma das formas mais pedagógicas e interessantes é a de utilizar, no processo, ferramentas de cultura e aprendizagem que vão ajudar as crianças a melhor entender e aceitar os ataques que sofreram.

Na verdade muitos destes livros, filmes, jogos e iniciativas podem ter um carácter preventivo e de conscientização, já que mostram às abobrinhas o impacto que podem ter os efeitos do bullying e exploram as fundações erradas em que se baseia esta violência.

É muito importante que as crianças percebam a urgência em reagir, mesmo quando o bullying não os afeta diretamente. Também é fundamental fazer as crianças que passaram por um mau momento entenderem que não são os únicos e que a culpa não lhes deve pesar.

Espreitem estas ferramentas de ajuda no combate ao bullying e, se conhecerem mais, deixem-nas como sugestão.

Jogos sobre Bullying

Bullying: Um dia na escola

bullying jogo

O jogo pedagógico de tabuleiro “Bullying: Um dia na escola” foi desenvolvido pela editora Ideias com História em conjunto com o CADIn – Neurodesenvolvimento e Inclusão.

O jogo apresenta-se como uma ferramenta para a sensibilização desta questão. Ajudando, assim, de forma lúdica, as crianças a compreenderem e identificarem as situações de bullying mais frequentes. Vão prender ainda a desenvolver competências socioemocionais essenciais para lidar melhor com as mesmas.

A par da componente lúdica, o jogo foi concebido por técnicos do CADIn em constante dialética com os jovens, para, neste contexto, servir de instrumento pedagógico na abordagem ao bullying. Pode ser jogado em equipas e por jogadores a partir dos 7 anos.

O jogo está centrado em cinco áreas:

  • Assertividade;
  • Controlo de impulsos;
  • Promoção da empatia;
  • Identificação do bullying;
  • Resolução de problemas.

Exemplos de questões do jogo:– Como te sentes quando vês alguém da tua turma que nunca tem ninguém para brincar?

– Porque é importante dizer «não»?

– O que costumas fazer quando ficas realmente zangado?

– Já ouviste falar de empatia?

– O que será que sente a vítima ao sofrer de bullying?

– Achas que na tua escola as pessoas com diferenças são bem aceites? Dá exemplos.

– Que tipos de bullying conheces?

Conheçam também outros jogos pedagógicos para a cidadania.

A Brincar e a Rir o Bullying Vamos Prevenir

a brincar e a rir o bullying vamos prevenir

“A Brincar e a Rir o Bullying Vamos Prevenir” é um jogo didático direcionado para a prevenção primária do bullying na escola.

É composto por um kit que integra um jogo de tabuleiro e um jogo digital com mais quatro jogos.

Este jogo de tabuleiro é composto por 40 casas que as crianças terão de percorrer até chegarem ao chamado Parque da Prevenção do Bullying Escolar. No total é composto por 52 cartões, 30 com perguntas alusivas à temática do bullying, 11 com mensagens que incluem palavras e desenhos alusivos à problemática e 14 com as denominadas «pegadas verdes da prevenção».

O jogo digital pode ser instalado em computador ou tablet e mostra o Parque da Prevenção, que automaticamente direciona as crianças para um parque infantil, com uma série de baloiços. Quatro destes baloiços são compostos por jogos relacionados com o bullying escolar:

  • Jogo das palavras;
  • Jogo de memória;
  • Jogo das perguntas;
  • Jogo do desenho.

Podem encontrar mais informações e fazer a encomenda no site do A Brincar e a Rir o Bullying Vamos Prevenir.

Filmes sobre Bullying para ver com crianças

Desculpa!

Jochem é vítima de bullying pelos seus colegas de escola. O seu colega David evita participar nos ataques a Jochem, mas também não tem coragem de denunciar a situação. Uma manhã, o diretor da escola conta à turma que Jochem não voltou para casa depois de uma festa. David sente‐se culpado e juntamente com outra colega vai à procura de Jochem para lhe dizer que está arrependido. Mas será que é tarde demais?

Infelizmente, a história deste filme, não verídica, é igual a tantas outras que acontecem no dia a dia de muitas crianças, demasiado comuns para serem ignoradas.

O filme “Desculpa!” está disponível por streaming no Videoclube Zero em Comportamento. Recomendado para jovens a partir dos 12 anos, este filme é essencial e uma ferramenta muito útil para os pais e educadores. Podem ver mais informação sobre o filme.

Wonder

filme wonder encantador

O filme “Wonder – Encantador” é uma história marcante com uma mensagem de esperança sobre a aceitação da diferença, com  Julia Roberts e Owen Wilson nos principais papeis. Para crianças a partir dos 12 anos, pais e avós, transmite uma mensagem muito importante sobre bullying e auto-aceitação.

Baseado no bestseller do New York Times, “Wonder – Encantador” conta a inspiradora e emocionante história de August Pullman, um menino que nasceu com uma deformidade facial e, por esse motivo, sempre foi muito protegido e isolado da escola e das crianças da sua idade.

Até ao dia em que Auggie se torna o mais improvável dos heróis ao entrar pela primeira vez, no 5º ano de escolaridade, numa escola pública… sentindo-se apavorado!

Assim como a sua família, os seus novos colegas de turma e toda a comunidade enfrentam a capacidade do poder da compaixão, da aceitação e da não-discriminação.

Nesta extraordinária jornada, Auggie vai tentar conseguir com que todos se unam pela mesma causa e provar que todas as crianças são únicas, especiais e nasceram com um dom encantador de se destacar, de amar e ser amados.

A sua força interior e a capacidade de mostrar a sua verdadeira essência vão fazer com que todos entendam que ele é apenas mais uma criança comum, e que a beleza não está na aparência.

Uma história enternecedora para toda a família que vai abrir os nossos olhos e corações e fazer de nós pessoas mais encantadoras!

O Segredo de Terabítia

o segredo de terabitia

Uma história de fantasia e aventura sobre a amizade e o poder da imaginação. Jess é um miúdo inadaptado, tanto na escola – sofre ataques e provocações constantes – como no seio da sua própria família, que passa por muitas dificuldades financeiras.

Jess treinou o Verão inteiro para ser o mais rápido da escola, e assim poder “afirmar-se”, mas vê o seu sonho destruído pela nova colega, Leslie, que entrou numa corrida supostamente “só para rapazes” e ganhou.

Apesar do irritante primeiro contacto, os dois jovens rapidamente se apercebem do muito que têm em comum e tornam-se os melhores amigos. Leslie adora contar histórias de magia e abre um novo mundo de imaginação a Jess. Juntos criarão o reino secreto de Terabitia, um lugar mágico em que só os dois podem entrar.

Inspirador, “O Segredo de Terabítia” mostra-nos que, às vezes, fugir daquilo e de quem nos magoa é mais fácil com um bocadinho de imaginação… e o apoio certo.

Produzido pela Disney, o filme é uma adaptação do livro com o mesmo nome de Katherine Paterson. O roteirista David Paterson é filho de Katherine e a história original é baseada em partes da sua infância.

Sete Minutos Depois da Meia Noite

sete minutos depois da meia noite

Para poder escapar aos problemas do dia-a-dia, Conor, de 12 anos, encontrou refúgio num mundo de fantasia. Nada na sua vida é simples: na escola, é maltratado pelos colegas; em casa, sofre com a doença da mãe e com a relação fria e distante que tem com a avó.

Apesar da dureza da realidade, à noite – exactamente sete minutos depois da meia-noite – o rapaz recebe a visita do bondoso “monstro-em-forma-de-árvore”. Entre os dois existe um trato: o monstro conta-lhe três histórias de encantar e, em troca, Conor fala-lhe sobre si.

Noite após noite, verbalizando o que vive, pensa e sente, uma amizade muito peculiar vai crescendo entre ambos. E será ao lado deste ser tão especial que o rapaz encontrará a força e coragem necessárias para derrubar os seus medos e superar a raiva sempre contida dentro de si…

“Sete Minutos Depois da Meia Noite” é um filme sobre a dor e a capacidade de superação e vai, sem dúvida, inspirar todas as abobrinhas a enfrentar os seus problemas de frente.

As Vantagens de ser Invisível

as vantagens de ser invisível

“As Vantagens de ser Invisível” conta-nos a história de Charlie, um rapaz de 15 anos que entra na escola secundária ao mesmo tempo que se recupera de uma depressão. O seu melhor amigo suicidou-se com um tiro na cabeça e, na nova escola, o jovem sente-se perdido, cheio de ataques de ansiedade e invisível aos olhos de todos os outros.

Até que com a inesperada ajuda de dois colegas mais velhos, Patrick e Sam, Charlie começa a sua jornada de socialização, crescimento e recuperação, entrando num  “mundo à parte”: o dos populares. Tudo pode mudar de repente!

Este é um filme aconselhado a jovens a partir dos 14 anos e a sua história é inteligente, delicada, divertida e, muitas vezes, dura. Uma das frases mais inspiradoras do filme diz-nos que “aceitamos apenas o amor que achamos que merecemos” e passa uma mensagem muito forte sobre auto-aceitação e amor próprio.

Daisy Chain

O australiano Galvin Scott Davis percebeu que o seu filho Benjamin estava a sofrer bullying na escola e, para reconfortá-lo, decidiu procurar, nos muitos livros infantis que tinha pela casa, uma história de embalar apropriada para aquele momento mais infeliz da vida da criança. Como não encontrou, decidiu inventar uma.

“Daisy Chain” é um conto sobre Bree Buttercup, uma menina perseguida por outras crianças, que lhe tiram uma fotografia e a expõem em todas as árvores do parque. É o próprio Benjamin quem ajuda Bree a combater este ataque, usando uma corrente de margaridas – a sua flor favorita.

No espaço de três anos, esta história tão bonita tornou-se um dos livros interativos com o maior número de downloads na Austrália e foi transformada numa curta metragem com a narração de Kate Winslet, a eterna Rose de “Titanic”.

O filme, utilizado por grupos anti-bullying em escolas na Austrália, Estados Unidos e Reino Unido, é muito útil para sensibilização. E é sem dúvida lindo!

Também vos pode interessar:

Livros sobre bullying para crianças

Conheces Alguém Assim?

Na história Conheces alguém assim?, João e Pedro debatem-se com vários problemas para resolver. Porque será que o João bate em Pedro? E porque será que o Pedro não pede ajuda? Ou será que ambos estão a precisar de alguém que os ajude a pensar melhor sobre o assunto?

Os leitores, chamados a refletir sobre o papel do diálogo e da amizade, envolvem-se na história. Numa escrita de sonoridade ritmada, apar com uma ilustração que transcende e dá força ao texto. Afinal, estes sãos os ingredientes-chave para resolver situações de violência entre crianças.

Dá a volta à violência (incluído no DVD) pretende, de forma lúdica, levar os pequenos leitores a compreender e a adotar comportamentos que permitam prevenir e ultrapassar situações de violência, contribuindo assim para uma sociedade mais livre e responsável.

O Esconderijo

o esconderijo bullying obesidade

Com o objetivo de alertar e sensibilizar os pais, a comunidade escolar e a população em geral para uma realidade que está bem presente em Portugal, a Associação de Doentes Obesos e Ex-obesos de Portugal (ADEXO) e a APCOI lançaram recentemente o livro “O Esconderijo”. A obra aborda a relação entre o bullying escolar e a obesidade infantil.

O livro conta-nos a história de um rapaz e de uma rapariga, ambos vítimas de bullying por parte dos seus colegas, e a forma como conseguem superá-lo com o apoio de uma professora. Podem adquirir “O Esconderijo” na loja social online da ADEXO.

O André Semeão NÃO tem um cavalo

O André Semeão NÃO tem um cavalo

Este é um bestseller sobre bondade, imaginação, empatia, compaixão, aceitação da diferença e sobretudo sobre sermos capazes de colocar-nos no lugar do outro. “O André Semeão não tem um cavalo” foi premiado na Feira do Livro Infantil de Bolonha e aclamado pela crítica especializada.

Girafritz Aprende uma Lição

Girafritz Aprende uma Lição

Girafritz Aprende uma Lição” aborda o tema do bullying de uma forma muito divertida e, ao mesmo tempo, com uma grande sensibilidade e proximidade àquilo que é o dia a dia das crianças no contexto familiar e escolar.

São muitas as gargalhadas que a história de Girafritz provoca aos mais pequenos, não deixando de passar uma mensagem importante, que, apesar de lúdica, é muito atual e educativa.

No final, fornecem-se pistas para reflexão e diálogo, dirigidas aos pais e outros educadores. Destina-se a crianças entre os 3 e os 5 anos.

Eu, Pedro Palito

eu pedro palito

O primeiro volume da coleção “Grandes Amigos”, “Eu, Pedro Palito” conta a história de Pedro Brito (também conhecido por Palito).

Pedro é um rapaz de 11 anos que frequenta o 6. º ano numa escola atormentada pelas agressões constantes de um grupo temível a que ele apelida de “Os Simonetos”.

Magro e franzino, mas muito corajoso, não se deixa intimidar facilmente e vai usando a sua inteligência para enfrentar as situações mais complicadas e resolver os problemas que vão surgindo.

Felizmente, conta com a solidariedade dos seus melhores amigos, a Jô, o Jorge e a Ema, com eles descobre novas formas de olhar a vida e partilha muitos dos seus fracassos, mas também as vitórias.

Afinal, o respeito pelas diferenças e amizade vencem mesmo o bullying!

Para crianças entre os 6 e os 10 anos.

Bully

bully

Bully” é um livro para crianças, mas também para os pais e profissionais.

O livro destaca-se por ter uma componente prática muito útil e pela sua faceta de auto-ajuda. Desta forma, orienta as crianças a lidar com o problema através delas mesmas.

É ótimo para uma primeira abordagem ao problema e adequado a crianças entre os 6 e os 12 anos. Não se esqueçam que a informação é poder! Quanto mais novas as abobrinhas perceberem o que é o bullying, com mais hipóteses ficam de se protegerem a si mesmos e aos outros deste flagelo.

A Vampira Clotilde

A Editora Sinna, no Brasil, lançou o livro infantil “A vampira Clotilde“. Contudo, a viver em Portugal há sete anos, a autora, Lívia Bueno, fez a história da vampirinha chegar também ao país.

Ao longo das páginas, as crianças entrarão em contacto com o universo dos vampiros, música, livros e valores, tais como a amizade, a verdade, a lealdade e a busca pela justiça. A vampira Clotilde é uma raparida de oito anos que não tem medo de lutar para defender os seus valores e ajudar aos seus amigos. Mesmo que acabe por envolver-se em algumas confusões! As ilustrações são da autoria de Mariana Barbas, que captou com maestria, a essência da história.

A Princesa Azul e a Felicidade Escondida

A Princesa Azul e a Felicidade Escondida” é uma fábula magnífica sobre o poder do coração, da amizade e do amor que mostra que “aquilo que procuras está dentro de ti”. Ao comprar este livro, 50% dos direitos de autor revertem para ajudar as crianças com trissomia 21, através do grupo Pais 21. Não só vão estar a ensinar as abobrinhas a respeitar a diferença, como vão igualmente contribuir para esta causa!

Iniciativas e Associações de bullying

Observatório Nacional do Bullying

Obervatório Nacional do Bullying

O Observatório Nacional do Bullying é uma iniciativa da Associação Plano i. Tem como objetivo recolher informação sobre a ocorrência de situações de bullying em Portugal, em diversos contextos (presencialmente – no interior dos estabelecimentos de ensino e nas suas imediações -, e ainda via online).

O Observatório materializa-se num questionário online. As vítimas de bullying, testemunhas de bullying ou que tomaram conhecimento do mesmo devem preenchê-lo. Todos os anos são lançados dados utilizados para o mapeamento e caracterização deste fenómeno. Bem como para o reforço da prevenção e do combate ao bullying.

 BULLYING.PT 

O projeto BULLYING.PT foi criado em Outubro de 2022 por Luís Fernandes, psicólogo, investigador e ativista antibullying e pretende trazer uma nova abordagem no que respeita à prevenção, combate e intervenção nas áreas do bullying e cyberbullying em idade escolar em Portugal.

Um dos principais objetivos deste novo projeto é a concretização de um diagnóstico nacional, regional e concelhio dos indíces de bullying e cyberbullying no nosso país, uma vez que se trata de uma questão central que há muito deveria estar concretizada e que permitirá que se tenha uma visão muito mais realista da dimensão desta problemática em Portugal permitindo uma intervenção mais sistémica.

Deixa o Bullying Só

Especialmente direccionado aos alunos do 3.º ciclo de escolaridade, o projeto “Deixa o Bullying Só!” lançou um livro que inclui quatro histórias, retratadas em Banda Desenhada.

Nele explora-se a realidade do bullying no contexto escolar, através de quatro perspectivas: a da vítima, a do agressor, a das testemunhas e a virtual. Afinal, só conhecendo todos lados é que podemos compreender este fenómeno!

O projeto inclui quatro hinos contra o bullying, desenvolvidos por João Só e inspirados nas histórias de BD que integram este livro.

O Centro de Apoio “Deixa o Bullying só!” é um serviço complementar ao projeto. Executado em parceria com a Universidade do Minho, que pretende ser, sobretudo, um contacto de ajuda para todos os intervenientes num comportamento agressor.

O Centro de Apoio recebe vítimas de bullying, agressores e testemunhas, mas garante o anonimato e confidencialidade dos dados pessoais de todos.

O projeto “Deixa o Bullying Só!” visita também escolas.

Só há Plano A – Antiviolência

Só há plano A – antiviolência” é um projeto de alerta e de prevenção do bullying e da violência nas relações no contexto escolar, em parceria com o músico Nuno Ribeiro.

O projeto é direcionado para os alunos e as alunas do 3.º ciclo de escolaridade e Ensino Secundário e pode ser apresentado nas mais diversas organizações educativas, que trabalhem com este público, em diferentes modelos de apresentação.

O livro explora, através de três histórias, a realidade do bullying e da violência das relações no contexto escolar, em três diferentes contextos: uma história de violência no namoro, pela perspetiva da vítima; uma história de bullying escolar, narrado por uma testemunha, que explora a perspetiva do/a agressor/a, da vítima e das testemunhas; e uma história com um caso de cyberbullying.

Mais info no site e pelo email.

Escola Sem Bullying, Escola Sem Violência

bullying, o ciberbullying e outras formas de violência são fenómenos que se registam com uma frequência preocupante nas vidas das crianças e jovens. E podem, sem dúvida, ser devastadores para as vítimas. Cabe então à Escola assumir-se como um espaço privilegiado na prevenção e combate a todas as formas de violência.

O Plano “Escola Sem Bullying. Escola Sem Violência” surge como um auxiliar de apoio, com vista à utilização de diferentes abordagens de prevenção e intervenção face a este fenómeno. De modo a incentivar, reconhecer e divulgar práticas de referência.

O Plano deve ser implementado com um diagnóstico de necessidades. Ou seja, contribuir para a identificação de sinais de alerta e incluir um plano de ação em torno de estratégias e de atividades que sensibilizem para a diversidade de comportamentos agressivos.

No Bully Portugal

A No Bully é uma Associação sem fins lucrativos, fundada em 2016. Foi criada com a intenção de prevenir, parar e resolver o (cyber)bullying em Portugal, através da empatia e bondade.

No projeto estão incluídas formações a pessoas adultas, bem como sessões de sensibilização para crianças e jovens. Além disso, a associação apoia pessoas a passar por bullying.

Trabalham com escolas, famílias, associações de pais/mães, empresas, municípios e outras entidades que acreditam numa sociedade sem bullying!


Ferramentas tecnológicas contra bullying

Instagram

O Instagram implementou duas novas ferramentas para combater o assédio e o bullying na plataforma. O objetivo é transformar a plataforma num espaço seguro e inspirador. Um espaço em que os jovens se podem expressar sem medo, já que as redes sociais são palco para situações preocupantes.

O Rethink é um moderador de comentários que usa inteligência artificial para questionar os utilizadores sobre as suas próprias publicações ou comentários. Se escreverem uma frase como “és tão estúpido” , ela já não é publicada de forma automática. Antes disso, o Rethink vai perguntar: “Tens a certeza de que queres publicar isto?”. Ou seja, evita-se a propagação de insultos gratuitos e de comentários maldosos.

Já o Restrict permite tornar contas hostilizadoras invisíveis ao resto da comunidade, sem que os utilizadores “restringidos” o percebam. Os seus comentários agressivos vão continuar a aparecer-lhe como publicados, mas não estarão públicos para os restantes seguidores, perdendo-se assim o impacto das suas palavras.

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3 comentários em “Jogos, livros, filmes e outras ferramentas para ajudar a combater o bullying

  1. Lívia Bueno Março 3, 2022

    Muito importante este conteúdo!!!
    E obrigada por citar a vampira Clotilde!!
    😀

    1. Dani Gonçalves - Equipa Pumpkin Março 4, 2022

      Olá, Lívia!

      Obrigada pelas palavras.
      Muito amor para a nossa vampira favorita 🙂

      Beijinhos abobrinhas

  2. Luís Fernandes Junho 23, 2023

    Boa tarde,
    Chamo-me Luís Fernandes e sou fundador do Projeto Bullying.pt e convido-a a conhecer este projeto no nosso site, http://www.bullying.pt.

    Sou também co-autor dos livros (todos editados pela Plátano Editora):
    – Plano Bullying – Como apagar o bullying da escola
    – Diz Não ao Bullying – Não deixes que te façam mal!
    – Cyberbullying – Um Guia para Pais e Educadores

    Obrigado,
    Luís Fernandes

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