Escolas > Notícias para escolas > Passatempos e iniciativas

Deixa o Bullying Só: alerta e prevenção do bullying nas escolas

deixa o bullying só

O “Deixa o Bullying Só!” é um projeto de alerta e de prevenção do bullying em contexto escolar, da autoria do músico João Só, desenvolvido em parceria com a Betweien.

Especialmente direccionado aos alunos do 3.º ciclo de escolaridade, o projeto “Deixa o Bullying Só!” lançou um livro que inclui quatro histórias, retratadas em Banda Desenhada, que exploram a realidade do Bullying no contexto escolar, sob quatro diferentes perspectivas:

  • a do agressor;
  • a da vítima;
  • a das testemunhas, que optam por adoptar uma posição de neutralidade;
  • e a virtual, com um caso de cyberbullying.

“Deixa o Bullying Só”: o livro

deixa o bullying só

As histórias narram eventos passados, eventos que já não podem ser alterados e cujas marcas perduram nos seus intervenientes, por vezes, toda uma vida.

Há marcas que decorrem de momentos de felicidade, momentos que queremos que se tornem imortais. Outras são o símbolo de acontecimentos tristes e perversos que carregamos na memória.

Os comportamentos agressores em contexto escolar acontecem desde sempre e deixam as suas marcas. Não apenas nos agressores e vítimas, mas também em toda a comunidade escolar, ora alheia ao que sucede, ora impotente na procura de soluções.

Tu, que agora lês a contracapa deste livro, provavelmente já vivenciaste ou foste testemunha de um ato de bullying. “Deixa o Bullying Só” legitima e reforça o teu papel na prevenção e na denúncia dos casos de bullying que acontecem nos diferentes contextos da tua vida, especialmente na tua escola.

No livro, os alunos encontrarão, também, as ilustrações das histórias de BD desprovidas de texto, desafiando-os a dar-lhes uma nova história, alterando o comportamento dos seus intervenientes, no sentido de prevenir os comportamentos agressivos.

O objectivo do projeto passa, também, por transmitir a mensagem de que todos os elementos da comunidade escolar, nomeadamente os alunos e as alunas, são responsáveis e têm um papel a desempenhar na prevenção e na denúncia de casos de bullying que ocorrem na sua escola.

Também vos pode interessar:

– Saiba tudo sobre Bullying: Juntos podemos vencê-lo!

– Como prevenir bullying: 5 dicas para proteger as crianças

– Sinais de bullying: estar atento é importante!

– Bullying na escola: a forma mais comum

Cyberbullying: o que é?

“Deixa o Bullying Só”: as músicas

O projeto inclui quatro hinos contra o bullying, desenvolvidos por João Só e inspirados nas histórias de BD que integram o livro, onde se poderá, também, encontrar as letras das canções.

A Associação Anti-Bullying Crianças e Jovens

O Centro de Apoio “Deixa o Bullying só!” é um serviço complementar ao projeto, executado em parceria com a Universidade do Minho, que visa ser, essencialmente, um contacto de ajuda para todos os intervenientes num comportamento agressor.

O Centro de Apoio recebe vítimas de bullying, agressores e testemunhas, garantindo o anonimato e confidencialidade dos dados pessoais de todos.

Encontrarão na equipa do Centro de Apoio, colaboradores experientes, competentes e empáticos, que ajudarão as crianças a ultrapassar todos os obstáculos relacionados com o bullying.

Entrem em contacto com o Centro de Apoio “Deixa o Bullying Só” através do e-mail [email protected].

“Deixa o Bullying Só”: visitas na escola

Gostavam de receber a apresentação deste projeto na vossa escola ou município? Basta preencher o formulário de contacto na página “Deixa o Bullying Só!” e esperarem o contacto da Betweien.

Mais informações sobre o projeto:

Podem visitar o facebook do “Deixa o Bullying Só!” e espreitar o vídeo promocional:

 
 

Também vos pode interessar:

– Vítima de bullying: como podemos ajudar?

– Como lidar com bullying?

– Qual os efeitos do bullying nas crianças?

– Descubram as ferramentas para ajudar a combater o bullying: livros, jogos e muito mais!

– “Desculpa“, um filme sobre bullying

Outros projetos sobre bullying para escolas:

– Associação Princesa Azul: combater o bullying através do amor

Escolas de Empatia: um projeto contra o bullying

Se encontrar alguma incorreção contacte-nos por favor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *