É preciso gastar menos água: 5 dicas importantes - Pumpkin.pt

É preciso gastar menos água: 5 dicas importantes

gastar menos água

Sabiam que gastamos muito mais água do que aquela que sai pela torneira? Venham aprender a poupar água através das escolhas e comportamentos!

Já todos sabemos que devemos fechar a torneira quando lavamos os dentes ou ensaboamos o cabelo para gastar menos água. Mas sabiam que podemos poupar água ao evitar comprar umas calças, ao comer menos enlatados ou ao não usar produtos descartáveis?

Porque gastar menos água é urgente e, porque é a melhor forma de garantirmos um futuro com água potável, deixamos algumas dicas sobre como podemos poupar água das mais variadas formas, desde a alimentação ao vestuário e até aos produtos de higiene.

São imensas coisas, mas acreditamos que, pouco a pouco, as famílias vão começar a incorporar estes comportamentos nas suas rotinas, contribuindo para a preservação deste recurso tão importante.

5 dicas para gastar menos água

Evitar o uso de descartáveis

gastar menos água evitar descartáveis

O problema dos produtos descartáveis é que os recursos que são utilizados para os produzir (nomeadamente a água) acabam por ser desperdiçados quando os mesmos são usados uma vez e deitados fora. Comprar produtos reutilizáveis, de qualidade e que duram vários anos é garantir que aqueles recursos vão ser aproveitados ao máximo.

Deixamos algumas dicas de alterações que estamos a introduzir nos nossos hábitos:

  • Usar panos em vez de guardanapos e toalhas em vez de papel de cozinha. Algumas famílias estão até a substituir o papel higiénico por toalhitas de pano laváveis ou até por um mini chuveiro que garante a limpeza, a poupança de recursos e a preservação do ambiente. É verdade: usamos menos água ao lavarmo-nos no bidé do que ao limparmo-nos com um pedaço de papel!
  • Escolher sempre loiça em vez de pratos de plástico ou papel e levar o nosso próprio recipiente quando vamos buscar take away, seja uma refeição ou um café.
  • Substituir os produtos de higiene menstrual descartáveis por opções reutilizáveis. Os pensos de pano laváveis, as cuecas menstruais, os copos e os discos menstruais são opções saudáveis e resistentes, usadas por cada vez mais mulheres e meninas!
  • Do mesmo modo que os produtos em plástico e papel são descartáveis, muitas embalagens também o são. Comprar a granel e evitar produtos embalados ou envoltos em plástico é também uma forma de ajudar o planeta e gastar menos água!
  • Voltar ao antigamente: fraldas laváveis, sacos de pano, lenços de bolso… há imensas coisas úteis e amigas do ambiente que provavelmente até temos em alguma gaveta.

Alterar os hábitos alimentares

gastar menos água alimentação

Dos vegetais aos chocolates e da carne ao café, é preciso muita água para fazer crescer, produzir e transportar os alimentos que consumimos até nós.

Estas são algumas alterações alimentares que contribuem para que a vossa pegada de gasto de água seja menor:

  • Comer mais vegetais. Fazem bem à saúde e ao planeta. Espreitem as nossas receitas vegetarianas!
  • Reduzir o consumo de carnes, principalmente as vermelhas. Quando possível, optem por carne biológica.
  • Comprar menos alimentos processados, que precisam de mais água para ser produzidos. É o caso dos enlatados e dos snacks, por exemplo.
  • Evitar ao máximo o desperdício de comida. Há restos de ontem? Vamos reaproveitá-los numa quiche ou omelete!

Comprar menos

gastar menos água comprar menos

Hã? Gastamos água a comprar umas calças ou uma televisão nova? É verdade: produzir umas calças requer cerca de 10 mil litros de água, enquanto que uma televisão pode rondar os 1500 litros. Por isso, é importante pensar algumas vezes antes de fazermos compras.

Para escolhas mais amigas do planeta, sigam sempre esta linha de pensamento antes de comprar coisas novas:

  1. Preciso mesmo disto ou posso improvisar com algo que já tenho?
  2. Posso pedir emprestado a alguém que conheço ou nas redes sociais?
  3. Posso alugar no Rnters? (É um site onde se pode alugar tudo. Espreitem!)
  4. Posso comprar em segunda mão? (o OLX e o Marketplace são boas opções)
  5. Posso comprar novo mas local ou a pequenos empreendedores?

Automatizar sempre que possível

A tecnologia serve para nos ajudar nas mais variadas tarefas, e até na poupança da água! Ao automatizar alguns processos essenciais do dia a dia, podemos poupar centenas de litros de água. É que as máquinas têm a fantástica capacidade de usar apenas a água necessária para cada coisa, da forma mais eficiente possível.

Experimentem, se puderem, optar por estas automatizações:

  • Lavar a loiça na máquina. Enquanto uma torneira aberta por 15 minutos gasta uma média de 117 litros de água, a máquina de lavar loiça consome, em média, até 40 litros de água numa lavagem. É uma diferença enorme!
  • Se precisarem de lavar a loiça à mão, optem por usar um alguidar com água para molhar e ensaboar em vez de deixar a água a correr – vão gastar menos água e a loiça fica impecável na mesma.
  • Instalar redutores de caudal nas torneiras. Ao colocar estes dispositivos na torneira do lavatório e do chuveiro, por exemplo, vamos fazer com que a torneira deite menos água por segundo e poupar água quase sem dar por isso!
  • Escolher regas automáticas para o jardim. Uma vez mais, as regas automáticas são programadas para libertar apenas a quantidade de água de que as plantas precisam.

Reaproveitar água

água reaproveitar

Uma das mais incríveis características da água é que é um recurso que pode ser reutilizado (em alguns casos, só desde que não haja introdução de produtos químicos, como detergentes).

Para reutilizar e gastar menos água, comecem por arranjar recipientes onde guardar a água que sai da torneira antes de estar quente para o banho ou a água com que lavam os vegetais, por exemplo.

Como é água limpa, pode ser usada para inúmeras coisas: para beber, para cozinhar, para lavar roupa à mão, para regar as plantas, para pintar com aguarelas… Usem mais imaginação (e menos água)! 😉

Calculem a vossa pegada de água

Tal como é possível calcular a nossa pegada ecológica online, através de um questionário que mede o impacto ambiental dos nossos hábitos, também é possível medir o impacto que as nossas escolhas têm em termos de consumo de água.

No site Water Calculator vão encontrar um questionário para descobrir a vossa pegada de água, dicas para gastar menos água, dados estatísticos sobre o consumo deste recurso e até materiais educativos para crianças, professores e alunos.

Também vos pode interessar:

Este artigo foi útil para si?

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

<