Vivemos numa época em os problemas económicos, sociais e ambientais se multiplicam.
Os meios de comunicação divulgam cada vez mais notícias sobre problemas e catástrofes ambientais, perda de biodiversidade, conflitos de base social e crises económicas.
A maior mudança que se exige e na qual podemos começar a trabalhar hoje mesmo é aquela que se refere à educação das novas gerações. Criar crianças informadas e conscientes do que se passa no mundo e do impacto das suas acções no mesmo.
A educação para o desenvolvimento torna-se assim uma necessidade e uma exigência para as novas gerações e, muitas vezes, faltam os recursos suficientes para abordar um conceito tão complexo e abrangente.
De forma a colmatar essa necessidade, em janeiro de 2019 nasceu a Arca de Noa.
A Arca de Noa é um boletim trimestral de educação para a sustentabilidade, dirigida a crianças entre os 6 e 12 anos, bem como a pais e educadores que pretendam explorar as temáticas do desenvolvimento sustentável. Tem textos educativos e atividades para estimular e criar consciência nas crianças.
Tem como objetivos:
- Educar para o desenvolvimento sustentável;
- Difundir os objetivos para o desenvolvimento sustentável;
- Promover modos de vida mais sustentáveis, solidários e responsáveis;
- Formar para as atitudes e valores.
A terceira edição sairá em meados de julho e tem como tema “Erradicar a fome”. A primeira foi “um presente para todos” e a segunda um empurrão para “erradicar a pobreza“.
Este artigo foi útil para si?