Earth Speakr: as crianças são a Voz do Planeta - Pumpkin.pt

Earth Speakr: as crianças são a Voz do Planeta

Earth Speaker

O Earth Speakr é uma nova plataforma artística interativa que convida as crianças a falar pelo planeta e os adultos a ouvir o que têm a dizer.

O Earth Speakr foi iniciado pelo artista Olafur Eliasson em junho de 2020 e é, no fundo, uma obra de arte. que tomou forma nos próximos seis meses com a contribuição e as ideias das crianças.

O Earth Speakr convidou as abobrinhas de todo o continente europeu a criar, conjuntamente, uma plataforma artística que abordasse os vários temas essenciais ao futuro do nosso planeta.

Sem comprometer a sua identidade, Olafur criou, através da inteligência artificial, um mecanismo que permite dar vida a objetos, com as expressões e vozes dos utilizadores, que gravam mensagens para serem ouvidas por adultos, sobretudo, por decisores.

As crianças falam pelo planeta

Earth Speakrs Crianças

Passados quase seis meses, a plataforma tem já mais de 250 mil utilizadores, de 70 países, que partilham ideias, oferecem soluções e deixam algumas frustrações que sentem, como por exemplo:

Por cada criança nascida, devia ser plantada uma árvore. – sugere uma ‘folha’ de Leiria, Portugal

Olá, minha mensagem é que todas as casas devem ter painéis solares. Desta forma, usaríamos apenas energia renovável, diz um ‘candeeiro de teto’ em Paço de Arcos, Portugal

Olá, preciso dizer uma coisa. Proteja o meio ambiente, caso contrário não haverá futuro. Não existe Planeta B e não existe Plano B se não fizermos alguma coisa. Obrigado pela ajuda. – afirmação de um ‘pavimento’ em Kapfenberg, Áustria

Eu gostaria que as pessoas comessem menos animais. – diz uma ‘parede’ em Tallin, Estônia

Em Portugal, as mensagens chegam de 18 cidades, do Porto a Altura, passando pela Guarda e por Oeiras. As crianças criaram mensagens no Earth Speakr que expõem as suas preocupações, partilham ideias de forma criativa ou de apoio a dias ambientais internacionais, como o World Clean Up Day e a Greve Climática Global.

O Earth Speakr é disponibilizado nas 24 línguas oficiais da União Europeia. Além disso, o projeto tem parcerias com uma crescente rede de museus, bibliotecas e instituições de ensino, como o Goethe-Institut, para partilhar a plataforma artística online e pessoalmente quando e onde for possível em momentos de distanciamento social.

Para os adultos ouvirem o futuro

Earth Speakr Loud Speakrs

As crianças representam o presente e o futuro, mas as suas vozes precisam de ser ouvidas pelos líderes atuais para garantir que o ambiente que vão herdar não seja danificado irremediavelmente como resultado da poluição, destruição do habitat, extinção em massa e mudanças climáticas.

O Earth Speakr amplifica as mensagens das crianças e convida os adultos e os decisores responsáveis por mudanças e líderes globais a ouvi-las.

Para saber mais e participar na criação da plataforma artística, faça o download do aplicativo Earth Speakr do Google Play ou da App Store, visite o Earth Speakr e participe da discussão @earthspeakr nas redes sociais.

Está pronto para ouvir o futuro?

Mais artigos para explicar o ambiente às crianças:

Este artigo foi útil para si?

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (No Ratings Yet)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *