Sabia que o Elefante-africano é o maior animal terrestre? Os animais desta espécie destacam-se pelo seu tamanho e podem chegar às 7,5 toneladas de peso.
O Elefante distingue-se pelos dentes incisivos superiores visíveis, que crescem ao longo de toda a vida do animal, pela tromba que inclui o nariz e o lábio superior, pelas orelhas muito grandes que participam na regulação da temperatura e pela pele espessa quase sem pelos.
Esta espécie vive em clãs e a liderança fica a cargo da fêmea mais velha (a matriarca). Os animais adultos podem ingerir entre 150-300 kg de matéria vegetal por dia e comunicam entre si através de sons que podem ser de baixa frequência, não audíveis pelo Homem.
O acasalamento pode ocorrer em qualquer altura do ano, sendo que a gestação de 22 meses pode terminar num parto assistido por outra fêmea do grupo. As crias são protegidas por todas as fêmeas do grupo e são amamentadas até aos 2 anos.
Segundo a União Internacional para a Conservação da Natureza, esta espécie encontra-se Vulnerável, tendo como principais ameaças a caça para a obtenção das presas e da carne e perda e fragmentação do habitat causadas pela expansão humana.
Venha ao Jardim Zoológico, conheça a família de Elefantes-africanos e contribua para a preservação e conservação desta espécie adorada por miúdos e graúdos.
Saiba tudo em www.zoo.pt ou consulte o vídeo sobre a espécie.
Este artigo foi útil para si?