Há associações que trabalham durante o ano para que o espírito natalício chegue a todos, 365 dias por ano.
Indicamos apenas algumas IPSS – instituições particulares de solidariedade social – cujo trabalho valorizamos, mas certamente no vosso bairro ou na escola dos miúdos existem pessoas a trabalhar para ajudar quem precisa, e que ficarão gratas pelo vosso contributo e tempo.
Se tiverem algum tempo livre e quiserem ser voluntários, visitem a bolsa de voluntariado, onde podem pesquisar as necessidades de várias instituições e candidatar-se para o que tiverem maior vocação.
Se preferirem contribuir de outra forma, conheçam algumas das associações e instituições que trabalham para melhorar a vida das nossas crianças.
Vale a pena ajudar estas Instituições Particulares de Solidariedade Social:
AIDGLOBAL
Motivada por uma Educação de Qualidade, a Organização volta a realizar a iniciativa que promove a criação e o equipamento de Bibliotecas Escolares no Chibuto, em Moçambique, onde o acesso ao livro é de apenas 10%.
Neste distrito existem, atualmente, 119 escolas, em 27 das quais a AIDGLOBAL já criou uma biblioteca, sendo que há ainda muito trabalho a ser feito. Se considera o livro um valor fundamental para o mundo e, em particular, para as crianças, junte-se a nós.
Para ser um Embaixador da Leitura e apadrinhar uma Biblioteca basta efetuar um donativo na conta NIB 00330000453780720305 – BCP ou dirigir-se a qualquer Caixa Multibanco do país e realizar uma transferência bancária, selecionando o serviço “Ser Solidário”.
Ajuda de Berço

A Ajuda de Berço acolhe crianças dos 0 aos 3 anos, necessitadas de protecção urgente, face a situações que as coloquem em risco, tais como maus tratos, abusos sexuais, pais alcoólicos ou toxicodependentes, prostituição, falta de lar ou abandono.
Saibam mais na Ajuda de Berço.
Acreditar

Acreditar é a associação de pais e amigos de crianças com cancro. Pretende ajudar as crianças e as respectivas famílias a superar melhor os diversos problemas que se colocam a partir do momento em que é diagnosticado o cancro, contribuindo para fomentar a esperança.
Saibam mais sobre o trabalho desenvolvido pela Associação Acreditar.
Aldeias de Crianças SOS

As Aldeias de Crianças SOS são uma organização internacional, privada, de ajuda às crianças, sem fins lucrativos, independente de qualquer orientação política, fundada em 1949 em Imst (Áustria), presente em 133 países.
O trabalho desta organização centra-se no desenvolvimento da criança até que se torne auto-suficiente e integrada na sociedade.
As crianças, que não podem ser cuidadas pelas suas famílias biológicas são apoiadas pelos prestadores de cuidados de base familiar, famílias de acolhimento ou integradas em famílias SOS nas Aldeias de Crianças SOS.
As famílias SOS prestam cuidados individualizados para promover o desenvolvimento, a educação e a saúde de cada criança, de forma a sentirem-se protegidas, amadas e respeitadas. Apoiam famílias desfavorecidas em risco de separação, reforçando a sua capacidade de proteger e cuidar dos seus filhos.
As Aldeias de Crianças SOS são membro da UNESCO e conselheiro do Conselho Económico e Social das Nações Unidas. Saibam mais no site da Aldeias SOS.
AMI – Fundação de Assistência Médica Internacional

A AMI – Fundação de Assistência Médica Internacional é uma organização humanitária destinada a intervir rapidamente em situações de crise e emergência, tendo o Homem como centro de todas as suas preocupações.
Saiba mais sobre a AMI – Fundação de Assistência Médica Internacional.
Banco Alimentar contra a Fome

O Banco Alimentar contra a Fome é uma Instituição de Solidariedade Social que luta contra o desperdício de produtos alimentares, encaminhando-os para distribuição gratuita às pessoas carenciadas.
Saibam mais sobre o Banco Alimentar contra a fome.
Cruz Vermelha

A Cruz Vermelha é uma instituição humanitária que desenvolve a sua actividade no respeito pelo Direito Internacional Humanitário, cuja missão passa por prestar assistência humanitária e social – em especial aos mais vulneráveis – prevenindo e reparando o sofrimento, e contribuindo para a defesa da vida, da saúde e da dignidade humana.
Conheçam mais sobre esta instituição.
Fundação do Gil

A Fundação do Gil pretende contribuir para o bem estar, a valorização pessoal e a plena integração social das crianças e dos jovens que se encontrem internados, por períodos prolongados, em unidades hospitalares, prisionais ou outras.
Saibam mais no site da Fundação do Gil.
Liga Portuguesa contra o Cancro

A Liga Portuguesa contra o Cancro promove a prevenção primária e secundária do cancro, o apoio social e a humanização da assistência ao doente oncológico e a formação e investigação em oncologia.
Saibam mais sobre a Liga Portuguesa contra o cancro.
Make-a-Wish

A Fundação Realizar um Desejo é a filial portuguesa da Make-A-Wish® Internacional, que tem como fim conceder desejos a crianças e jovens – dos 3 aos 18 anos – que têm ou tiveram a sua vida em risco com doenças progressivas, degenerativas ou malignas, contribuindo assim para lhes levar um momento de alegria e esperança. Tornem-se guardiões de estrelas.
Saibam mais sobre a Make-a-Wish.
Nuvem Vitória

A Associação Nuvem Vitória nasceu em 2016 e tem como missão principal contribuir para melhorar o sono das crianças, nomeadamente em hospitais ou outras instituições que, temporariamente, as retirem dos seus ambientes familiares.
Em simultâneo, desenvolver e promover materiais, ferramentas e competências que propiciem um ambiente favorável e equilibrado para uma noite de sono recuperador junto das crianças em geral.
Pretende também estimular o envolvimento dos progenitores e restantes familiares e cuidadores na área da leitura e da narração oral, em diferentes contextos, procurando elevar o nível de literacia das populações bem como estreitar os laços familiares e com os cuidadores em geral.
Saibam mais sobre a Nuvem Vitória.
Operação Nariz Vermelho

O principal propósito da Operação Nariz Vermelho é assegurar de forma contínua um programa de intervenção dentro dos serviços pediátricos dos hospitais portugueses, através da visita de palhaços profissionais.
Esses artistas, têm formação especializada no meio hospitalar e trabalham em estreita colaboração com os profissionais de saúde, realizando actuações adaptadas a cada criança e a cada situação.
Conheçam melhor esta iniciativa dos Doutores Palhaços e saiba como pode ajudar, no site da Operação Nariz Vermelho.
Os Aprendizes da Nono

A APLAS – Associação Princesa Leonor Aceita e Sorri é uma Associação cuja missão é ajudar crianças e respetivas famílias que estejam a sofrer com o flagelo do cancro, bem como as suas Famílias.
É na página Os Aprendizes da Nono que esta Associação partilha todo o seu trabalho e aprendizagens. Lá, podem encontrar os dados para contribuir para esta causa.
Terra dos Sonhos

A Terra dos Sonhos é uma associação cujo fim principal é a realização dos sonhos de crianças e adolescentes diagnosticados com doenças crónicas e/ou em fase avançada.
UNICEF

A UNICEF é a única organização mundial que se dedica especificamente às criança e vive exclusivamente de donativos voluntários.
Em termos genéricos, trabalha com os governos nacionais e organizações locais em programas de desenvolvimento a longo prazo nos sectores da saúde, educação, nutrição, água e saneamento e também em situações de emergência para defender as crianças vítimas de guerras e outras catástrofes. Actualmente, trabalha em mais de 190 países e territórios.
São uma agência das Nações Unidas que tem como objectivo promover a defesa dos direitos das crianças, ajudar a dar resposta às suas necessidades básicas e contribuir para o seu pleno desenvolvimento.
Saibam como pode contribuir no site da Unicef.
Tudo para um Natal feliz em família:
- Está à procura da prenda de Natal ideal? É para o menino e para a menina, para a mãe e o avô!
- Receitas de Natal deliciosas para uma mesa cheia de amor.
- Contos de Natal para ler em família
- Bolo Rei: receita tradicional, fácil e deliciosa!
- Decoração de Natal: preparem a casa para a quadra mais mágica do ano!
- Postais de Natal: criem o vosso e enviem-no… por correio!
- Vivam o Natal em família: são muitas as atividades para fazer com os miúdos no mês de Dezembro
Olá, sei de uma paróquia nos arredores de Lisboa que conta com alguns (muitos) brinquedos e objectos de puericultura, cujo pároco tem todo o gosto em oferecer a alguma associação que necessite, agora por esta quadra. Caso interesse ou saibam de alguma, por favor contactem. Muito obrigada
F. V.
Olá, Fátima. Obrigada pelo interesse.
A Ajuda de Mãe, a Acreditar e as Aldeias de Crianças SOS costumam receber doações de brinquedos 🙂
Saudações abobrinhas e festas felizes 🧡
Gostaria de doar roupas e alguns acessórios a crianças mais carênciadas..
Nao tenho dinheiro para dar porque estou desempregada, mas posso dar roupa em muito bom estado, marsupial, espreguiçadeira, etc… A quem realmente precise.
Só preciso saber como fazê lo.
Obrigado
Olá, Magda.
Para doar roupa pode procurar os contentores da Cáritas ou informar-se junto da Dona Ajuda, por exemplo. Lojas como a Humana também recebem doações de roupa e acessórios e as vendas de roupa revertem para ajudar quem precisa.
Beijinhos abobrinhas 🙂
Boa Tarde. Devido ao encerramento da minha loja, tenho alguns brinquedos e jogos que quero doar a crianças carenciadas ou instituições de apoio. Podem indicar-me onde me posso dirigir? Obrigada
Olá, Regina.
A Ajuda de Mãe e a Cruz Vermelha Portuguesa costumam receber sempre doações de brinquedos.
Aconselhamos que entre em contacto direto com as instituições para saber como proceder 🙂
Esperamos que os seus brinquedos façam muitas abobrinhas felizes. Beijinhos!