Família > Comer > Receitas deliciosas

Radiatori com Pesto de Curgete e Atum

radiatori-pesto-curgete-atum

Todas as crianças adoram massa!

A boa notícia é que agora pode preparar refeições simples e ao mesmo tempo requintadas, utilizando ingredientes que temos sempre à mão e, claro, a pasta nas suas mais variadas formas, do penne ao macarrão, do esparguete ao tagliatelli. O segredo é que fique sempre al dente! Esta é a proposta do mais recente livro da chef Chiara Ferro, “Al Dente”, do qual partilhamos esta receita.

Ingredientes (para 4 pessoas):

– 400 g de radiatori ou de conchiglie

– 2 curgetes médias (preferencialmente de casca mais clara)

– 1 dente de alho pequeno

– 2 latas de atum em azeite (de boa qualidade)

– 70 g de parmesão ralado ou queijo curado ralado

– 30 g de pinhões, caju ou amêndoas sem pele

– 1 copo de azeite virgem (o extra poderia sobrepor-se ao sabor delicado da curgete)

– pés de tomilho, alecrim ou orégãos secos

Modo de preparação:

Numa panela, leve a ferver bastante água com sal, para cozer a pasta. Entretanto, numa trituradora ou liquidificador, coloque as curgetes cortadas em cubinhos, metade do queijo, os frutos secos que tiver em casa, o dente de alho, metade das ervas aromáticas escolhidas e o conteúdo das 2 latas de atum. Atenção que o atum tem mesmo de ser de boa qualidade, uma vez que o pesto é um molho que não vai ao lume.

Triture os ingredientes, adicionando gradualmente o azeite, até obter um preparado nem muito líquido nem muito espesso, deixando inteiros pedacinhos pequenos de curgete —não deve ficar um creme.

Quando a pasta estiver al dente, escorra-a e reserve meia concha de água da cozedura. Misture com o pesto fora do lume e finalize com as ervas frescas picadas e o resto do queijo.

Pode encontrar mais receitas de massa para todos os dias, para toda a família, no novo livro de Chiarra Ferro, “Al dente”. 

Se encontrar alguma incorreção contacte-nos por favor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *